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Máquinas Eléctricas

Código: EEC0073     Sigla: MELE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 6 6 63 160
MIEEC 189 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 3 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 3 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A aprovação nesta unidade curricular pressupõe que o aluno, quer ao nível da compreensão e fundamentação teórica, quer, na parte relevante, ao nível da abordagem prática e experimental, adquira os seguintes conhecimentos:
1. Aspectos fundamentais sobre a classificação, constituição e fenómenos que participam no funcionamento das máquinas eléctricas, incluindo as regras gerais para sua selecção, instalação, utilização e manutenção;
2. Aspectos construtivos específicos, teoria e características de funcionamento, modelização e ensaio de transformadores eléctricos monofásicos, bem como conceitos gerais sobre outros transformadores, incluindo transformadores potência trifásicos, transformadores de número de fases e autotransformadores, bem como transformadores de medida e de protecção.
3. Aspectos fundamentais ligados ao funcionamento das máquinas eléctricas rotativas, ao nível da produção e aproveitamento do fenómeno electromagnético e princípios de funcionamento, incluindo o das máquinas eléctricas síncronas.
4. Aspectos construtivos específicos, teoria e características de funcionamento, modelização e ensaio de motores de indução, bem como manobras de arranque, inversão de sentido de rotação, frenagem e estratégias para a variação e controlo de velocidades de accionamentos eléctricos baseados nesse tipo de motores.

Programa

O programa da unidade curricular contempla os seguintes assuntos:
Capítulo 1 - FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS
Capítulo 2 - TRANSFORMADORES ELÉCTRICOS
Capítulo 3 - INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ROTIVAS
Capítulo 4 - MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

Bibliografia Obrigatória

Fraile Mora, Jesús; Máquinas eléctricas. ISBN: 84-481-3913-5 (Texto base para apoio ao estudo.)
Amândio Morim Silva; Documentação MEle (Trabalho Laboratorial), 2007 (Inclui Guiões dos Trabalhos Laboratoriais)
Artur Fernandes Costa; Documentação MEle (Capítulos 1 e 2), 2007 (Inclui acetatos usados nas aulas teóricas e enunciados de problemas para aulas teórico-práticas)
Carlos Araújo Sá; Documentação MEle (Capítulos 3 e 4), 2007 (Inclui acetatos usados nas aulas teóricas e enunciados de problemas para aulas teórico-práticas)

Bibliografia Complementar

Ras Oliva, Enrique; Transformadores. ISBN: 84-267-0690-8 (Como alternativa ao texto de base na parte respeitante a Transformadores)
Hughes, Austin; Electric Motors and Drives, Elsevier, 2006. ISBN: 0-7506-4718-3 (Como alternativa ao texto de base na parte respeitante a Máquinas Rotativas)
Chapman, Stephen J.; Electric machinery fundamentals. ISBN: 007-115155-9 (Como alternativa ao texto de base)
McPherson, George; An introduction to electrical machines and transformers. ISBN: 0-471-05586-7 (Como alternativa ao texto de base)
Carvalho, Carlos Castro; Transformadores (Como alternativa ao texto de base na parte respeitante a Transformadores)
Sen, P. C.; Principles of Electric Machines and Power Electronics. ISBN: 0-471-61717-2 (Como alternativa ao texto de base)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MÉTODOS DE ENSINO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Sessões Presenciais:
Sessões Teóricas - exposição da matéria da disciplina, pelo docente.
Sessões Teórico-Práticas - resolução de exercícios de aplicação, de índole teórico-prática, pelos alunos, com apoio do docente.
Sessões laboratoriais: desenvolvimento de trabalho experimental, em laboratório, por grupos de alunos, acompanhados pelo docente.


Trabalho não presencial:
Além do estudo regular que deverá ser desenvolvido pelo aluno ao longo do período lectivo, será exigida a elaboração de relatórios das diferentes actividades experimentais previstas na disciplina, os quais constituirão peças de avaliação de conhecimentos. Nesse trabalho, o aluno contará com a disponibilidade dos docentes da disciplina, nos respectivos períodos de atendimento estabelecidos.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Prova escrita final (individual) Exame 34,00 2008-02-15
Trabalhos laboratoriais (em grupo) Trabalho escrito 30,00 2007-12-14
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo extra-aulas Estudo autónomo 42 2007-12-14
Total: 42,00

Obtenção de frequência

Cumprimento do previsto regulamentarmente em matéria de assiduidade às aulas teóricas e teórico-práticas (número máximo de faltas nas aulas teórico-práticas ou de laboratório: 3 faltas) e obtenção de uma classificação mínima de 50% na componente de avaliação que resulta das aulas de trabalho laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final escrito = 75%
Classificação de frequência = 25%

sendo a "Classificação de frequência" a resultante da avaliação na componente laboratorial da disciplina (preparação, execução e relatório dos 4 trabalhos laboratoriais previstos).

NOTA IMPORTANTE: As faltas dadas nas aulas de trabalho laboratorial, caso não sejam recuparadas por substituição, implicarão a atribuição de uma classificação de ZERO no ou nos trabalhos não realizados.

Provas e trabalhos especiais

4 Trabalhos Laboratoriais realizados no Laboratório de Máquinas Eléctricas, por grupos de alunos, com acompanhamento de docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os alunos que possuam estatutos especiais de frequência e que não se enquadrem nos procedimentos de avaliação dos alunos regulares são avaliados com base em:
Exame Final escrito: peso 75%
Exame de Laboratório oral: peso 25%

OBS: O exame de laboratório só será obrigatório para os alunos que, recorrendo a estatutos especiais, não tenham realizado os trabalhos laboratoriais previstos e, para todos os efeitos, substituirá a componente de avaliação que lhes corresponde.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas incidirá na componente de exame final, por repetição do mesmo, com peso de 75% e mantendo a classificação de frequência já obtida.

Observações

Atendimento aos alunos:
Docente: Artur Fernandes Costa (Gab. J107 - telef. 22508-1872) - 4.ªs feiras, das 14h30 às 19h00.
Docente: Carlos Araújo Sá (Gab. J104 - telef. 22508-1664) - 3ªs feiras, das 14h00 às 16h00.
Docente: Amândio Morim Silva (Gab. J105 - telef. 22508-1871) - 5.ªs Feiras, das 14h00 às 16h00
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