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Desenho Técnico

Código: EM0006     Sigla: DT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~fonseca/dtlem/dtlem.html
Unidade Responsável: Secção de Desenho Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 5 5 56 133
MIEM 187 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 56 133
Plano de estudos de transição para 2006/07 1 - 5 56 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução do conceito de normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Aquisição de conhecimentos básicos sobre métodos de planificação de superfícies geométricas. Introdução aos desenhos esquemáticos.

Programa

NORMALIZAÇÃO em geral e nos desenhos técnicos. DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE PRODUTOS: escalas, suportes de desenho, escrita ISO e linhas. Tipos de sistemas de projecção. Breves referências ao método diédrico. REPRESENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS: princípios gerais de representação de vistas, selecção de vistas, vistas parciais, vistas auxiliares, cortes e secções. Leitura de desenhos em representação ortográfica. REPRESENTAÇÕES PERSPÉCTICAS: representações axonométricas (desenhos isométricos). COTAGEM E INDICAÇÃO DE TOLERÂNCIAS: princípios gerais; cotagem de ângulos e de inclinações em prismas; cotagem de cones; cotagem de perfis; teoria da cotagem nominal e dimensões nominais preferíveis. ESPECIFICAÇÃO GEOMÉTRICA DE PRODUTOS (GPS): o conceito GPS, o modelo para a especificação geométrica; princípio de toleranciamento de base; tolerâncias dimensionais - o sistema ISO de tolerâncias e ajustamentos. PLANIFICAÇÕES de superfícies geométricas. Introdução aos desenhos esquemáticos: representação simplificada de TUBAGENS.

Bibliografia Obrigatória

ALMACINHA, J.; SIMÕES MORAIS, J.; Texto de Apoio à Disciplina de Desenho Técnico (MIEM), AEFEUP, 2006
SIMÕES MORAIS, J.; Desenho Técnico Básico 3, 23ª edição, Porto Editora, 2006

Bibliografia Complementar

CHEVALIER, A.; Guide du Dessinateur Industriel , Paris: Hachette Technique, 2004
Silva, Arlindo 070; Desenho técnico moderno. ISBN: 972-757-337-1
International Organization for Standardization; Limits, fits and surface properties. ISBN: 92-67-10288-5
ISO Switzerland; ISO Standards Handbook - TECHNICAL DRAWINGS. Vols 1 e 2, 4ª ed, 2002
Earle, James H.; Engineering design graphics. ISBN: 0-13-030365-8
French, Thomas E.; Engineering drawing and graphic technology. ISBN: 0-07-113302-X
Morais, José Manuel de Simões; Desenho básico. ISBN: 972-9247-00-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas, faz-se uma exposição detalhada do conteúdo programático da disciplina, ilustrada pela apresentação de alguns exemplos de aplicação, intercalada com a realização, por parte dos discentes, de exercícios considerados relevantes e que se encontram, maioritariamente, incluídos nos textos de apoio da disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência à disciplina implica que o número limite de faltas (25% do número de aulas previstas) não deve ser excedido.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = média pesada das classificações de três exercícios de resolução individual ("Representação ortográfica e cotagem" + "Representação isométrica" + "Tolerâncias dimensionais e Planificações ou Tubagens") realizados nas aulas teorico-práticas.
A realização dos três exercícios de resolução individual, nas aulas, é uma condição necessária para a consideração da existência de um número mínimo de elementos que permita efectuar uma correcta avaliação de cada discente.
Os pesos dos três exercícios de resolução individual, a realizar nas aulas, são os seguintes:
- Representação ortográfica e cotagem (peso 0,4).
- Representação isométrica (peso 0,35).
- Tolerâncias dimensionais e Planificações ou Tubagens
(peso 0,25).
Quando a classificação final for igual ou superior a 9,0 valores, as informações (quando existentes) sobre o restante trabalho desenvolvido nas aulas podem melhorar essa classificação até um máximo de 2,0 valores.
A obtenção de uma classificação final superior a 18 valores implica a necessidade da realização de uma prova complementar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova a realizar em época especial de exame, de acordo com as alíneas a) e b) do número 3 do artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação.

Melhoria de classificação

Prova de melhoria da classificação, a realizar de acordo com o artigo 10º das Normas Gerais de Avaliação.
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