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Gestão da Produção

Código: EIG0029     Sigla: GP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Operações

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 97 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 160
MIEM 76 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 56 160

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1 BASES: A eficácia dos Sistemas de Produção é uma fonte de vantagem competitiva para as empresas ou para os países. A Gestão da Produção pretende fornecer orientações sobre como planejar, organizar, operar e controlar os sistemas de pessoas, matérias-primas, equipamentos e instalações, a fim de servir os clientes de produtos ou serviços em termos competitivos.

2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos uma visão integrada de conceitos importantes, técnicas e estratégias da Produção / Gestão de Operações. Ao concluir o curso, espera-se que os alunos adquiram uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis, permitindo-lhes tomar melhores decisões no âmbito deste campo de estudo. Os estudantes são treinados para analisar melhor as situações de produção, reconhecendo "trade-offs" entre custo, tempo, qualidade e flexibilidade na concepção de soluções para sistemas competitivos. Eles devem estar cientes dos níveis estratégico, tático e operacional das decisões a serem tomadas.

3 - CONHECIMENTO PRÉVIO
Materiais Fonte
Distribuições Estatísticas Estatística I
Programação Linear Investigação Operacional I
Programação Inteira Investigação Operacional II

4 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente científica de 20%
Componente tecnológica de 80%

5 - RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Conhecimento e Compreensão - Compreender a importância da Gestão de Operações para obter vantagens competitivas no mercado; Conhecer os principais métodos para lidar com os problemas enfrentados para gerir os principais tipos de organização da produção.

Análise de engenharia - estudante será capaz de usar ferramentas de análise de processo para melhor descrever os problemas enfrentados ou fazer o diagnóstico dos sistemas existentes para priorizar melhorias.

Engenharia (Conceção) - Os alunos irão compreender melhor as conexões entre produto e conceção de processos, levando em conta o volume de produção previsto e as implicações económicas das decisões tomadas no início do projeto.

Investigações - A utilização dos recursos de internet e DVD do livro principal é necessária para obter uma melhor compreensão do campo de estudo.

Prática de Engenharia - O uso de diversas simulações durante as sessões de prática e os dois dias completos de "imersão" num "simulador de produção digital" (opcional) fornece experiência “mãos-na-massa” na melhor resolução de problemas de produção. Trabalhar os casos propostos promove as capacidades de trabalho em equipe e a aplicação das ferramentas aprendidas na cadeira.

Competências transferíveis - Os alunos devem ser capazes de usar as suas novas competências para "ligar os pontos" entre os diferentes aspectos dos problemas e gerir as interações das soluções propostas para os problemas mais complexos.

Programa

Introdução ao campo de estudos:Estratégia e Pilares da Competitividade: Custo, Qualidade, Tempo e Flexibilidade.
Programação Linear para Gestão da Produção.
Análise de processos industriais.
Implantações Industriais (incluindo balanceamento de linhas de montagem).
Planeamento Agregado da capacidade.
Just-in Time, com referência especial a técnicas de redução de tempos de “setup” (SMED).
Loteamento com procura dinâmica: Heurítica de SilverMeal; Programação Dinãmica- Algoritmo de Wagner-Whitin; Optimização via MIP.
Sequenciamento de Operações. Mapa de Gantt. Regras de despacho.
Produção Sincronizada e Teoria das Restrições (Goldratt).

Bibliografia Obrigatória

Chase, Richard B.; Operations management for competitive advantage. ISBN: 0-07-121555-7 (11ª edição)

Bibliografia Complementar

Hopp, Wallace J.; Factory physics. ISBN: 0-07-116378-6
Eliyahu M. Goldratt; Production the TOC way. ISBN: 0-88427-175-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conceitos e técnicas serão exemplificados através de exercícios, casos práticos e resolução de problemas em simuladores informáticos. São utilizados como meios de apoio computadores, "datashow" , retroprojectores e muito quadro branco. Fomenta-se a escrita de relatórios e técnicas de apresentação oral de resultados. Promove-se capacidade de trabalho em equipa.

Software

Simulador de Produção
Microsoft EXCEL
LEKIN

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia industrial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
1º Teste Exame 2,00
Caso Trabalho escrito 44,00
2º Teste Exame 2,00
Trabalhos de Casa Teste 26,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Pesquisa Internet Estudo autónomo 6
Estudo Estudo autónomo 26
Total: 32,00

Obtenção de frequência

i) não exceder nº limite de faltas;

Fórmula de cálculo da classificação final

i)Caso: 20%.
ii)2 Testes (cada 40%): 80%
Nota mínima em cada Teste: 6, média > 9 valores.
Para obter nota final >=18, terá de realizar uma oral.

Provas e trabalhos especiais

Workshop Produção (2 dias=16h) (simulação em computador - opcional; não conta para avaliação )

Para ter aprovação na cadeira no caso de Avaliação Especial (TE, DA, ...) terá de no mesmo dia de concluir uma prova que versa a matéria do Caso Final de Gestão de Produção (20%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Será realizado um exame final (80%); terá de no mesmo dia do exame concluir uma prova que versa a matéria do Caso Final de Gestão de Produção (20%).

Melhoria de classificação

Pode ser realizada na ocorrência seguinte da cadeira, realizando os testes intermédios ou através de um exame final, no calendário de exames proposto pela FEUP (80%) mais a nota obtida na resolução do caso final (20%)
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