Gestão de Recursos Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Comportamento Organizacional e Recursos Humanos |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objectivo da disciplina é a sensibilização dos alunos para o seu papel de Gestores de Pessoas/Recursos Humanos nas suas diversas facetas, salientando a importância da Gestão de Recursos Humanos, enquanto área da organização fornecedora de Politicas, Sistemas e Orientações, em linha com a estratégia da Organização.
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam as competências técnicas inerentes à utilização dos diversos instrumentos que a Gestão de Recursos Humanos propõe para uma gestão mais eficaz e motivadora das Pessoas.
Programa
1. DESAFIOS À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – The challenge of Human Resources Management
2. ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – Strategy and HR Planning
3. ANÁLISE DE FUNÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO – Job Analysis and Job Design
4. RECRUTAMENTO E SELECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO – HR Recruitment and Selection. Employee Orientation Program.
5. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – HR Training and Development
6. GESTÃO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO – Performance Management System and Appraisal
7. SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO E DE INCENTIVOS – Compensation and Rewards Systems
8. LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E MOTIVAÇÃO – Leadership, Communication and Motivation
9. CULTURA, CRENÇAS, VALORES E MARKETING INTERNO – Culture, Beliefs, Values and Internal Branding
10. ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E BALANÇO DE VIDA – Ethics, Corporate Social Responsability and Work Life Balance
11. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CONTEXTOS DIVERSOS: FUSÕES E AQUISIÇÓES, INTERNACIONAL, MUDANÇA, CRISE, EXPANSÃO, entre outros. – Human Resources Management in several contexts: M&A, International, Changing, Crises, Expansion, among others.
Bibliografia Obrigatória
Snell, S. & Bohlander, G.; Human Resource Management, Thomson, 2007
Bibliografia Complementar
Beardwell, J, Holden, L. & Claydon, T.; Human Resource Management: A Contemporary Approach,, Prentice Hall, 2004
Bohlander, G., Snell, S. & Sherman, A.; Administração de Recursos Humanos, Thomson, 2001 (versão brasileira de uma versão anterior à do manual adoptado)
Caetano, A.; Avaliação de Desempenho: Metáforas, Conceitos e Práticas, RH Editora, 1991
Câmara, P., Guerra, P. & Rodrigues, J.; Humanator: recursos humanos e sucesso empresarial, Publicações Dom Quixote, 2001
Carvalho, J.; O Balanço Social da Empresa: uma abordagem sistémica, Editorial Minerva, 1991
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R. & Cardoso, C.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, RH Editora, 2005
Devillard, O.; A Dinâmica das Equipas, Eyrolles, 2000
Herriot, P. & Pemberton, C. ; Competitive Advantage Through Diversity: Organizational Learning from Difference, Sage Publications, 1995
Magalhães, R.; Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional, Edições Sílabo
António Caetano & Jorge Vala ; Gestão de Recursos Humanos , Rh editora, 2002
Pereti, J.M. ; Recursos Humanos, Edições Sílabo, 2004
Torrington, D., Hall, L. & Taylor, S.; Human Resource Management, Prentice-Hall Europe, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A leccionação desta disciplina pressupõe a frequência de sessões teóricas e práticas, procurando-se obter uma forte integração entre a exposição, estudo de casos, exercícios e recurso a material audio-visual, tendo como finalidade a optimização de condições para a aquisição e desenvolvimento de competências por parte dos alunos.
Recorrer-se-á ainda a profissionais de relevo na matéria, de modo a proporcionar-se um contacto mais directo entre os alunos e as matérias tratadas, através de realização de um conjunto de palestras.
Software
Não aplicável
Não aplicável
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
64,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Fórmula de cálculo da classificação final
a. Realização de 2 mini –testes (cada 25%)
b. Realização de 1 trabalho de grupo (30%)
c. Trabalho de síntese sobre Palestras (10%)
d. Outros elementos: motivação, empenho nas aulas e nos trabalhos, pontualidade e relevância de questões colocadas (10%)
Observações
Contactos:
Margarida Pedrosa (mpedrosa@fe.up.pt)
Carla Martins (cmartins@fe.up.pt)