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Gestão de Recursos Humanos

Código: EIG0036     Sigla: GRH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Comportamento Organizacional e Recursos Humanos

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 88 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 3 42 79

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo da disciplina é a sensibilização dos alunos para o seu papel de Gestores de Pessoas/Recursos Humanos nas suas diversas facetas, salientando a importância da Gestão de Recursos Humanos, enquanto área da organização fornecedora de Politicas, Sistemas e Orientações, em linha com a estratégia da Organização.

Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam as competências técnicas inerentes à utilização dos diversos instrumentos que a Gestão de Recursos Humanos propõe para uma gestão mais eficaz e motivadora das Pessoas.


Programa

1. DESAFIOS À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – The challenge of Human Resources Management
2. ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – Strategy and HR Planning
3. ANÁLISE DE FUNÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO – Job Analysis and Job Design
4. RECRUTAMENTO E SELECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO – HR Recruitment and Selection. Employee Orientation Program.
5. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – HR Training and Development
6. GESTÃO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO – Performance Management System and Appraisal
7. SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO E DE INCENTIVOS – Compensation and Rewards Systems
8. LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E MOTIVAÇÃO – Leadership, Communication and Motivation
9. CULTURA, CRENÇAS, VALORES E MARKETING INTERNO – Culture, Beliefs, Values and Internal Branding
10. ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E BALANÇO DE VIDA – Ethics, Corporate Social Responsability and Work Life Balance
11. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CONTEXTOS DIVERSOS: FUSÕES E AQUISIÇÓES, INTERNACIONAL, MUDANÇA, CRISE, EXPANSÃO, entre outros. – Human Resources Management in several contexts: M&A, International, Changing, Crises, Expansion, among others.




Bibliografia Obrigatória

Snell, S. & Bohlander, G.; Human Resource Management, Thomson, 2007

Bibliografia Complementar

Beardwell, J, Holden, L. & Claydon, T.; Human Resource Management: A Contemporary Approach,, Prentice Hall, 2004
Bohlander, G., Snell, S. & Sherman, A.; Administração de Recursos Humanos, Thomson, 2001 (versão brasileira de uma versão anterior à do manual adoptado)
Caetano, A.; Avaliação de Desempenho: Metáforas, Conceitos e Práticas, RH Editora, 1991
Câmara, P., Guerra, P. & Rodrigues, J.; Humanator: recursos humanos e sucesso empresarial, Publicações Dom Quixote, 2001
Carvalho, J.; O Balanço Social da Empresa: uma abordagem sistémica, Editorial Minerva, 1991
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R. & Cardoso, C.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, RH Editora, 2005
Devillard, O.; A Dinâmica das Equipas, Eyrolles, 2000
Herriot, P. & Pemberton, C. ; Competitive Advantage Through Diversity: Organizational Learning from Difference, Sage Publications, 1995
Magalhães, R.; Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional, Edições Sílabo
António Caetano & Jorge Vala ; Gestão de Recursos Humanos , Rh editora, 2002
Pereti, J.M. ; Recursos Humanos, Edições Sílabo, 2004
Torrington, D., Hall, L. & Taylor, S.; Human Resource Management, Prentice-Hall Europe, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação desta disciplina pressupõe a frequência de sessões teóricas e práticas, procurando-se obter uma forte integração entre a exposição, estudo de casos, exercícios e recurso a material audio-visual, tendo como finalidade a optimização de condições para a aquisição e desenvolvimento de competências por parte dos alunos.

Recorrer-se-á ainda a profissionais de relevo na matéria, de modo a proporcionar-se um contacto mais directo entre os alunos e as matérias tratadas, através de realização de um conjunto de palestras.

Software

Não aplicável
Não aplicável

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 64,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

a. Realização de 2 mini –testes (cada 25%)
b. Realização de 1 trabalho de grupo (30%)
c. Trabalho de síntese sobre Palestras (10%)
d. Outros elementos: motivação, empenho nas aulas e nos trabalhos, pontualidade e relevância de questões colocadas (10%)

Observações

Contactos:

Margarida Pedrosa (mpedrosa@fe.up.pt)

Carla Martins (cmartins@fe.up.pt)



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