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Eletricidade e Eletrónica

Código: EIG0010     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Automação, Instrumentação e Controlo
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGEI 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 6 6 56 160
MIEIG 76 Plano de estudos de transiçao para 2006/07 1 - 6 56 160
Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e Electrónica no âmbito do curso de Engenharia Industrial e Gestão.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos:
1. saibam utilizar as ferramentas tradicionais de análise de circuitos eléctricos de corrente contínua e de corrente alternada;
2. saibam analisar circuitos electrónicos elementares;
3. saibam utilizar equipamento laboratorial corrente: osciloscópios, multímetros, fontes de alimentação, geradores de sinal.

Programa

1. Análise de circuitos DC
1.1. circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
1.2. máxima transferência de potência
2. Análise de circuitos AC
2.1. elementos armazenadores de energia
2.2. fontes de tensão/corrente AC
2.3. análise de circuitos com elementos dinâmicos
2.4. fasores e impedância
2.5. métodos de análise de circuitos AC
2.6. resposta em frequência de circuitos AC
3. Potência em circuitos AC
3.1. potência activa, reactiva e aparente
3.2. factor de potência
4. Semicondutores e díodos
4.1. Condução eléctrica nos semicondutores
4.2. A junção PN
4.3. Modelos lineares para os díodos
4.4. Circuitos com díodos
5. Transístores
5.1. O transístor BJT
5.2. Polarização de transístores
5.3. Circuitos com transístores
6. Amplificadores operacionais
6.1. Amplificador operacional ideal
6.2. O Amplificador operacional em anel aberto e com realimentação
6.3. Circuitos com amplificadores operacionais
6.4. Limitações físicas do amplificador operacional

Bibliografia Obrigatória

Rizzoni, Giorgio; Principles and applications of electrical engineering. ISBN: 0-07-121771-1
Electricidade e Electrónica: Guia de trabalhos práticos , SAIC - DEMEGI, 2006 (Disponível no SIFEUP)
Meireles, Vítor; Circuitos eléctricos. ISBN: 972-757-386-X

Bibliografia Complementar

Electricidade e Electrónica: slides 2006/2007 (disponível no site da disciplina)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dois tipos de aulas complementares (teórico-práticas (T.P.) e práticas (P.)), cujos objectivos se interligam entre si: exposição do programa da disciplina e resolução de problemas (T.P.) e execução de trabalhos práticos em laboratório (P.).

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electrónica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 63,00
Trabalhos pévios Teste 14,00
Mini-testes Teste 3,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 82
Total: 82,00

Obtenção de frequência

- não exceder o número limite de faltas

Fórmula de cálculo da classificação final

São objecto de avaliação:
Componente A: o desempenho do aluno nas aulas práticas, complementado pela análise de diversos trabalhos prévios;
Componente B: dois mini-testes de 60min (sem consulta) a realizar nas aulas teórico-práticas.

Caso a classificação média dos dois mini-testes (componente B) seja superior ou igual a 9,0 valores, a classificação final será a média ponderada das classificações obtidas em:
- componente A (30%);
- componente B (70%).

Caso a classificação na componente B seja inferior a 9,0 valores, a classificação final terá o valor da componente B da avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos podem optar por frequentar a disciplina como se fossem alunos ordinários, submetendo-se às normas de avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.

Melhoria de classificação

Os alunos poderão efectuar melhoria da classificação final submetendo-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.

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