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Economia

Código: EM0008     Sigla: E

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Metalurgia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 5 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 4 4 42 107
MIEM 246 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 4 42 107
Plano de estudos de transição para 2006/07 1 - 4 42 107
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos geraisl
1 Ter capacidade de resolução de problemas e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação 4 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
2 Saber lidar com situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares-3
Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
3 Saber recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções que preconiza e os juízos que emite 5 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
4 Ter capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, reflectindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais 5 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
5 Ser capaz de comunicar as suas conclusões (e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes) quer a especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e objectiva 5 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
6 Ser capaz de, de uma forma auto-orientada e autónoma, prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida, demonstrando uma atitude pró-activa perante o conhecimento 4 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.



1 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Pretende-se que os alunos sejam capazes de recolher, seleccionar e interpretar informações de natureza económica e financeira, por forma a integrá-las em situações complexas e multidisciplinares.
Assim, de acordo com o programa e mais especificamente, pretende-se que os alunos:

Saibam aplicar os princípios nucleares da Economia: princípio da escassez; princípio do custo-benefício; princípio dos custos de oportunidade crescentes; princípio da vantagem comparativa e princípio da eficiência.

Saibam realizar análises custo-benefício elementares.

Saibam interpretar e comentar a situação económica com base nas variáveis macroeconómicas .

Saibam extrair conclusões dessa interpretação e concluir pela evolução provável das relações entre os principais agregados e suas consequências – em termos de oportunidades e limitações - para as empresas, as famílias, os investidores, os consumidores e o Estado.

Saibam formular cenários elementares para tomada de decisão, por forma a serem atingidos os objectivos dos diversos intervenientes económicos da sociedade, no quadro de uma situação concreta da economia., caracterizada por determinados valores dos indicadores económicos.

Saibam equacionar as variáveis de decisão para a realização dos objectivos do produtor, no curto prazo.

Saibam equacionar as variáveis de decisão para a realização dos objectivos do consumidor.

Saibam integrar-se em equipas de gestão e adoptar o comportamento compatível com a liderança da organização, à luz das diversas teorias das organizações.

Saibam realizar cálculos financeiros elementares.

RESULTADOS ESPERADOS

• Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos :

Saibam expor e aplicar os princípios gerais da Economia. Espera-se ainda que saibam interpretar e expor os mecanismos económicos de base ao nível macroeconómico, por forma a poderem interpretar e comentar a situação económica de um país, com base nas variáveis macroeconómicas .

• Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos:

Saibam aplicar os demais conhecimentos.

Programa

INTRODUÇÃO
Economia : ciência social e humana. Os princípios da economia .A problemática da escassez e a satisfação de necessidades crescentes e diversificadas .Conceito de bem económico. A curva das possibilidades de produção. Custo de oportunidade.As questões que qualquer economia tem para resolver. A satisfação das necessidades; utilidade: total e marginal. A análise custo - benefício. Preços de reserva e decisão do consumidor. Macroeconomia e microeconomia.

MACROECONOMIA

Conceito de macroeconomia : objecto e problemática; a visão panorâmica da economia; medição da actividade económica; crescimento económico e níveis de vida . Instrumentos de política económica: a política orçamental. Os desequilíbrios: défice do estado, défice externo, desemprego e consequências sobre o nível de vida. Noção de equilíbrio macroeconómico. As situações de desequilíbrio: ajustamento via variação dos stocks e preços. Oferta e procura agregada .Curvas da oferta e da procura agregadas .Determinantes da procura e determinantes da oferta. O equilíbrio geral. O sector real da economia..Função consumo. Função poupança. O investimento: determinantes do investimento; a taxa de juro. A curva IS. O modelo do multiplicador: a determinação do rendimento pela despesa total .Keynes e a intervenção do estado. Críticas ao multiplicador. Monetaristas e keynesianos.

MICROECONOMIA

Objecto e problemática.

TEORIA DO PRODUTOR :

A função produção. A tecnologia. O curto e o longo prazo. Factores de produção : fixos e variáveis. Funções : produto total, produtividade média e produtividade marginal. O estudo da função produção : rendimentos crescentes e depois decrescentes. Os estágios de produção e seu significado em termos de eficiência da utilização dos factores de produção fixos, em combinação com factores de produção variáveis. A elasticidade da produção e as produtividades marginal e média.
Complementaridade entre factores de produção : grau de substituição. O longo prazo.
As isoquantas: tipo de isoquantas. Características das isoquantas convexas e com inclinação negativa.a A taxa marginal de substituição técnica: significado e valor. Taxa marginal de substituição técnica e lei dos rendimentos crescentes e depois decrescentes. O longo prazo: factores de produção todos variáveis. Rendimentos de escala: crescentes, constantes e decrescentes. O equilíbrio do produtor: os preços dos factores de produção; a linha do orçamento ou limite de despesa. Dedução do equilíbrio do produtor. Equilíbrio do produtor: o efeito da variação dos preços na posição de equilíbrio do produtor. Análise da deslocalização das empresas com base nas diferenças de produtividade e nos preços dos factores de produção. A importância da tecnologia.
Custos: custo total, médio e marginal. Custos fixos e custos variáveis. O curto prazo : o ponto crítico de vendas.
TEORIA DO CONSUMIDOR .
Noção de utilidade: total e marginal. A utilidade marginal decrescente e a satisfação das necessidades. Análise marginal: posição de equilíbrio do consumidor dados os preços dos bens e uma escala de utilidade. A análise com base nas curvas de indiferença. Noção de curva de indiferença. Características das curvas de indiferença. Mapas de indiferença. Os preços dos bens e a linha limite da despesa. Dedução do equilíbrio do consumidor. A dedução da curva da procura com base nas curvas de indiferença. A função procura. O efeito preço e o efeito rendimento.
A elasticidade - preço da procura: conceito e interesse. Elasticidade ponto e elasticidade - arco. Problemas de cálculo. Factores de que depende a elasticidade procura - preço. Prática : cálculo e interpretação dos resultados. Valores que assume e significado. A curva da procura linear. A elasticidade - rendimento da procura. A classificação dos bens: de luxo, normais e inferiores. Elasticidade cruzada da procura e classificação dos bens.
GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
As organizações: governo e estratégia. A gestão e o papel do gest

Bibliografia Obrigatória

frank robert; princípios de economia, mc graw hill
LUIS CARDOSO; GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES

Bibliografia Complementar

luís cardoso; estratégia e competitividade, verbo

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na componente teórica das aulas, são apresentados os conceitos, recorrendo sempre que possível, à interpretação da realidade económica com reurso às ferramentas de análise.Na componente prática os alunos são confrontados com aplicações da teoria económica, teoria das organizações e estratégia empresarial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não ultrapassar o limite de faltas, de acordo com o regulamento.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final : Média dos minitestes da avaliação distribuída.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final

Melhoria de classificação

Os alunos poderão repetir um miniteste adicional para recuperação/melhoria da classificação.
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