Investigação Operacional II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos |
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos específicos:
Conhecimento de diferentes técnicas de Investigação Operacional (IO). Capacidade de formular problemas reais e de os resolver utilizando a técnica de IO adequada .
Espera-se que os alunos, no final do período lectivo:
1. Dominem as diferentes técnicas de Investigação Operacional apresentadas.
2. Sejam capazes de formular diferentes problemas reais.
3. Saibam seleccionar e aplicar as técnicas de Investigação Operacional para a resolução desses problemas.
Programa
CADEIAS DE MARKOV: Processos e cadeias de Markov. Matriz e diagrama de transição. Estrutura da matriz de transição. Análise de cadeias de Markov regulares e de cadeias de Markov absorventes. Generalizações.
SISTEMAS DE ESPERA: Definição e classificação de sistemas de espera. Sistema M/M/1: (GD,+00). Outros sistemas Markovianos com um ou mais postos de atendimento. Sistemas Markovianos com capacidade limitada e sistemas fechados. Sistemas com clientes com prioridades distintas. SIMULAÇÃO: Objectivos e limitações. Diferentes abordagens utilizadas na simulação. O método dos acontecimentos e método do processo. Entidades e filas. Diagramas de sequência. O relógio. Manipulação da informação. Referência a diferentes linguagens de simulação. Discussão de casos reais.
PROGRAMAÇÃO SEPARÁVEL: Separabilidade da função objectivo e restrições. Linearização do problema. Resolução pelo método Simplex. Condições de optimalidade global.
PROGRAMAÇÃO INTEIRA (PI): Formulação de problemas. Resolução de problemas: Método de 'branch-and-bound', método de enumeração implicita, método dos planos de corte. Resolução de problemas de PI com recurso ao Excel.
OPTIMIZAÇÃO NÃO-LINEAR: Métodos analíticos de optimização: Optimização sem restrições e optimização com restrições (método dos multiplicadores de Lagrange e teorema de Kuhn-Tucker).
Bibliografia Principal
São distribuídos aos alunos textos de apoio, enunciados de problemas e respectivas resoluções, cobrindo as diferentes matérias versadas na disciplina.
Winston, W.L.
Bibliografia Complementar
Hillier, F.S. and G.J. Lieberman,
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
No âmbito desta disciplina, combinam-se aulas de exposição com aulas de resolução de problemas e discussão de casos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Resolução, fora das aulas, de exercícios |
Teste |
25,00 |
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Realização do trabalho de simulação |
Trabalho escrito |
25,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo, fora das aulas, da matéria leccionada |
Estudo autónomo |
56 |
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Total: |
56,00 |
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Obtenção de frequência
Não exceder o limite de faltas.
Realização de 2 mini-testes + 1 Trabalho prático de Simulação
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será obtida calculando uma média pesada das classificações obtidas:
1º Mini-teste (40% da classificação final)
2º Mini-teste (40% da classificação final)
Trabalho prático Simulação (20% da classificação final)
Provas e trabalhos especiais
Trabalho em grupo de aplicação da técnica de Simulação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Participação nos Mini-testes que integram a avaliação distribuida, e realização do trabalho de aplicação da técnica de Simulação.
Melhoria de classificação
O aluno poderá repetir um (e um só) dos 2 mini-testes.