Máquinas Eléctricas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Energia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A aprovação nesta unidade curricular pressupõe que o aluno, quer ao nível da compreensão e fundamentação teórica, quer, na parte relevante, ao nível da abordagem prática e experimental, adquira os seguintes conhecimentos:
1. Aspectos fundamentais sobre a classificação, constituição e fenómenos que participam no funcionamento das máquinas eléctricas, incluindo as regras gerais para sua selecção, instalação, utilização e manutenção;
2. Aspectos construtivos específicos, teoria e características de funcionamento, modelização e ensaio de transformadores eléctricos monofásicos, bem como conceitos gerais sobre outros transformadores, incluindo transformadores potência trifásicos, transformadores de número de fases e autotransformadores, bem como transformadores de medida e de protecção.
3. Aspectos fundamentais ligados ao funcionamento das máquinas eléctricas rotativas, ao nível da produção e aproveitamento do fenómeno electromagnético e princípios de funcionamento, incluindo o das máquinas eléctricas síncronas.
4. Aspectos construtivos específicos, teoria e características de funcionamento, modelização e ensaio de motores de indução, bem como manobras de arranque, inversão de sentido de rotação, frenagem e estratégias para a variação e controlo de velocidades de accionamentos eléctricos baseados nesse tipo de motores.
Programa
O programa da unidade curricular contempla os seguintes assuntos:
Capítulo 1 - FUNDAMENTOS DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS
Capítulo 2 - TRANSFORMADORES ELÉCTRICOS
Capítulo 3 - INTRODUÇÃO ÀS MÁQUINAS ROTIVAS
Capítulo 4 - MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
Bibliografia Obrigatória
Fraile Mora, Jesús;
Máquinas eléctricas. ISBN: 84-481-3913-5 (Texto base para apoio ao estudo.)
Amândio Morim Silva; Documentação MEle (Trabalho Laboratorial), 2007 (Inclui Guiões dos Trabalhos Laboratoriais)
Artur Fernandes Costa; Documentação MEle (Capítulos 1 e 2), 2007 (Inclui acetatos usados nas aulas teóricas e enunciados de problemas para aulas teórico-práticas)
Carlos Araújo Sá; Documentação MEle (Capítulos 3 e 4), 2007 (Inclui acetatos usados nas aulas teóricas e enunciados de problemas para aulas teórico-práticas)
Bibliografia Complementar
Ras Oliva, Enrique;
Transformadores. ISBN: 84-267-0690-8 (Como alternativa ao texto de base na parte respeitante a Transformadores)
Hughes, Austin; Electric Motors and Drives, Elsevier, 2006. ISBN: 0-7506-4718-3 (Como alternativa ao texto de base na parte respeitante a Máquinas Rotativas)
Chapman, Stephen J.;
Electric machinery fundamentals. ISBN: 007-115155-9 (Como alternativa ao texto de base)
McPherson, George;
An introduction to electrical machines and transformers. ISBN: 0-471-05586-7 (Como alternativa ao texto de base)
Carvalho, Carlos Castro;
Transformadores (Como alternativa ao texto de base na parte respeitante a Transformadores)
Sen, P. C.;
Principles of Electric Machines and Power Electronics. ISBN: 0-471-61717-2 (Como alternativa ao texto de base)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
MÉTODOS DE ENSINO E PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Sessões Presenciais:
Sessões Teóricas - exposição da matéria da disciplina, pelo docente.
Sessões Teórico-Práticas - resolução de exercícios de aplicação, de índole teórico-prática, pelos alunos, com apoio do docente.
Sessões laboratoriais: desenvolvimento de trabalho experimental, em laboratório, por grupos de alunos, acompanhados pelo docente.
Trabalho não presencial:
Além do estudo regular que deverá ser desenvolvido pelo aluno ao longo do período lectivo, será exigida a elaboração de relatórios das diferentes actividades experimentais previstas na disciplina, os quais constituirão peças de avaliação de conhecimentos. Nesse trabalho, o aluno contará com a disponibilidade dos docentes da disciplina, nos respectivos períodos de atendimento estabelecidos.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Prova escrita final (individual) |
Exame |
34,00 |
|
2008-02-15 |
Trabalhos laboratoriais (em grupo) |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
2007-12-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo extra-aulas |
Estudo autónomo |
42 |
2007-12-14 |
|
Total: |
42,00 |
|
Obtenção de frequência
Cumprimento do previsto regulamentarmente em matéria de assiduidade às aulas teóricas e teórico-práticas (número máximo de faltas nas aulas teórico-práticas ou de laboratório: 3 faltas) e obtenção de uma classificação mínima de 50% na componente de avaliação que resulta das aulas de trabalho laboratorial.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final escrito = 75%
Classificação de frequência = 25%
sendo a "Classificação de frequência" a resultante da avaliação na componente laboratorial da disciplina (preparação, execução e relatório dos 4 trabalhos laboratoriais previstos).
NOTA IMPORTANTE: As faltas dadas nas aulas de trabalho laboratorial, caso não sejam recuparadas por substituição, implicarão a atribuição de uma classificação de ZERO no ou nos trabalhos não realizados.
Provas e trabalhos especiais
4 Trabalhos Laboratoriais realizados no Laboratório de Máquinas Eléctricas, por grupos de alunos, com acompanhamento de docente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os alunos que possuam estatutos especiais de frequência e que não se enquadrem nos procedimentos de avaliação dos alunos regulares são avaliados com base em:
Exame Final escrito: peso 75%
Exame de Laboratório oral: peso 25%
OBS: O exame de laboratório só será obrigatório para os alunos que, recorrendo a estatutos especiais, não tenham realizado os trabalhos laboratoriais previstos e, para todos os efeitos, substituirá a componente de avaliação que lhes corresponde.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação apenas incidirá na componente de exame final, por repetição do mesmo, com peso de 75% e mantendo a classificação de frequência já obtida.
Observações
Atendimento aos alunos:
Docente: Artur Fernandes Costa (Gab. J107 - telef. 22508-1872) - 4.ªs feiras, das 14h30 às 19h00.
Docente: Carlos Araújo Sá (Gab. J104 - telef. 22508-1664) - 3ªs feiras, das 14h00 às 16h00.
Docente: Amândio Morim Silva (Gab. J105 - telef. 22508-1871) - 5.ªs Feiras, das 14h00 às 16h00