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Física II

Código: EA0023     Sigla: F II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.fe.up.pt/0809/course/view.php?id=668
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEA 69 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

CDIO:
1.1 Conhecimentos de ciências fundamentais (Física);
2.1 Proficiência na análise e resolução de problemas.

Gerais:
1- Familiarização com o vocabulário básico da Física e seu enquadramento científico e tecnológico.
2- Obtenção dos conhecimentos fundamentais para a compreensão da fenomenologia física na área do electromagnetismo, incluindo circuitos, radiação e óptica.
3- Desenvolvimento das capacidades de análise, individual e em grupo, dos fenómenos físicos, recorrendo ao estudo de aplicações específicas e a demonstrações experimentais.
4- Aquisição de competências de análise e resolução, individual e em grupo, de exercícios nesta área da Física e na comunicação oral e escrita dos resultados.

Detalhados:
Para informação detalhada sobre os objectivos e competências a alcançar, consultar os guias de estudo disponibilizados no Moodle@FEUP (http://moodle.fe.up.pt/).

Programa

1- Electricidade: Carga eléctrica e lei de Coulomb. Campo eléctrico e potencial eléctrico. Condutores, isoladores e dieléctricos. Energia electrostática. Corrente eléctrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua. Condensadores e circuitos RC. Condução eléctrica e componentes electrónicos dos circuitos. Célula fotovoltaica. Aparelhos de medida. Noções de fenómenos eléctricos em Biologia e na atmosfera.
2- Magnetismo: Campo magnético. Fontes do campo magnético. Forças e momentos sobre cargas e correntes. Aplicação ao motor eléctrico.
Energia magnética. Indução magnética e circuitos RL. Aplicação ao gerador de corrente alternada e ao transformador. Rudimentos de circuitos de corrente alternada.
3- Ondas Electromagnéticas: Espectro electromagnético. Produção de ondas electromagnéticas. Energia e momento linear nas ondas electromagnéticas. Propriedades da luz. Fontes de luz. Noções básicas sobre lasers. Propagação da luz. Reflexão e refracção. Polarização. Campo de radiação. Radiação térmica e corpo negro. A radiação e a Física da atmosfera.
4- Óptica: Leis e domínio da Óptica Geométrica. Aplicações aos espelhos planos e esféricos. Lentes. Aberrações. Aplicações aos instrumentos ópticos simples. Óptica Ondulatória. Diferença de fase e coerência. Interferência. Difracção e resolução. Aplicações.
5- Radiação Nuclear: Propriedades dos núcleos. Isótopos. Decaimento radioactivo. Tipos de radiação nuclear e reacções nucleares. Fissão e fusão. Efeitos biológicos da radiação. Unidades. Radioactividade natural.

Bibliografia Obrigatória

Paul A. Tipler, Gene P. Mosca; Física para cientistas e engenheiros, LTC, 2006. ISBN: 85-216-1463-2 (5ª Edição Vol. 2 )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (TP): Contacto principal com a fenomenologia física em estudo, incluindo demonstrações experimentais simples e/ou simulações de computador. Linha condutora das aulas baseada na progressão dos aspectos fenomenológicos para os modelos físicos que os explicam e para as principais leis da física a eles associados. Consolidação dos conhecimentos pela discussão de aplicações. Metodologia baseada em "effective teaching". Actividades da avaliação distribuída (AD).

Aula prática (P): Dedicada às actividades de grupo como a resolução de exercícios sob supervisão/ajuda do docente, apresentação de resultados dos trabalhos para casa e dos resultados das experiências de laboratório. Actividades da avaliação distribuída (AD).

Apoio: Todos os elementos de apoio à cadeira estarão disponíveis através do serviço de e-learning Moodle@FEUP, na área referente à cadeira, na qual os alunos se deverão inscrever (http://moodle.fe.up.pt/). Esses elementos incluem a publicação electrónica de sumários, regras de funcionamento da disciplina, apontamentos, guias de estudo com os objectivos, competências e resultados de aprendizagem detalhados, calendarização de actividades, material a usar nas aulas teórico-práticas e nos trabalhos práticos, correcções/resoluções dos trabalhos da avaliação distribuída, lançamento de classificações das componentes da avaliação distribuída, sugestões para o estudo fora das aulas e contacto com os colegas e o docente em fóruns online.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo > Física da radiação
Ciências Físicas > Física
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Óptica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Exame Exame 3,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Obtém frequência todo o aluno que:
1- Não ultrapasse o máximo permitido de faltas (25% - Normas Gerais de Avaliação, Art 4º, Nº 1), quer às aulas teórico-práticas quer às aulas práticas;
2- Obtiver classificação de 10 (dez) valores na componente da avaliação distribuída (AD).

Estão dispensados de frequência os alunos militares, trabalhadores-estudantes e os alunos que tenham obtido frequência à disciplina no ano lectivo anterior (Art 4º, Nº 3, Normas Gerais de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Elementos da avaliação:
1- Avaliação distribuída (AD), composta por três (3) minitestes individuais (50 min) (10% cada) e por trabalhos de casa (10%) e de laboratório (10%), em grupo.
2- Exame final (EF) (3h00).

Só são admitidos a exame final (EF) os alunos que tiverem obtido frequência (Normas Gerais de Avaliação, Art 7º, Nº 1).
Para obter aprovação final, a nota do exame final não pode ser inferior a dez (10) valores em vinte.

Classificação final à disciplina: A melhor de entre as classificações de exame e a dada por (AD+EF)/2.

Os alunos que possuam frequência de ano anterior podem optar, ou por manter a sua classificação de frequência, fazendo apenas o exame final (EF) e sendo a sua classificação final dada pela regra do ano lectivo em que obtiveram frequência, ou por fazer uma nova avaliação distribuída (AD), nos moldes indicados para os alunos sem frequência.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Por exame, nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação).

Melhoria de classificação

Por exame, nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação), sendo a classificação final a do exame,

Observações

Em todas as provas é permitido o uso de máquina calculadora e do formulário da disciplina.
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