Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0026

Investigação Operacional II

Código: EIG0026     Sigla: IO II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGEI 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 6 6 56 160
MIEIG 45 Plano de estudos de transiçao para 2006/07 3 - 6 56 160
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos específicos:

Conhecimento de diferentes técnicas de Investigação Operacional (IO). Capacidade de formular problemas reais e de os resolver utilizando a técnica de IO adequada .

Espera-se que os alunos, no final do período lectivo:

1. Dominem as diferentes técnicas de Investigação Operacional apresentadas.
2. Sejam capazes de formular diferentes problemas reais.
3. Saibam seleccionar e aplicar as técnicas de Investigação Operacional para a resolução desses problemas.

Programa

CADEIAS DE MARKOV: Processos e cadeias de Markov. Matriz e diagrama de transição. Estrutura da matriz de transição. Análise de cadeias de Markov regulares e de cadeias de Markov absorventes. Generalizações.
SISTEMAS DE ESPERA: Definição e classificação de sistemas de espera. Sistema M/M/1: (GD,+00). Outros sistemas Markovianos com um ou mais postos de atendimento. Sistemas Markovianos com capacidade limitada e sistemas fechados. Sistemas com clientes com prioridades distintas. SIMULAÇÃO: Objectivos e limitações. Diferentes abordagens utilizadas na simulação. O método dos acontecimentos e método do processo. Entidades e filas. Diagramas de sequência. O relógio. Manipulação da informação. Referência a diferentes linguagens de simulação. Discussão de casos reais.
PROGRAMAÇÃO SEPARÁVEL: Separabilidade da função objectivo e restrições. Linearização do problema. Resolução pelo método Simplex. Condições de optimalidade global.
PROGRAMAÇÃO INTEIRA (PI): Formulação de problemas. Resolução de problemas: Método de 'branch-and-bound', método de enumeração implicita, método dos planos de corte. Resolução de problemas de PI com recurso ao Excel.
OPTIMIZAÇÃO NÃO-LINEAR: Métodos analíticos de optimização: Optimização sem restrições e optimização com restrições (método dos multiplicadores de Lagrange e teorema de Kuhn-Tucker).

Bibliografia Principal

São distribuídos aos alunos textos de apoio, enunciados de problemas e respectivas resoluções, cobrindo as diferentes matérias versadas na disciplina.
Winston, W.L.

Bibliografia Complementar

Hillier, F.S. and G.J. Lieberman,

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No âmbito desta disciplina, combinam-se aulas de exposição com aulas de resolução de problemas e discussão de casos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Resolução, fora das aulas, de exercícios Teste 25,00
Realização do trabalho de simulação Trabalho escrito 25,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo, fora das aulas, da matéria leccionada Estudo autónomo 56
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Não exceder o limite de faltas.
Realização de 2 mini-testes + 1 Trabalho prático de Simulação

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida calculando uma média pesada das classificações obtidas:

1º Mini-teste (40% da classificação final)
2º Mini-teste (40% da classificação final)
Trabalho prático Simulação (20% da classificação final)

Provas e trabalhos especiais

Trabalho em grupo de aplicação da técnica de Simulação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Participação nos Mini-testes que integram a avaliação distribuida, e realização do trabalho de aplicação da técnica de Simulação.

Melhoria de classificação

O aluno poderá repetir um (e um só) dos 2 mini-testes.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-03 às 19:42:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias