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Sistemas de Informação I

Código: EIG0021     Sigla: SI I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~sibd/
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGEI 1 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 6 6 56 160
MIEIG 47 Plano de estudos de transiçao para 2006/07 3 - 6 56 160
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de identificação de factores críticos de sucesso e de modelação de actividades e processos de negócio.

2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação conceptual de informação, em particular de classes de objectos.

3. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação da interacção com os utilizadores, em particular interacção gráfica.

4. Preparar os alunos para utilizarem uma metodologia de projecto de engenharia informática.

5. Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou SGBDr, para prototipificação de Sistemas de Informação, que por sua vez requer:

6. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação relacional.

Programa

1. PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
Introdução aos processos de análise e modelação de sistemas e organizações; Introdução ao projecto de construção de um SI.

2. MODELAÇÃO DA INTERFACE COM O UTILIZADOR:
Introdução ao processo de modelação da interacção com utilizadores; Introdução ao modelo OAI, às formas de especificação e às ferramentas de prototipificação; Recomendações, princípios e regras para concepção de interfaces; Principais modelos de interacção: menus, formulários, caixas de diálogo e manipulação directa; Problemas sobre modelação da interacção com utilizadores.

3. MODELAÇÃO CONCEPTUAL DE CLASSES: O Processo de Modelação Estática de Classes; Classes de Objectos, Atributos e Métodos; Ligações, Associações e Agregações Simples; Generalização e Herança Simples; Mapeamento entre o Modelo de Classes e o Modelo Relacional.

4. PROJECTO DE BASES DE DADOS:
Introdução aos SGBD - Sistemas de Gestão Bases de Dados; Sistemas Relacionais e Linguagem SQL; Normalização Funcional de Dados para Concepção de BDr; Outros Modelos de SGBD.

5. ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES, PROCESSOS E SISTEMAS:
Introdução aos processos de análise e modelação de organizações; Análise dos Factores Críticos de Sucesso; Reengenharia dos processos de negócio; Modelo de actividades de sistemas ou organizações.

6. CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS FINAIS.

Observações Bibliográficas

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Bibliografia principal:

Documentação disponível na página da disciplina (ver SiFEUP).

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Bibliografia complementar:

[Blaha & Premerlani 1998] Michael R. Blaha, William J. Premerlani: Object-Oriented Modeling and Design for Database Applications, Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall 1998, xv+484 pp.; ISBN: 0-13-123829-9.

[Date 1995] C. J. Date: An Introduction to Database Systems (6th Edition), Reading, Massachusetts: Addison Wesley Publishing Company 1995, Systems Programming Series, World Student Series Edition, xxiii+839 pp.; ISBN: 0-201-82458-2.

[Rockart 1979] John F. Rockart: Chief Executives Define their own Data Needs, Harvard Business Review, 2 (March-April 1979), pp. 81-93.

[Rummler & Brache 1995] Geary A. Rummler, Alan P. Brache: Improving Performance: How to Manage the White Space on the Organization Chart (2nd Edition). San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1990, xxv+226 pp.; ISBN 0-7879-0090-7.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação desta disciplina baseia-se nos seguintes 5 componentes de actividades complementares de ensino pelos docentes e de aprendizagem pelos alunos:

A1. NOÇÕES TEÓRICAS
A exposição de noções teóricas feita nas aulas deverá ser apreendida pelos alunos através de actividades de estudo e conceptualização.

A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS
A exposição de casos e respectivas resoluções realizadas nas aulas deverá ser objecto de estudo, conceptualização e experimentação com novos problemas por parte dos alunos.

A3. FERRAMENTA SGBD
A apresentação da ferramenta informática (Microsoft Access) feita nas aulas deverá conduzir à exploração e experimentação da referida ferramenta de uma forma autónoma pelos alunos.

A4. PROTÓTIPO DE SI
O projecto de desenvolvimento de um protótipo de SI, realizado por grupos de alunos, será alvo de acompanhamento por parte dos docentes da disciplina durante as aulas.

A5. RELATÓRIO DE UMA APRESENTAÇÃO OU VISITA DE ESTUDO (componente a confirmar)
O seminário realizado por um profissional de Sistemas de Informação convidado, ou o contacto com a realidade de Sistemas de Informação de uma empresa, deverá traduzir-se na elaboração de um relatório por parte dos alunos.

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MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
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A avaliação baseia-se nos seguintes 4 componentes (P1 a P4):

P1. Avaliação de Conhecimentos de Access (prova eliminatória - 0%).
Nota mínima: positiva.

Avaliação individual em aula da experiência com o SGBD, ou seja, dos conhecimentos adquiridos sobre utilização de Access. Os alunos que anteriormente demonstrarem bons conhecimentos podem ser eventulamente dispensados desta prova.

Datas de avaliação: avisadas nas aulas.

P2. Mini-Testes nas Aulas sobre Matéria Teórica (1 valor cada - melhores 4 de 5 - 20%)

Avaliação individual na aula com uma prova de duração máxima de 30 minutos. Contam apenas as 4 melhores notas das 5 provas realizadas (o que significa que uma das provas é opcional).

P3. Projecto do Trabalho de Grupo (10 valores - 50%).
Nota mínima: 50%.

P3.1. Contrato de Desenvolvimento do Projecto de trabalho de grupo (3 valores - 15%)
Relatório com a proposta de trabalho de grupo, incluindo as versões iniciais de: Manual de qualidade do projecto; Plano de actividades, agendas e actas de reuniões; Especificação de requisitos dos utilizadores; Especificação de suportes lógicos e interfaces externas; e Apresentação de progresso (apenas o formato, nesta versão inicial).

Data de entrega do relatório: avisada nas aulas.

P3.2. Protótipo em MS Access e Apresentação (7 valores – 35%).
Avaliação do trabalho de grupo realizado em MS Access. O trabalho deve ser entregue em suporte informático (disquete, CD-ROM ou ZIP 100MB).

Data de entrega do relatório: avisada nas aulas.

P4. Mini-testes sobre Modelação e sobre SQL (2 mini-testes de 3 valores cada: 6 valores - 30%).
Nota mínima: 35%.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É necessário obter as classificação mínimas indicadas para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação”, Conselho Pedagógico da FEUP).

As provas escritas serão sem consulta, sendo fornecidas as principais fórmulas eventualmente necessárias. A avaliação terá também em conta a apresentação, correcção e qualidade do português utilizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ver descrição anterior.

Provas e trabalhos especiais

Ver descrição anterior.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial (trabalhador-estudante, militar, dirigente associativo, militar ou atleta de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação indicadas anteriormente, ou substituir as componentes P1 e P3.2 por uma prova prática individual em computador, a realizar em data a marcar com o docente, envolvendo a construção do protótipo especificado em documento entregue previamente como componente de avaliação P3.1 (P3.1=3 valores – 15%). Esta prova terá a duração aproximada de 5 horas (P1+P3.2=7 valores – 35%). Além disso, em vez das provas P2 e P4 devem submeter-se a uma prova escrita final P4 (a realizar em data a marcar) cuja componente teórica será valorizada em 4 valores e a componente prática em 6 valores (P4.1+P4.2=10 valores – 50%).

Melhoria de classificação

Ver descrição anterior e secção seguinte para casos especiais.

Observações

Os alunos que já têm frequência à disciplina e que realizaram o trabalho de grupo de forma satisfatória, podem requerer que a respectiva classificação seja considerada para efeitos das componentes P1 e P3. A valorização da classificação obtida no ano anterior será feita com base numa regra de proporcionalidade simples (por exemplo se um aluno obteve uma classificação de 16 valores numa escala de 0-20 no trabalho P3, e se no presente ano a componente P3 vale 6 valores – 30%, o trabalho valerá (16/20)x6=4,8 valores.

Todo o contacto geral com os discentes será efectuado com base em mensagens de correio electrónico, em particular com base nos endereços que constam do SIFEUP.
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