Análise Matemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Básicas |
OFICIAL |
Concepção, Desenvolvimento, Implement. e Operação |
OFICIAL |
Capacid. e atit. pessoais, interp. e profissionais |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem da Engenharia. Nesse sentido tenta-se que o estudante fique habilitado a compreender e a utilizar correctamente os conceitos e os procedimentos matemáticos básicos. Esta disciplina, conjuntamente com a Análise Matemática I, ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais noutras disciplinas ao longo do restante percurso académico. Nesse sentido o seu objectivo fundamental é o de dotar os estudantes com uma base de conhecimentos que lhes facilite a compreensão da fundamentação matemática de matérias mais específicas do curso.
Especificamente, será estimulado o desenvolvimento de capacidades pessoais de resolução de problemas de forma autónoma e crítica com e sem recurso a manipuladores algébricos. Em grau menor o desenvolvimento da capacidade de pôr em equação um determinado problema. Também se procura desenvolver as capacidades de análise e discussão em ambiente de aula de questões relacionadas com a matéria leccionada.
Programa
Números Complexos. Funções reais de várias variáveis. Derivadas parciais.
Equações diferenciais. Curvas.
Aproximação Polinomial e Séries Funcionais.
Funções Reais de Variável Vectorial; Funções Vectoriais de Variável Vectorial.
Integrais Múltiplos, Curvilíneos e de Superfície.
Exemplos de aplicação utilizando equações da física matemática.
Bibliografia Obrigatória
Piskounov, N.;
Cálculo diferencial e integral
Piskounov, N.;
Cálculo diferencial e integral
Bibliografia Complementar
Diversos (Inserida no Moodle da disciplina.)
Edwards, C. Henry;
Calculus. ISBN: 0-13-095006-8
Larson, Hosteteler, Edwards; Cálculo - Vol2, McGraw Hill, 2006 (este livro está disponível na biblioteca da FEUP)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os tópicos constantes do programa referido serão leccionados procurando, para além dos aspectos formais, que o estudante interiorize os respectivos conceitos e métodos. Será usada a exposição oral, com recurso ao quadro e, ocasionalmente, à projecção de imagens de máquina de calcular, de acetatos ou dos programas indicados em software. A resolução de problemas será, sempre que possível, acompanhada com discussão dos temas abordados.
Software
Maxima
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Regras das normas gerais de avaliação no que respeita ao regime de faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
É o do exame e/ou recurso.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As previstas nas regras gerais de avaliação.
Melhoria de classificação
Exame de recurso.