Mecânica I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica Aplicada |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos específicos:
Identificar correctamente as forças que actuam sobre uma estrutura e as ligações desta ao exterior. Caracterização dos esforços gerados internamente por acção das cargas e caracterização de corpos e estruturas em termos da sua distribuição de massa.
Espera-se que no final do período lectivo, os alunos tenham adquirido competências que lhe permitam:
- Identificar todas as acções sobre uma dada estrutura e desenhar o respectivo diagrama de corpo livre;
-Aplicar o cálculo vectorial ao estudo da estática a 3D e dominem os conceitos de equilíbrio estático de sistemas de corpos;
-No que respeita à análise de estruturas os alunos deverão identificar correctamente as forças nas ligações e determiná-las, com e sem a presença de atrito seco;
-Os alunos deverão ainda aprender a caracterizar áreas e corpos a 3D determinando o seu centroide, centro de massa, momentos e produtos de inércia e obter a respectiva matriz de inércia.
Programa
ESTÁTICA: Teoria dos vectores deslizantes. Conceitos de força, momento, binário e resultante. Princípios gerais de equilíbrio estático em sistemas bi e tri-dimensionais. Definição de sistema e sua representação através do diagrama de corpo livre. Cálculo de reacções. Sistemas articulados, cálculo de esforços internos. Traçado de diagramas de esforços em vigas. Noções elementares sobre o atrito seco e cálculo das forças geradas.
GEOMETRIA das MASSAS: Determinação de centróides e centros de massa. Teoremas de Pappus. Momentos de inércia de linhas, áreas e sólidos. Produtos de inércia. Teoremas de Steiner: momentos e produtos de inércia em eixos paralelos. Rotação de eixos. Matriz de inércia. Momentos e direcções principais de inércia.
Bibliografia Obrigatória
Beer, Ferdinand P;
Mecânica vetorial para engenheiros
Beer, Ferdinand P;
Mecânica vetorial para engenheiros
Bibliografia Complementar
Meriam, James L.;
Estática. ISBN: 85-216-0275-8
Meriam, James L.;
Estática. ISBN: 85-216-0275-8
Vasco Sá / Mário Vaz; Texto de apoio disponível via SiFEUP (Texto em actualização)
Vasco Sá / Mário Vaz; Texto de apoio disponível via SiFEUP (Texto em actualização)
Hibbeler, R. C.;
Engineering mechanics. ISBN: 0-02-354070-0
Hibbeler, R. C.;
Engineering mechanics. ISBN: 0-02-354070-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Duas aulas teóricas/semana de 1h (em anfiteatro), para todos os alunos + 1 aula prática semanal de 2h (em sala de 30 lugares) para resolução de problemas propostos e discussão de dúvidas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Teste parcial sobre a 1ª parte |
Exame |
3,00 |
|
2011-04-29 |
Teste parcial sobre a 2ª parte |
Exame |
3,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
3,00 |
|
|
Resolução de Exercicios |
Teste |
60,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo teórico em casa |
Estudo autónomo |
41 |
|
|
Total: |
41,00 |
|
Obtenção de frequência
As referidas nas NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
1. A avaliação dos alunos é do tipo Parcelar e Exame Final.
2. A Avaliação Parcelar é realizada através de duas provas: uma prova intercalar a realizar durante o semestre e uma prova na data do exame no final.
3. Os conteúdos programáticos em avaliação nas provas parcelares são exclusivos.
4. Em cada uma das avaliações parcelares, a nota mínima é de 7 valores (em 20).
5. As duas provas têm igual peso (50%) na nota final da Avaliação Parcelar.
6. A classificação final da Avaliação Parcelar é igual à média das provas parcelares ou igual a 9 valores no caso de a média ser igual ou superior a 10 valores mas não se verificar o requisito do ponto 4.
7. Os alunos que nas duas provas parcelares, não obtiverem a classificação final de 10 valores (ou que tenham faltado a ambas as provas) podem realizar o Exame de Recurso. Este Exame de Recurso, ou incidir sobre a totalidade do conteúdo programático da disciplina.
8. Os alunos que tiverem já obtido aprovação na disciplina, poderão efectuar um Exame de melhoria de Classificação na época de Recurso, exame esse que incidirá sobre a totalidade do conteúdo programático da disciplina.
9. Cada uma das 3 provas de avaliação consiste numa Prova Escrita pontuada de 0 a 20 valores e constituída por perguntas TEÓRICAS e PRÁTICAS, sem consulta de livros ou apontamentos. A duração máxima de cada prova é de 3 horas.
10. A Classificação Final à disciplina é igual à classificação final da Avaliação Parcelar definida no ponto 6 ou à classificação do Exame de Recurso conforme definida nos pontos 7 ou 8.
11. A aprovação na disciplina verifica-se para uma Classificação Final igual ou superior a 10 valores (em 20).
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Prova Escrita pontuada de 0 a 20 valores e constituída por perguntas TEÓRICAS e PRÁTICAS, sem consulta de livros ou apontamentos. A matéria da prova engloba a totalidade do conteúdo programático da disciplina. A duração máxima de cada prova é de 3 horas.
Melhoria de classificação
Prova Escrita pontuada de 0 a 20 valores e constituída por perguntas TEÓRICAS e PRÁTICAS, sem consulta de livros ou apontamentos. A matéria da prova engloba a totalidade do conteúdo programático da disciplina. A duração máxima de cada prova é de 3 horas.
Observações
Classificação Exame Final (classificações superiores a 17 valores estão sujeitas a defesa através de prova oral)