Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0031

Marketing

Código: EIG0031     Sigla: MK

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Marketing e Estratégia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGEI 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6 6 56 160
MIEIG 58 Plano de estudos de transiçao para 2006/07 4 - 6 56 160
5
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de experiências empresariais e técnicas fundamentais para que o seu início de carreira profissional se possa dar de forma eficaz.

Programa

Conceito de Marketing. A importância do conceito de Marketing na definição de Área de Negócio da Empresa. Marketing versus Vendas, enfoques antagónicos ou complementares? Contexto do Marketing, o meio ambiente empresarial num Mercado Gobal. Definição de Mercado, Procura Primária e Selectiva. O Comportamento do Consumidor no mercado de consumo e no mercado industrial. O Processo de Compra como suporte do Marketing Industrial: a identificação dos intervenientes, seu papel e motivações. A Pesquisa de Mercado: abordagem, metodologias e dificuldades. O Marketing de Serviços e respectivas especificidades. A escolha dos parametros de Segmentação e definição do Grupo Alvo. O Posicionamento na base da construção de uma Estratégia de Marketing. Os recuros disponiveis e respectiva interacção – o Marketing Mix. Politicas de PRODUTO: ciclo de vida, gestão da carteira de produtos, modelo BCG e política de Marca e embalagem. Politicas de SERVIÇO: caracterização dos serviços e modelo SERVQUAL. Politicas de PREÇO: decisões sobre o preço, objectivos, limitações e elasticidade. Politicas de DISTRIBUIÇÃO: sua importância na estratégia, escolha dos canais e estruturação dos pontos de venda. Politicas de COMUNICAÇÃO: condicionantes, os “mass media”, as promoções e as relações públicas – “above de line” e “below de line”; o Plano de Comunicação; a Força de Vendas, organização, animação e gestão. A elaboração de um Plano de Marketing. A Globalização e o Marketing Internacional.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta disciplina os conceitos são introduzidos progressivamente através do acompanhamento de casos reais de Empresas. Para isso são organizados grupos de trabalho compostos por 3 a 4 alunos que acompanham o evoluir de uma Empresa à sua escolha, através de pequenos trabalhos que são discutidos em aula. Finalmente é-lhes solicitado um trabalho final mais extenso onde eles desenvolvem um Plano de Marketing Estratégico para a Empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Trabalhos Individuais 10h; Trabalhos de Grupo 43h; Estudo 50h; Apresentação do Trabalho Final 1h Exame 106,00 2007-10-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O Marketing aprende-se vivendo-o. Assim as apresentações dos trabalhos individuais e de grupo e respectivas participações em aula, são condições importantes para a obtenção de Frequència.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos práticos - entre 40 e 70%.
Exame final - entre 60 e 30%.

Provas e trabalhos especiais

Espera-se que o trabalho final (relatório e apresentação) seja de utilidade comprovada para as respectivas Empresas. A experiência passada tem demonstrado essa particularidade e essa condição é considerada muito importante na avaliação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apresentação de um trabalho individual e respectiva defesa(40%).
Exame final (60%).

Melhoria de classificação

Exame: Recurso
Trabalhos: Apresentação de trabalho individual como recurso excepcional à não obtenção de frequência.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-24 às 19:55:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias