Gestão da Qualidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre os fundamentos e os requisitos de sistemas de gestão da qualidade, compreendam as vantagens e os factores críticos da implementação e contactem com o processo de avaliação desses sistemas. A integração do sistema de gestão da qualidade com outros sistemas de gestão (designadamente Ambiente e Segurança no Trabalho) será também abordada. Pretende-se ainda que os alunos sejam capazes de desenvolver o planeamento, o controlo e a garantia da qualidade de processos de fabrico e de produtos, recorrendo a ferramentas básicas da melhoria da qualidade. A aplicação destas ferramentas à resolução de problemas de uma forma estruturada será também explorada.
Programa
Os conceitos de qualidade; outros termos relacionados com qualidade; o conceito de qualidade total; o sistema português da qualidade.
Evolução; diferentes abordagens da qualidade.
Sistemas de gestão da qualidade; princípios de gestão da qualidade; a norma ISO 9000:2000.
Requisitos e implementação de sistemas de gestão da qualidade; a abordagem por processos; a integração com outros sistemas (gestão ambiental e segurança no trabalho); a norma ISO 9001:2000.
O processo de auditoria aos sistemas de gestão da qualidade; a certificação.
A melhoria contínua da qualidade; a norma ISO 9004: 2000.
Resolução de problemas e melhoria da qualidade; aplicação de ferramentas da qualidade; acções correctivas e preventivas.
Planear, controlar e garantir a qualidade do produto e dos processos; o controlo estatístico do processo; análise da capacidade do processo.
Bibliografia Obrigatória
NP EN ISO 9000:2000
NP EN ISO 9001:2000
Textos do docente
NP EN ISO 9004:2000
Bibliografia Complementar
J.M. Juran, Frank M. Gryna ; Quality planning and analysis: from product development through use , 1993 (658.56/JURj/QUA3 (PISO1))
Thomas Pyzdek; Quality engineering handbook, 2003 (658.5 PYZt/QUA2(PISO1))
A. V. Feigenbaum ; Total quality control, 1991 (658.56/FEIa/TOT3 (PISO1))
Helen Howard; Managing quality, 2000 (http://site.ebrary.com/lib/feup/Doc?id=10040403 )
Joseph M. Juran; Juran's quality handbook, 1999 (http://www.knovel.com/knovel2/Toc.jsp?BookID=623 )
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e discussão de casos.
Resolução de problemas.
Desenvolvimento de dois trabalho de pesquisa bibliográfica com apresentação oral e discussão; Realização de duas visitas de estudo a empresas (em data a combinar).
Realização de três palestras de oradores convidados (em data a combinar).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Exige-se um número de faltas menor ou igual a seis.
Fórmula de cálculo da classificação final
Mini-testes - 50% (média aritmética das classificações obtidas em três testes distríbuidos).
Trabalhos de pesquisa - 25% .
Participação em duas visitas de estudo e em três palestras - 25%.
Provas e trabalhos especiais
A avaliação de casos especiais é feita por exame escrito com peso de sessenta por cento e de um trabalho de pesquisa bibliográfica com um peso de quarenta por cento na classificação final; é exigida uma classificação mínima de oito valores em vinte a cada parte como condição necessária à aprovação na disciplina.