Gestão de Recursos Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Comportamento Organizacional e Recursos Humanos |
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objectivo da disciplina é a sensibilização dos alunos para o seu papel futuro de Gestores de Pessoas: a importância da gestão de recursos humanos, em linha com a estratégia da organização, assim como os seus principais processos.
As aulas sobre o tema genérico de Gestão de Recursos Humanos são de tipo teórico-prático, nas quais se combinam sessões expositivas, com exercícios que ilustram os conhecimentos transmitidos.
Programa
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Human Resources Management
1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - Introduction to Human Resources Management
1.1. Os desafios que se colocam hoje à gestão das empresas e à gestão das pessoas – The actual management and HR chalenges
1.2. Evolução histórica da gestão de recursos humanos – Historical development of HR management
1.3. Uma abordagem sistémico-contingencial de gestão de recursos humanos – A contingencial-systemic approach of HR management
1.4. Articulação entre alguns modelos de gestão de empresas e de gestão de recursos humanos – Relation between some management and HR management models
2. ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – HR strategy and Planning
2.1. Articulação entre estratégia e planeamento de recursos humanos – Relation between strategy and HR planning
2.2. A visão e o projecto de empresa – The vision and company’s project
2.3. Alguns métodos de planeamento de recursos humanos – Some HR planning methods
3. RECRUTAMENTO E SELECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – HR recruitment and selection
3.1. Formas de recrutamento – Types of recruitment
3.2. Principais técnicas de selecção – Main selection technics
3.3. O plano de integração e acolhimento – Welcome and integration planning
4. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – HR training and development
4.1. Formação e aprendizagem – Training and learning
4.2. Modelos de desenvolvimento de competências – Competencies development models
4.3. O diagnóstico das necessidades e o Plano de Formação – Needs diagnosis and training planning
4.4. Articulação entre o Plano de Formação e a gestão do conhecimento – Relation between training planning and knowledge management
5. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - Performance appraisal
5.1. Objectivos da avaliação do desempenho – Performance appraisal goals
5.2. Instrumentos da avaliação do desempenho – Performance appraisal instruments
5.3. Qualificação e desempenho – Qualification and performance
6. A MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS – HR maintenance
6.1. Os sistemas de recompensa salarial – salary reward systems
6.2. O plano de benefícios sociais – Social benefits planning
6.3. As relações de trabalho – Work relationships
6.4. O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal – The balance between professional and personal life
7. O BALANÇO SOCIAL – The social balance
7.1. Para um desenvolvimento sustentado: responsabilidade social da Empresa – Towards a supported development: Company’s social responsibility
7.2. Ética e comportamento organizacional: ajustamento entre pessoa e organização – Ethics and organizacional behaviour: adjustment between person and organization
8. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CONTEXTO DE FUSÃO E AQUISIÇÃO DE EMPRESAS: como aumentar a eficácia das equipas de trabalho – HR management in process of mergers and acquisitions: how to increase the effectiveness of work teams
Bibliografia Obrigatória
Beardwell, J, Holden, L. & Claydon, T. ; Human Resource Management: A Contemporary Approach, Harlow: Prentice Hall, 2004
Bohlander, G., Snell, S. & Sherman, A. ; Administração de Recursos Humanos, São Paulo: Thomson, 2001
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R. & Cardoso, C. ; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa: Rh editora, 2005
Herriot, P. & Pemberton, C. ; Competitive Advantage Through Diversity: Organizational Learning from Difference, London: Sage Publications, 1995
Neves, J. ; Gestão de Recursos Humanos: evolução do problema em termos dos conceitos e das práticas. In António Caetano & Jorge Vala (organizadores), Gestão de Recursos Humanos (pp. 3-30), Lisboa: Rh editora, 2002
Torrington, D., Hall, L. & Taylor, S. ; Human Resource Management, Harlow: Prentice-Hall Europe, 2005
Câmara, P., Guerra, P. & Rodrigues, J. ; Humanator: recursos humanos e sucesso empresarial, Publicações Dom Quixote, 2001
Pereti, J.-M. ; Recursos Humanos, Lisboa: Edições Sílabo, Lda., 2004
Rego, A.; ). Comportamentos de Cidadania nas Organizações, Lisboa: McGraw-Hill, 2002
Caetano, A. ; Avaliação de Desempenho: Metáforas, Conceitos e Práticas, Lisboa: RH Editora, 1991
Carvalho, J. ; O Balanço Social da Empresa: uma abordagem sistémica, Lisboa: Editorial Minerva, 1991
Devillard, O. ; A Dinâmica das Equipas, Lisboa: Eyrolles, 2000
Magalhães, R. ; Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional, Lisboa: Edições Sílabo, Lda., 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A leccionação desta disciplina pressupõe a frequência de sessões teórico-práticas sobre o tema geral da Gestão de Recursos Humanos.
Software
Não aplicável
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Hipótese A
- Realização de 2 mini-testes: 70% (ou 90%, no caso de não haver trabalho de grupo)
- Participação/Avaliação das aulas: 10%
- Trabalho de grupo: 20%
Hipótese B
- Exame final:100%
Observações
A documentação de apoio à disciplina, além da que é referida na bibliografia, será fornecida no final de cada sessão.
Todo o contacto geral com os alunos será efectuado com base em mensagens de correio electrónico, para:
Manuel José Moreira - mjmor@fe.up.pt ou
mmoreira@sapo.pt