Desenho de Construção Mecânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
CONTEXTO:
No actual mercado global, regista-se uma necessidade crescente de peças muito sofisticadas e a custos reduzidos e uma tendência para o recurso ao "outsourcing" e à subcontratação. Num tal contexto, as especificações de concepção e de fabricação, em todos os domínios técnicos, revestem-se de grande importância, podendo ser preparados vários tipos de desenhos, ao longo dos diferentes estádios do processo de desenvolvimento de produtos. Logo, há uma necessidade de compreensão, comunicação e aplicação das Normas, ao nível do mercado global, nos domínios das especificações geométricas de produtos e dos sistemas e componentes mecânicos de utilização geral.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolvimento de conceitos relativos à normalização em Desenho de Construção Mecânica. Aperfeiçoamento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Primeira abordagem ao desenho de concepção. Introdução à análise funcional de mecanismos com a execução de desenhos de definição de produto acabado. Desenvolvimento da capacidade para estabelecer relações entre as fases de concepção, definição e fabricação. As competências técnicas adquiridas nesta unidade são importantes para outras unidades curriculares, tais como Concepção e Fabrico Assistidos por Computador, Processos de fabrico, Iniciação ao Projecto e Projecto Mecânico Final em geral.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
- Princípios e regras para a elaboração de desenhos técnicos (unidade de Desenho Técnico).
- Princípios e regras para a indicação de cotas e tolerâncias (unidade de Desenho Técnico).
- Capacidade para ler desenhos de objectos em representação ortográfica e fazer as correspondentes representações perspécticas (unidade de Desenho Técnico).
- Conhecimentos básicos sobre processos de fabrico e desenvolvimento de produto (unidade de Introdução aos Processos de Fabrico e Desenvolvimento de Produto).
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Distribuição percentual estimada dos conteúdos científico e tecnológico:
- Componente científica: 40 %.
- Componente tecnológica: 60 %
RESULTADOS ESPERADOS:
No final do período lectivo, os estudantes devem ser capazes de:
1) Elaborar desenhos de conjunto em representação ortográfica e listas de peças de sistemas mecânicos, com a selecção dos elementos mecânicos normalizados.
2) Ler desenhos de conjunto em representação ortográfica e fazer as correspondentes vistas explodidas.
3) Elaborar desenhos de definição de produto acabado de elementos componentes de sistemas mecânicos, a partir de uma análise funcional baseada nos correspondentes desenhos de conjunto.
Programa
NORMALIZAÇÃO em Desenho de Construção Mecânica. SISTEMAS E COMPONENTES MECÂNICOS NORMALIZADOS DE UTILIZAÇÃO GERAL: roscas, parafusos, porcas, anilhas, pinos, anéis elásticos, rebites, soldadura, pontas de veio, chavetas e escatéis, acoplamentos por estrias, rolamentos, juntas de vedação para aplicação dinâmica, molas e engrenagens. ESPECIFICAÇÃO GEOMÉTRICA DE PRODUTOS: complementos de tolerâncias dimensionais (propriedades das cotas toleranciadas, cotagem funcional, cotagem de fabricação, tolerâncias angulares de prismas e de cones); toleranciamento geométrico (tolerâncias de forma, de orientação, de posição e de batimento; referências especificadas e sistemas de referências especificadas); tolerâncias gerais; indicação dos estados de superfície; especificação e interpretação de tolerâncias geométricas (princípio de independência, requisito de envolvente, requisitos de máximo e de mínimo de matéria e requisito de reciprocidade); arestas de forma não definida; indicações nos desenhos para peças moldadas. DESENHOS DE CONCEPÇÃO: desenhos de conjunto em representação ortográfica e listas de peças, com a selecção dos elementos mecânicos normalizados. DESENHOS DE DEFINIÇÃO: cotagem funcional (análise funcional, estudo de cadeias de cotas, etc.). DESENHOS DE EXECUÇÃO: desenhos de fabricação (a necessidade da transferência de cotas) e desenhos de montagem (conjuntos em representação ortográfica e em vista explodida). Breves referências aos desenhos de catálogo técnico. DESENHOS ESQUEMÁTICOS.
Bibliografia Obrigatória
Almacinha, J.; Simões Morais, J.; Texto de Apoio à Unidade curricular de Desenho de Construção Mecânica (MIEM), AEFEUP, 2011
Morais, José Manuel de Simões;
Desenho técnico básico. ISBN: 972-96525-2-X
Bibliografia Complementar
ISO Standards Handbook - Technical product specification, ISO, 2009. ISBN: ISBN: 978-92-67-10510-9
ISO;
Fasteners and screws threads. ISBN: 92-67-10344-X (vol. 1)
ISO Standards Handbook - TECHNICAL DRAWINGS. Vols 1 e 2, Switzerland: ISO, 4ª ed. 2002
International Organization for Standardization;
Limits, fits and surface properties. ISBN: 92-67-10288-5
CHEVALIER, A.; Guide du Dessinateur Industriel, Paris: Hachette Technique, 2004
Silva, Arlindo 070;
Desenho técnico moderno. ISBN: 972-757-337-1
Earle, James H.;
Engineering design graphics. ISBN: 0-13-030365-8
French, Thomas E.;
Engineering drawing and graphic technology. ISBN: 0-07-113302-X
Morais, José Manuel de Simões;
Desenho básico. ISBN: 972-9247-00-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas, faz-se uma exposição detalhada dos vários temas do programa da unidade curricular, ilustrada pela apresentação de alguns exemplos de aplicação, intercalada com a realização, por parte dos estudantes, de exercícios considerados relevantes e que se encontram, maioritariamente, disponíveis nos textos de apoio da unidade curricular.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação gráfica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
67,50 |
|
|
Resolução de problemas |
Teste |
35,00 |
|
2011-06-03 |
Testes e Prova de recurso |
Exame |
7,50 |
|
2011-07-08 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo de conceitos |
Estudo autónomo |
52 |
2011-06-03 |
|
Total: |
52,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência à unidade curricular implica que o número limite de faltas (25% do número de aulas previstas) não deve ser excedido.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = (classificação do mini-teste "desenho de conjunto + ligações mecânicas" + classificação do mini-teste "desenho de definição + toleranciamentos" + classificação dos trabalhos realizados nas aulas) / 3.
A realização dos dois exercícios de resolução individual (mini-testes) é uma condição necessária para a consideração da existência de um número mínimo de elementos que permita efectuar uma correcta avaliação de cada estudante. A aprovação na unidade curricular está dependente da média das classificações dos dois mini-testes ser igual ou superior a 7,0 valores
A classificação dos trabalhos realizados nas aulas será o resultado da média pesada dos seguintes trabalhos:
- Representação ortográfica e cotagem nominal (1 trabalho com peso 0,5).
- Representação isométrica explodida (1 trabalho com peso 0,5).
- Desenho de conjunto (1 trabalho com peso 1,5).
- Desenho de definição (1 trabalho com peso 1,5).
Está prevista a possibilidade de realização de uma prova de recurso versando a matéria de um dos dois exercícios de resolução individual (mini-testes).
A obtenção de uma classificação final, na unidade curricular, superior a 18 valores implica a necessidade da realização de uma prova complementar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nas épocas especiais de exame, os estudantes dispensados de frequência, de acordo com os números 6 e 7 do artigo 6º das Normas Gerais de Avaliação, serão chamados a realizar um trabalho especial (o respectivo enunciado deve ser obtido junto do docente responsável pela unidade curricular, antes da realização do exame) destinado a demonstrar possuírem os conhecimentos que não puderam ser avaliados nas aulas. Por sua vez, os estudantes que obtiveram frequência podem optar por manter válida a componente da avaliação relativa aos trabalhos realizados nas aulas ou realizar, em sua substituição, um trabalho especial. A prova de exame (4,5 horas, com consulta de bibliografia) engloba toda a matéria objecto dos dois mini-testes.
Melhoria de classificação
Na prova de melhoria de classificação, a realizar de acordo com o artigo 10º das Normas Gerais de Avaliação, os estudantes podem optar por manter válida a componente da avaliação relativa aos trabalhos efectuados nas aulas ou realizar, em sua substituição, um trabalho especial (o respectivo enunciado deve ser obtido junto do docente responsável pela unidade curricular, antes da realização da prova). A prova de melhoria de classificação (com consulta de bibliografia) engloba toda a matéria objecto dos dois mini-testes.