Eletricidade e Eletrónica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e Electrónica no âmbito do curso de Engenharia Industrial e Gestão.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes:
1. saibam utilizar as ferramentas tradicionais de análise de circuitos eléctricos de corrente contínua e de corrente alternada;
2. saibam analisar circuitos electrónicos elementares;
3. saibam utilizar equipamento laboratorial corrente: osciloscópios, multímetros, fontes de alimentação, geradores de sinal.
Programa
1. Análise de circuitos DC
1.1. circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
1.2. máxima transferência de potência
1.3. amplificadores operacionais
1.4. amplificador operacional ideal
1.5. o amplificador operacional em anel aberto e com realimentação
1.6. circuitos DC com amplificadores operacionais
1.7. limitações físicas do amplificador operacional
2. Análise de circuitos AC
2.1. elementos armazenadores de energia
2.2 circuitos AC com amplificadores operacionais
2.3. fontes de tensão/corrente AC
2.4. análise de circuitos com elementos dinâmicos
2.5. fasores e impedância
2.6. métodos de análise de circuitos AC
2.7. resposta em frequência de circuitos AC
3. Potência em circuitos AC
3.1. potência activa, reactiva e aparente
3.2. factor de potência
4. Sistemas trifásicos
4.1 análise de circuitos trifásicos
4.2. potência em circuitos trifásicos
5. Semicondutores e díodos
5.1. condução eléctrica nos semicondutores
5.2. a junção PN
5.3. modelos lineares para os díodos
5.4. circuitos com díodos
6. Transístores
6.1. o transístor BJT
6.2. polarização de transístores
6.3. circuitos com transístores
Bibliografia Obrigatória
Rizzoni, Giorgio;
Principles and applications of electrical engineering. ISBN: 0-07-121771-1
Electricidade e Electrónica: Guia de trabalhos práticos (disponível no site da disciplina)
Electricidade e Electrónica: slides (disponível no site da disciplina)
Bibliografia Complementar
Hayt, Jr., William H.;
Análise de circuitos em engenharia. ISBN: 978-85-7726-021-8
Alexander, Charles K.;
Fundamentos de circuitos eléctricos. ISBN: 978-85-86804-97-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dois tipos de aulas complementares (teórico-práticas (T.P.) e práticas (P.)), cujos objectivos se interligam entre si: exposição do programa da unidade curricular e resolução de problemas (T.P.) e execução de trabalhos práticos em laboratório (P.).
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electrónica
Ciências Físicas > Física > Electrónica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,50 |
|
|
Mini-testes |
Exame |
2,00 |
|
2010-06-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo regular |
Estudo autónomo |
69,5 |
2010-06-18 |
Estudo para mini-testes |
Estudo autónomo |
40 |
2010-06-18 |
|
Total: |
109,50 |
|
Obtenção de frequência
- não exceder o número limite de faltas
Fórmula de cálculo da classificação final
São objecto de avaliação:
Componente A: o desempenho do estudante nas aulas práticas, complementado pela análise de diversos trabalhos prévios;
Componente B: dois mini-testes de 60min (sem consulta).
Caso a classificação média dos dois mini-testes (componente B) seja superior ou igual a 9,0 valores, a classificação final será a média ponderada das classificações obtidas em:
- componente A (30%);
- componente B (70%).
Caso a classificação na componente B seja inferior a 9,0 valores, a classificação final terá o valor da componente B da avaliação.
Os estudantes poderão submeter-se a re-avaliação a qualquer uma das componentes da unidade curricular (componente A, através de exame laboratorial; componente B, através de teste escrito parcial ou total).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes podem optar por frequentar a unidade curricular como se fossem estudantes ordinários, submetendo-se às normas de avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão efectuar melhoria da classificação final submetendo-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.