Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objectivos das aulas teóricas e teórico práticas são idênticos aos da Física Geral I, embora aplicados a conceitos diferentes sempre com duas preocupações, aplicações actualizadas e formação básica.
Programa
Movimento Harmónico Simples:
- Cinemática do movimento harmónico simples. Equação do movimento: analogia com o movimento circular uniforme;
- Oscilações simples: sistema massa-mola, pêndulo simples e pêndulo físico;
- Energia de um oscilador harmónico simples.
Ondas unidimensionais:
- Introdução ao movimento ondulatório: ondas transversais e ondas longitudinais;
- Ondas numa corda: situação harmónica;
- Propriedades e características de uma onda harmónica;
- Efeito de Doppler.
Força eléctrica e campo eléctrico:
- Carga eléctrica;
- Lei de Coulomb;
- Campo eléctrico;
- Potencial eléctrico.
Circuitos DC:
- Noção de capacidade;
- Combinações de condensadores: em série e em paralelo;
- Energia armazenada num condensador;
- Dieléctrico;
- Intensidade de corrente e densidade de corrente eléctrica;
- Resistividade, condutividade e resistência;
- Força electromotriz;
- Lei de Joule;
- Associação de resistências em série e em paralelo.
Campo magnético:
- Campo magnético: força de Lorentz;
- Cargas em movimento num campo magnético uniforme. O espectrómetro de massa;
- Campo magnético uniforme num solenoide infinito e num fio infinito (Lei de Ampere);
Introdução às propriedades electromagnéticas dos materiais:
- Materiais condutores, isoladores, semicondutores e supercondutores;
- Materiais ferroeléctricos, piezoeléctricos e piroeléctricos;
- Materiais diamagnéticos, paramagnéticos, ferromagnéticos e com memória de forma;
Bibliografia Principal
- Fundamental University Physics (vol. II), Marcelo Alonso and Edward J. Finn (Addiosn-Wesley)
- Colecção de textos de apoio com índice selecionados da bibliografia complementar e ordenados por por capítulos.
- Colecção de problemas – aulas teórico prática
- Manual de Laboratório de Física II, introduções teóricas, instruções de execução e sugestões para orientar a análise numérica e gráfica dos trabalhos práticos.
Bibliografia Complementar
- Electromagnetismo, Jaime E. Villate (Mac Graw Hill)
- University Physics - Extended version, 9ª ed., H. D.Young, R. A. Freedeman (Adison- Wesley)
- Fundamentos de Física, M. Margarida R: R. Costa e M. José B. M. Almeida (Almedina - Coimbra).
- Introdução à Física 2ª ed, Jorge Dias de Deus e colaboradores
Mc gGaw -Hill
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conceitos são apresentados nas aulas teóricas de forma rigorosa, são resolvidos problemas, alguns nas aulas teóricas e os restantes nas aulas práticas, procurando não só ilustrar os temas que vão sendo desenvolvidos como encontrar aplicações actualizadas que motivem os alunos. As deduções são sempre apresentadas de forma a permitir orientar os processos de cálculo em problemas. As aulas práticas permitem ainda levantar as dificuldades de aprendizagem.
Estão previstas algumas aulas de laboratório ao longo do semestre (no máximo três aulas de laboratório).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
O número de faltas de um aluno em regime normal não pode exceder as três.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final do aluno será calculada como a média de quatro testes a realizar nas aulas TP (das 17:30 às 18:30), nos dias 20 de Março, 17 de Abril, 15 de Maio e 29 de Maio. O aluno terá que ter uma nota final igual ou superior a 9,5 valores para passar a Física II.
Provas e trabalhos especiais
Nas aulas de laboratório será proposta a execução de um pequeno relatório. Se tal acontecer, os conhecimentos adquiridos nas aulas de laboratório serão avaliados nos testes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica.
Melhoria de classificação
não se aplica.