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Organização e Gestão da Empresa

Código: EIG0034     Sigla: OGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Marketing e Estratégia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 67 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 7 56 187

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transmitir aos alunos uma visão integrada dos modelos organizacionais, do papel da gestão (do gestor) e dos instrumentos de gestão necessários para implementar com sucesso uma dada estratégia. Desenvolver nos alunos a percepção de como a empresa pode interactuar com a envolvente e, com base na posição actual, como formular estratégias de competitivas e de desenvolvimento. É dada ênfase ao alinhamento das políticas de produção, "marketing" e logística, com os objectivos e estratégias das empresas.

Programa

INTRODUÇÃO A EMPRESA E A GESTÃO: Tipos e classificação das empresas. Os «stakeholders» da organização. Noções de mercado e de "marketing": Mercados e produtos, importância da Satisfação do Cliente, identificação de mercados a abordar, matriz produto-mercado, ciclo de vida do produto. O conceito de Gestão. O processo de Gestão: planeamento, organização, liderança e controlo. Níveis de Gestão: Gestão estratégica vs. Gestão Funcional.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO: Teorias clássicas; a Escola das relações humanas; Abordagem sistémica; Abordagem socio-técnica; Abordagem contingencial; Contribuições asiáticas; A «learning organization». O gestor: Os papéis do gestor. Capacidades do Gestor.
PLANEAMENTO: O planeamento no processo de Gestão. Planeamento estratégico e operacional. Planeamento Estratégico: Análise Estratégica do Negócio (Análise do meio envolvente, Atractividade da Indústria, Análise Interna, Análise Competitiva SWOT) e Formulação de Estratégias competitivas de negócio (diferenciação, segmentação, custo e valor). Formulação de Estratégias Funcionais. Processo de tomada de decisão em Gestão. Estabelecimento de objectivos e planos de acção. A natureza dos objectivos organizacionais. Gestão por objectivos.
ORGANIZAÇÃO: Elementos caracterizadores da estrutura organizacional: divisão de trabalho e sua coordenação. Métodos de integração vertical e horizontal. Tipos de estruturas organizacionais: estruturas funcionais, divisionais, mistas, matriciais e em rede. Configurações organizacionais de Mintzberg.
LIDERANÇA E OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DA GESTÃO: Motivação, comunicação, gestão de grupos e liderança. Características individuais. Percepção, atribuição, atitude e comportamento. Conceito de motivação. Teorias da motivação. Comunicação: natureza da comunicação e o seu papel gestão. Tipos de comunicação e canais de comunicação na organização. Liderança: o papel da liderança na gestão. Gestor vs. líder. Estilos de liderança. Abordagem contingencial da liderança. Fontes de poder. Poder vs. liderança. Gestão de conflitos. Cultura organizacional e gestão da mudança.
CONTROLO DE GESTÃO: O processo de controlo. Desenvolvimento de sistemas de controlo. Controlo orçamental. O Balanced Scorecard.

Bibliografia Obrigatória

Freire, A.; Estratégia: Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, Lisboa , 1997
Strategor; Strategor: Política Global da Empresa, Publicações Don Quixote, Lda, Lisboa, 2000
Vasconcelos, B.C.; Organização e Estratégia (textos didácticos), FEUP
Gerry Johnson, Richard Whittington, Kevan Scholes,; Exploring strategy. ISBN: 0-273-73702-3
Luis R. Gomez-Mejia, David B. Balkin, Robert L. Cardy; Management. ISBN: 0-07-111131-X

Bibliografia Complementar

Hitt, Michael A.; Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2
Porter, Michael E.; Competitive Advantage. ISBN: 0-02-925090-0
Porter, Michael E.; Competitive strategy. ISBN: 0-02-925360-8
Drucker, Peter F.; The practice of management
Robert M. Grant; Contemporary Strategy Analysis and Cases: Text and Cases, 7th Edition, Wiley, 2010. ISBN: 978-0-470-74709-4
Miguel Pinha e Cunha, Margarida Duarte, Nicholas O´Shaughnessy e Ana Regina Marcelino; Marketing Conceitos e Casos Portugueses, Escolar Editora, 2004. ISBN: 972-592-174-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição dos conceitos. Aulas práticas com discussão de "casos de empresas". Cada "caso" é apresentado e analisado por um grupo (3 a 5 alunos), sendo depois discutido sob a orientação do docente e com a participação dos restantes alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 48,00
Análise dos casos de estudo Trabalho escrito 60,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo da matéria leccionada Estudo autónomo 79
Total: 79,00

Obtenção de frequência

Não ultrapassar nº permitido de faltas.
Apresentação e discussão de 2 casos de estudo.

Fórmula de cálculo da classificação final

(i) Apresentação e discussão de casos com peso de 30% na classificação final e
(ii) Exame escrito com peso de 70% na classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Resolução de 1 Caso de Estudo individual(30%) + Exame Final (70%)

Melhoria de classificação

Componente de exame: Exame de Recurso.
Componente de avaliação prática/distribuída (resolução de casos em grupo): resolução de 1 Caso de Estudo individual.
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