Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos |
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os gestores de qualquer empresa – sector privado ou público, industrial ou serviços – têm que tomar decisões sobre como afectar os recursos da organização. Sendo parte da informação necessária para tomar estas decisões quantitativa/numérica, os gestores de hoje devem ser capazes de a valorizar, analisar e utilizar.
O objectivo da disciplina é o de, recorrendol à análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas de topo, dotar os estudantes de competências de análise e tratamento de dados para a preparação de decisões.
Programa
Análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas de topo nos seguintes tópicos:
Comparison between Pull and Push?
Mailing decisions in the Catalogue Sales Industry?
Metaheuristics for scheduling job-shop manufacturing systems
Airline seat inventory control
Pricing in retailing
Information Systems Quality
Statistical process control
Bibliografia Obrigatória
Joseph F. Hair, Bill Black, Barry Babin, Rolph E. Anderson, Ronald L. Tatham; Multivariate Data Analysis (6th Edition), Prentice Hall; 6 edition (October 28, 2005), 2005. ISBN: 0130329290
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de apresentação e discussão de casos e aulas de resolução de problemas (algumas das quais com o apoio de computadores).
Recorrer-se-á a na primeira parte do semestre a uma vasta gama de artigos científicos clássicos e recentes. Cada grupo de dois alunos deverá analisar um artigo científico, apresentá-lo e produzirá um relatório. Em cada sessão serão apresentados dois artigos. Cada artigo será apresentado pelos dois alunos de cada grupo durante 45 minutos. Segue-se um período de arguição de 15 minutos, coordenado por um outro grupo de 2 alunos, após o qual o debate será aberto a todos os presentes durante 15 minutos adicionais. Tentar-se-á estimular uma aprendizagem activa através de uma discussão aberta.
Na segunda metade do semestre, grupos de 4 alunos terão que analisar um conjunto de dados com base em várias técnicas estatísticas e produzir um relatório.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença nas aulas de discussão de artigos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é a média pesada da classificação obtida na análise do artigo (com peso 0.35), da arguição de um artigo (0.15), da intervenção nas aulas (0.10) e da classificação atribuída ao relatório do caso de estudo (com peso 0.40).