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Introdução aos Processos de Fabrico e Desenvolvimento de Produto

Código: EM0007     Sigla: IPFDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Materiais

Ocorrência: 2011/2012 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Materiais e Processos Tecnológicos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 178 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 56 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1.- FUNDAMENTAÇÃO

A Eng.ª Mecª teve um papel fundamental na Revoluções Industrial, que transformou o Mundo do ponto de vista técnico e económico e social e político. Hoje é uma profissão multidisciplinar de amplo espectro.
Segundo o documento com a Visão da ASME (American Society of Mechanical Engineers) de 2004: "To meet the demands of the 'Biotech Century,' mechanical engineering must adopt a synergistic, broad-scope approach in which mechanical engineering methodology is part of multi-discipline industrial and research environments.”

O Presidente da ASME na introdução ao relatório de 2008 sobre «2028 VISION FOR MECHANICAL ENGINEERING» considera que:

«Mechanical engineers must provide solutions to the drivers of change (…)
We are inspired by a vision that calls us to:
■ Develop sustainably through new technologies and techniques, and respond to the global
environmental pressures brought about by economic growth;
■ Be at the forefront of implementing a system design approach across large and small-scale systems;
■ Engage in international collaboration around our critical knowledge and competencies;
■ Work in the emerging Bio-Nano technologies to provide solutions in such diverse fields as healthcare,
energy, water management, the environment and agriculture management, and
■ Create engineering solutions for the other 90 percent that live on less than two dollars a day.»

IPFDP é a primeira disciplina de introdução à Eng.ª Mecânica. As bases dos alunos em relação ao tema são muito fracas e, por isso, é importante confrontá-los com o novo paradigma da Eng.ª Mec.ª.

Os alunos deverão compreender o papel histórico e actual da Eng.ª Mec.ª, abrir os seus horizontes relativamente aos principais problemas da actualidade e desenvolver as suas capacidades para identificar problemas e criar soluções. Estas devem ser inclusivas, para todos, incluindo os pobres, os idosos e os deficientes.


2.- OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver o conhecimento e compreensão sobre a forma como o mundo funciona e os principais problemas globais, sociais, ambientais, de sustentabilidade e económicos.
Adquirir informação sobre os principais processos tecnológicos utilizados no desenvolvimento de produtos e na fabricação de componentes.
Proporcionar a abertura de perspectivas relativamente aos factores condicionantes da fabricação e uso de produtos.
Alargar os horizontes mediante a realização de visitas.
Desenvolver as suas capacidades de comunicação e de trabalho em equipa.

3.- CONHECIMENTOS ANTERIORES

A maior parte dos alunos chegam à universidade quase sem qualquer conhecimento sobre a Eng.ª e a Tecnologia.

Aprenderam matérias relacionadas com materiais, e adquiriram conhecimentos de física, química, nalguns casos muito limitados e tomaram consciência de alguns problemas ambientais. Os seus conhecimentos de história económica e política do Século XX e são quase nulos, o que dificulta a compreensão do mundo actual e uma visão prospectiva sobre o futuro.

4.- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

A distribuição estimada dos conteúdos é:

20% Científica,
40% cultural.
40% tecnológica.

5.- RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos tenham desenvolvido:
1. Os seus conhecimentos e compreensão sobre como funciona o mundo, quais os seus principais problemas actuais e os que se podem antever para o futuro e o contributo que a Eng.ª Mecânica pode dar para a sua solução;
2. A sua sensibilidade e inteligência para os problemas sociais, ambientais e de sustentabilidade a nível global e local e para as questões éticas;
3. A capacidade de conhecer as potencialidades das técnicas de desenvolvimento de produto e das principais tecnologias de fabricação mecânica;
4. O seu espírito crítico e construtivo, a sua capacidade de identificar problemas e de imaginar e estudar soluções.
5. A sua capacidade de redacção de relatórios e sua autocrítica.

Programa

1.- O presente e o futuro da Engª Mecânica

2.- Ecodesign e Design Universal.

3.-Técnicas de apoio ao desenvolvimento de produtos: Prototipagem rápida e fabrico rápido de ferramentas.

4.- Ambiente e sustentabilidade; o aquecimento global;

5.- A 1ª e a 2ª revoluções industriais e o papel da engenharia.

6.- Revolução informática e educação: A caminho de uma sociedade do conhecimento?

7.- Modelos de empresa para o século XXI.

8.- Introdução aos Processos de Fabrico:
Tecnologia da fundição; técnicas de fundição e traçado de peças fundidas.
Tecnologias de corte (puncionadora, laser, plasma e jacto de água).
Tecnologia da maquinagem; principais máquinas-ferramentas e operações de maquinagem.
Tecnologia da soldadura; processos de soldadura e características dos diversos processos.
Processos de conformação plástica em massa: forjamento, laminagem e extrusão.
Processos de conformação plástica de chapa: embutidura e corte em ferramenta.

Bibliografia Obrigatória

A. Barbedo de Magalhães; Apontamentos da disciplina e acetatos
Alves, Fernando Jorge Lino 070; Protoclick. ISBN: 972-95376-1-5
A. Dias dos Santos, J. Ferreira Duarte, A. Barata da Rocha; Tecnologia da embutidura. ISBN: 972-8826-03-06
J. Ferreira Duarte, A. Barata da Rocha, A. Dias dos Santos; Corte em ferramenta. ISBN: 972-8826-00-1
A. Barata Rocha, A. Dias dos Santos, J. Ferreira Duarte; Puncionadoras CNC. ISBN: 972-8826-01-X
Henrich Gerling; À volta da máquina-ferramenta
Jorge Rodrigues, Paulo Martins; Tecnologia mecânica. ISBN: 972-592-184-4 (vol. 1)
John A. Schey; Introduction to manufacturing processes. ISBN: 0-07-031136-6

Bibliografia Complementar

Jordan, Wendy A.; Universal Design for the Home, Quarry Books, 2008. ISBN: 13:978-1-59253-381-7
William Engdahl; A century of war. ISBN: 978-0-7453-2309-1
H.Peter Gray; The Exhaustation of the Dollar, Palgrave, 2006
Marsden, John P.; Humanistic Design of Assisted Living, The Johns Hopkins University Press, 2005. ISBN: 0-8018-8031-9
Collier, Paul; The Bottom Billion: why the Poorest Countries are Failing and What Can be Done About it, OUP Oxford, 2008. ISBN: 978-0195374636
Parra, Francisco; Oil Politics - a modern history of petroleum, I.B. Tauris, 2004. ISBN: 1860649777
McWilliams, Wayne C.; Piotrowski, Harry; The World Since 1945: A History of International Relations, Lynne Rienner Publishers, 2005. ISBN: 1588263479
Meredith, Martin; The State of Africa: A History of Fifty Years of Independence, Free Press, 2006. ISBN: 0743232224
Chang, Ha-Joon; Bad Samaritans: The Guilty Secrets of Rich Nations and the Threat to Global Prosperity, Random House Business Books , 2008. ISBN: 978-1905211371
Pilger, John; The New Rulers of the World , Verso Books, 2003. ISBN: 185984412X
Chomsky, Noam; Failed States: The Abuse of Power and the Assault on Democracy, Penguin, 2007. ISBN: 0141023031

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas: Apresentação das técnicas de desenvolvimento de produto. Exposição e discussão de ideias básicas sobre os temas constantes do programa (alguns destes temas poderão ser apresentados pelos alunos com base nos seus trabalhos de grupo). Apresentação dos princípios básicos dos processos de fabrição mecânica.
Aulas Práticas: Realização, apresentação e discussão de trabalhos relacionados com 'projecto universal', ergonomia e inclusão, população, cultura, sustentabilidade e ambiente, corrupção e ética, revoluções industriais e revolução informática, educação e cultura, crise financeira, emergência dos BRIC, economia e sociedade e outros temas contemporâneos. Revisão de cada trabalho de grupo por um grupo de trabalho diferente, com vista ao desenvolvimento das capacidades de crítica e de autocrítica dos estudantes relativamente à producção de relatórios.Resolução de problemas. Discussão de casos. Apresentação das tecnologias de fabricação mecânica e, nomeadamente, de vídeos tecnológicos. Visitas de Estudo em grupos relativamente pequenos e realização de relatórios das visitas e de apresentações para os colegas que não fizeram as mesmas visitas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 68,00
Realização de dois trabalhos de grupo e um relatório de visita Trabalho escrito 37,00 2012-01-06
Dois testes Exame 3,00 2012-01-23
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 27 2012-01-27
Total: 27,00

Obtenção de frequência

Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O trabalho de grupo, sua apresentação e discussão terá um peso de 35%. O curto relatório de revisão do trabalho de outro grupo, sua apresentação e discussão terá o peso de 10%. O relatório da visita, sua apresentação e discussão terá um peso de 10%. Cada um dos dois testes terá um peso de 20% e a participação nas aulas um peso de 5%.

Notas:

1.- A participação de cada estudante nas apresentações dos relatórios corresponde a metade do peso da avaliação do respectivo trabalho, pelo que qualquer estudante que falte ou não participe activamente em qualquer dessa apresentações terá, nessa parte, uma avaliação de zero. A nota do trabalho será, nestes casos, metade da que o respectivo estudante deveria ter pela sua participação no trabalho escrito.
2.- A forma de cálculo referida acima será adaptada aos casos especiais que eventualmente surjam, nomeadamente no caso de trabalhadores estudantes, faltas por doença ou outros casos especiais.
3.- Haverá possibilidade de recurso dos testes caso os estudantes o requeiram.

Provas e trabalhos especiais

Realização de um trabalho individual ou de grupo sobre um dos temas acima referidos, sua apresentação e discussão; curto relatório de revisão de um relatório de outro grupo; relatório sobre uma das entidades visitadas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame sobre toda a matéria, realização de um trabalho individual ou de grupo sobre um dos temas acima referidos, sua apresentação e discussão, e,se possível, realização de um relatório sobre uma das entidades visitadas, sua apresentação e discussão.

Melhoria de classificação

Exame sobre toda a matéria e, eventualmente, realização de novos relatórios e apresentações.
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