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Sistemas de Telecomunicações

Código: EEC0032     Sigla: STEL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~mleitao/STEL_index.html
Unidade Responsável: Telecomunicações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6 6 63 160
MIEEC 93 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 5º ano 4 - 6 63 160
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 4 - 6 63 160
5
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 4 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 4 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 4 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 4º ano 4 - 6 63 160

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Teórico-Práticas: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Mário Jorge Moreira Leitão 3,00
Teórico-Práticas Totais 4 4,00
Mário Jorge Moreira Leitão 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da disciplina é desenvolver nos alunos o conhecimento e compreensão de um sistema concreto de grande dimensão, a rede fixa de telecomunicações, procurando complementar e aplicar o estudo especializado e compartimentado de cadeiras anteriores (modulações, ruído, sistemas digitais). Tendo em conta a rápida evolução que ocorre nesta área, os alunos deverão ser capazes analisar e avaliar novas soluções arquitectónicas e tecnológicas, desde que relativamente próximas das que são abordadas na disciplina. Deverão adquirir, contudo, a capacidade de lidar com sistemas totalmente novos na sua futura vida profissional.

Programa

Introdução: as telecomunicações e a sociedade de informação; conceitos básicos sobre redes de telecomunicações; sector das telecomunicações; indicadores do sector das telecomunicações nacionais.
Rede Fixa de Telecomunicações: modos de transferência da informação; arquitectura da rede; áreas funcionais da rede; evolução da rede.
Rede de Transporte: transmissão analógica; multiplexagem digital síncrona; multiplexagem digital assíncrona; hierarquia de multiplexagem plesiócrona (PDH); hierarquia de multiplexagem síncrona (SDH); transmissão digital de longa distância; multiplexagem por divisão de comprimento de onda (WDM).
Acesso no Lacete Local: acesso telefónico analógico, transmissão digital no lacete local; acesso por modem da banda de voz; acesso G.703-E1; acesso básico RDIS; Acesso DSL – Digital Subscriber Line (HDSL – High-speed Digital Subscriber Line; ADSL – Asymmetric Digital Subscriber Line; SHDSL – Symmetric High-speed Digital Subscriber Line; VDSL – Very high-speed Digital Subscriber Line).
Sinalização de Chamadas: sinalização de assinante analógico; sinalização de canal associado entre comutadores; sinalização de canal comum entre comutadores; sinalização de assinante RDIS; sinalização em redes IP.
Rede Digital com Integração de Serviços: serviços; nível físico dos acessos básico e primário; nível de ligação lógica do canal D; nível de rede; aplicações.
ATM – Asynchronous Transfer Mode: conceitos básicos sobre ATM; aspectos de rede; modelo de referência protocolar; especificações das camadas protocolares; operação e manutenção; gestão de tráfego.
Comutação: comutadores de circuitos; comutadores ATM; comutadores de pacotes.
Aspectos de Qualidade de Serviço: conceitos básicos sobre Qualidade de Serviço; indicadores de desempenho de processamento de chamadas; indicadores de desempenho de transmissão.
Tráfego em redes de comutação de circuitos: caracterização do tráfego; análise de sistemas de estados; análise de tráfego em sistemas de perda; bloqueio em sistemas de andares múltiplos.
Tópicos complementares: telefone; codificação digital de voz.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas exploram-se os temas programáticos, com apresentação dos conteúdos teóricos, recorrendo a transparentes que contêm os tópicos mais importantes, diagramas, tabelas, gráficos e ilustrações de sistemas concretos. Procurar-se-á uma participação activa dos alunos nas aulas, recorrendo, nomeadamente, a discussões interactivas e à elaboração de respostas escritas a questões concretas. Motivar-se-á, ainda, o estudo autónomo orientado, através da realização de pequenos trabalhos de casa. As aulas práticas abordarão dois temas: (a) tráfego em redes de telecomunicações, com discussão de exemplos de aplicação e realização de um trabalho prático de simulação; (b) sinalização no acesso básico RDIS e em redes IP, que inclui a análise de diversos tipos de registos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída inclui os seguintes elementos:
- respostas escritas individuais ou em grupo a questões colocadas nas aulas teóricas (mini-testes de aula), sem marcação prévia, e respectiva defesa oral por parte de alunos seleccionados aleatoriamente (estes mini-testes incidem sobre os temas exposto nessa aula, podendo os alunos consultar elementos bibliográficos e apontamentos recolhidos na aula);
- questões para serem resolvidas fora das aulas (mini-testes de casa), com entrega das respostas efectuada obrigatoriamente no início de uma aula teórica seguinte, e respectiva defesa oral por parte de alunos seleccionados aleatoriamente (estes mini-testes correspondem a temas que serão abordados na aula em que é entregue a resposta, e a defesa oral faz-se quando oportuno na sequência de abordagem dos temas);
- trabalho prático de simulação efectuado nas aulas práticas e em casa, e respectivo relatório;
- trabalho prático de sinalização efectuado nas aulas práticas e respectivo teste final, realizado na última aula prática;
- de um modo geral, participação do aluno nas aulas, nomeadamente em relação a respostas a questões colocadas pelo docente, em que será apreciada uma intervenção activa com capacidade crítica.
Os alunos que não estão nas situações especiais adiante referidas terão de se submeter ao processo de avaliação distribuída que decorrerá ao longo do semestre. Exceptuam-se os casos de alunos que tenham sobreposição de horários ou outras situações de impossibilidade de comparência nas aulas, os quais poderão optar pela não realização dos mini-testes, mediante pedido expresso enviado por correio electrónico ao regente da disciplina, no prazo de quatro semanas contado a partir do início do semestre.
Constitui condição para obtenção de frequência, para além da presença em pelo menos 75% das aulas práticas, atingir, na componente de avaliação distribuída, pelo menos 8 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é a soma das classificações da avaliação distribuída e do exame final, afectadas dos respectivos pesos, salvaguardando-se o disposto no último parágrafo desta alínea.
As componentes da avaliação distribuída têm os seguintes pesos na classificação final:
- mini-testes e outras informações eventualmente obtidas sobre a participação do aluno nas aulas: 10%;
- trabalho práticos: 30% (trabalho de simulação: 20%; trabalho de sinalização: 10%)
O exame final tem o peso restante, ou seja, 60% da classificação final. As componentes teórica (sem consulta) e prática (com consulta de apoios fornecidos para o efeito, nomeadamente formulários) têm um peso de 90% e 10%, respectivamente, da classificação do exame.
No caso dos alunos que não realizam os mini-testes, a respectiva valorização é transferida para o exame final.
Para se obter a aprovação é obrigatório atingir no exame final uma classificação maior ou igual a 8 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que obtiveram frequência nos três anos lectivos anteriores, mas que não ficaram aprovados, mantêm a classificação da avaliação distribuída obtida no respectivo ano, submetendo-se apenas ao exame final. No cálculo da classificação final, os pesos das classificações do exame final e da avaliação distribuída são de 80% e 20%, respectivamente.
Os alunos que, nos termos das normas gerais de avaliação da FEUP, estão dispensados de frequência, sem nunca terem frequentado, não são obrigados a comparecer nas aulas, mas efectuam, dentro das suas disponibilidades de horário, dois trabalhos práticos idênticos aos realizados nas aulas práticas, os quais deverão ser concluídos nos mesmos prazos. No cálculo da classificação final, o peso da classificações do exame final é de 80% e o peso da classificação dos trabalhos práticos é de 20%, exigindo-se um mínimo de 8 valores em cada componente.
Em alternativa às situações anteriores, os alunos com frequência anterior ou dispensados de frequência poderão optar pela submissão ao regime de avaliação dos alunos regulares, inscrevendo-se nas turmas práticas e sujeitando-se, implicitamente, à obtenção dos mínimos exigidos para acesso ao exame final. Neste caso, considera-se ainda que, por omissão, realizam os mini-testes, podendo igualmente optar pela sua não realização, mediante pedido expresso enviado por correio electrónico ao regente da disciplina.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final inclui a realização de um novo exame final e, mediante pedido expresso, a realização de um ou dois trabalhos práticos, relativos às aulas práticas. No caso de melhoria realizada na mesma época do exame anterior, o cálculo da classificação final é efectuado tal como referido anteriormente. No caso contrário, o peso da classificações do exame final é de 80% e o peso da classificação dos trabalhos práticos é de 20%, tenham ou não sido objecto de melhoria, exigindo-se um mínimo de 8 valores em cada componente.
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