Economia
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Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Um entendimento da economia enquanto ciência social é essencial para a compreensão da realidade sobre o ponto de vista económico que a todos afecta.O programa tem cariz introdutório ao estudo da economia, sendo por isso apropriado para os estudantes que não pretendem prossseguir os seus estudos para além do nível introdutório.O programa pretende proporcionar uma aprendizagem da teoria económica, em especial a natureza do raciocínio económico, o que são os mecanismos económicos e como funciona o sistema económico, compreendendo a realização dos objectivos económicos através de medidas de política económica;abrange ainda o estudo do comportamento dos agentes económicos( famílias, empresas e estado) na resolução do problema da escassez, tomando decisões em ordem à alocação eficiente dos recursos escassos.Objectivos específicos
Espera-se que os estudantes obtenham desenvoltura nas seguintes actividades:
Recolha, selecção e interpretação de informação de natureza económica e financeira para utilização em variadas e complexas situações profissionais;
Aplicação dos princípios de economia: princípio da escassez; análise custo-benefício; custo de oportunidade;vantagem comparativa e eficiência económica.
Formulação de cenários simples relativamente à interpretação dos agregados económicos de modo a anteciparem o comportamento dos consumidores, empresas e autoridades económicas e entidades financeiras reguladoras.
Saibam equacionar as variáveis de decisão respeitantes ao equilíbrio do produtor.
Saibam equacionar as variáveis de decisão respeitantes ao equilíbrio do consumidor.
Tenham capacidade de interagir com outros profissionais em ambiente empresarial
Conhecimentos prévios
Não são necessários conhecimentos prévios especiais, para além de conhecimentos de álgebra que os alunos adquiriram no secundário
Distribuição percentual
Princípios de economia :20%; Macroeconomia: 40%;.
Microeconomia : 40%
Resultados da aprendizagem
No final do curso os alunos devem estar aptos a :
Aplicar o raciocínio económico
Aplicar os princípios de economia
Expôr e comentar a situação económica de uma nação/país
Predizer o comportamento dos consumidores, empresas e autoridades económicas e financeiras em face de situações da vida real.
Programa
INTRODUÇÃO
Economia : ciência social e humana. Os princípios da economia .A problemática da escassez e a satisfação de necessidades crescentes e diversificadas .Conceito de bem económico. A curva das possibilidades de produção. Custo de oportunidade.As questões que qualquer economia tem para resolver. A satisfação das necessidades; utilidade: total e marginal. A análise custo - benefício. Preços de reserva e decisão do consumidor. Macroeconomia e microeconomia.
MACROECONOMIA
Conceito de macroeconomia : objecto e problemática; a visão panorâmica da economia; medição da actividade económica; crescimento económico e níveis de vida . Instrumentos de política económica: a política orçamental. Os desequilíbrios: défice do estado, défice externo, desemprego e consequências sobre o nível de vida. Noção de equilíbrio macroeconómico. As situações de desequilíbrio: ajustamento via variação dos stocks e preços. Oferta e procura agregada .Curvas da oferta e da procura agregadas .Determinantes da procura e determinantes da oferta. O equilíbrio geral. O sector real da economia..Função consumo. Função poupança. O investimento: determinantes do investimento; a taxa de juro. A curva IS. O modelo do multiplicador: a determinação do rendimento pela despesa total .Keynes e a intervenção do estado. Críticas ao multiplicador. Monetaristas e keynesianos.
MICROECONOMIA
Objecto e problemática.
TEORIA DO PRODUTOR :
A função produção. A tecnologia. O curto e o longo prazo. Factores de produção : fixos e variáveis. Funções : produto total, produtividade média e produtividade marginal. O estudo da função produção : rendimentos crescentes e depois decrescentes. Os estágios de produção e seu significado em termos de eficiência da utilização dos factores de produção fixos, em combinação com factores de produção variáveis. A elasticidade da produção e as produtividades marginal e média.
Complementaridade entre factores de produção : grau de substituição. O longo prazo.
As isoquantas: tipo de isoquantas. Características das isoquantas convexas e com inclinação negativa.a A taxa marginal de substituição técnica: significado e valor. Taxa marginal de substituição técnica e lei dos rendimentos crescentes e depois decrescentes. O longo prazo: factores de produção todos variáveis. Rendimentos de escala: crescentes, constantes e decrescentes. O equilíbrio do produtor: os preços dos factores de produção; a linha do orçamento ou limite de despesa. Dedução do equilíbrio do produtor. Equilíbrio do produtor: o efeito da variação dos preços na posição de equilíbrio do produtor. Análise da deslocalização das empresas com base nas diferenças de produtividade e nos preços dos factores de produção. A importância da tecnologia.
Custos: custo total, médio e marginal. Custos fixos e custos variáveis. O curto prazo : o ponto crítico de vendas.
TEORIA DO CONSUMIDOR .
Noção de utilidade: total e marginal. A utilidade marginal decrescente e a satisfação das necessidades. Análise marginal: posição de equilíbrio do consumidor dados os preços dos bens e uma escala de utilidade. A análise com base nas curvas de indiferença. Noção de curva de indiferença. Características das curvas de indiferença. Mapas de indiferença. Os preços dos bens e a linha limite da despesa. Dedução do equilíbrio do consumidor. A dedução da curva da procura com base nas curvas de indiferença. A função procura. O efeito preço e o efeito rendimento.
A elasticidade - preço da procura: conceito e interesse. Elasticidade ponto e elasticidade - arco. Problemas de cálculo. Factores de que depende a elasticidade procura - preço. Prática : cálculo e interpretação dos resultados. Valores que assume e significado. A curva da procura linear. A elasticidade - rendimento da procura. A classificação dos bens: de luxo, normais e inferiores. Elasticidade cruzada da procura e classificação dos bens.
Bibliografia Obrigatória
frank robert; princípios de economia, mc graw hill
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de ensino
São adoptadas três vias para a exposição da matéria. A primeira através da utilização de conhecimentos básicos de álgebra. A segunda com o recurso a gráficos e a terceira pela via da palavra .Esta opção pretende realizar o encontro entre o estilo de ensino, adaptável, e os diferentes vias pelas quais os alunos aprendem. Os conceitos são expostos e leccionados enquanto corpo de teorias. Algumas temáticas são abordadas e expostas com o recurso à interpretação da economia real de modo a que os modelos possam ser testados em face da realidade. Os temas, termos técnicos e técnicas de análise económica são expostos e utilizados de modo a reforçar a sua compreensão pelos alunos e evidenciar a sua utilidade para a compreensão da realidade. Deste modo pretende facilitar-se a compreensão da realidade económica, tanto a nível macro como microeconómico, utilizando as ferramentas de análise económica. E este trabalho é realizado por forma a gerir potencias desencontros entre os estilos de quem ensina e de quem aprende. Por outro lado os alunos são encorajados a trabalhar como membros de equipa. Os princípios de aprendizagem activa são utilizados pelo professor.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
teste / exame |
Exame |
4,50 |
|
2013-02-06 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
estudo |
Estudo autónomo |
58,5 |
|
|
Total: |
58,50 |
|
Obtenção de frequência
Não ultrapassar o limite de faltas, de acordo com o regulamento.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final : Média aritmética simples dos dois mini-testes da avaliação distribuída.Os alunos não aprovados, que tenham obtido classificação inferior a dez valores, após a realização dos dois mini-testes, têm acesso ao exame de recurso que é constituído pela realização de um dos mini-testes..
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Realizada através de um único exame.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação é efectuada através de um exame final, nos termos previstos nas Normas Gerais de Avaliação.
Observações
As datas dos testes são as seguintes : 1º -26.11.2012; 2º -25.01.2013;3º 06.02.2012 e serão comunicadas aos estudantes durante as aulas.