Microprocessadores
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Após a aprovação nesta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: 1) *recordar* as instruções e modos de endereçamento principais, bem como os principais blocos presentes na arquitectura do CPU; 2) *explicar* o processo de desenvolvimento de aplicações em assembly (ASM); 3) *aplicar* este conhecimento e compreensão para resolver exercícios de programação em ASM [competências básicas]; 4) *analisar* código ASM para explicar causas de mau funcionamento; 5) *avaliar e criar*: escolher uma solução e desenvolver o código para casos concretos de aplicação [competências avançadas].
Programa
1. Introdução à arquitectura de microprocessadores
- Execução de programas residentes em memória
- Arquitectura de um processador básico
- Conceitos básicos sobre microprocessadores de oito bits
2. Memórias e periféricos de E/S
- Tipos de memórias
- Periféricos de E/S (digital e analógica)
- Interface com um microprocessador de oito bits genérico
3. A família Intel MCS51
- Arquitectura de base
- Interface com o exterior
- Modos de endereçamento
- Tipos de instruções
- Processamento de interrupções
- Portas de E/S na familia 51.
- Periféricos internos .
Contadores/Temporizadores.
Porta de comunicação série.
4. Algumas variantes da arquitectura base na família 51
Bibliografia Obrigatória
Ken Arnold; Embedded Controller Hardware Design, LLH Technology Publishing, 2001. ISBN: 1-878707-52-3 (existente na colecção de e-books disponibilizados pela Biblioteca da FEUP)
Bibliografia Complementar
J. M. Martins Ferreira; Introdução ao Projecto com Sistemas Digitais e Microcontrola, FEUP Edições, 1998. ISBN: 972-752-032-4 (acompanhado por CD-ROM - existe na Biblioteca da FEUP)
ATMEL e PHILIPS; Folhas de características e Manuais de programação
Sencer Yeralan, Ashutosh Ahluwalia; Programming and Interfacing the 8051 Microcontroller, Addison Wesley, 1995. ISBN: 020-163-365-5 (existe na biblioteca)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas baseadas na exibição de transparências, na análise de exemplos significativos e na resolução de problemas ilustrativos dos conceitos principais. Os alunos serão solicitados a participar na análise e discussão dos assuntos considerados, através de técnicas que privilegiam a aprendizagem activa.
As aulas práticas incluem a resolução de exercícios e sessões de laboratório onde serão desenvolvidos pequenos projectos usando o ambiente de desenvolvimento da Keil e a placa CORE51. As técnicas de aprendizagem activa serão aplicadas com maior ênfase neste tipo de aulas, nomeadamente pela discussão dos problemas recomendados, pelo trabalho de grupo e pela apresentação das soluções encontradas.
Software
PK51-EVAL da KEIL (apoio ao desenvolvimento para a família 51)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
71,50 |
|
|
Teste #1 |
Exame |
2,00 |
|
2008-10-22 |
Teste #2 |
Exame |
2,00 |
|
2008-11-26 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
140,5 |
|
|
Total: |
140,50 |
|
Obtenção de frequência
Presença nas aulas práticas de acordo com o estipulado nas Normas Gerais de Avaliação e obtenção de pelo menos 8 valores (em 20) na classificação final.
Fórmula de cálculo da classificação final
0,35*T1 + 0,35*T2 + 0,3TF compreendendo:
- Dois testes escritos (T1 e T2) com a duração de 90 minutos cada, que avaliarão as competências básicas referidas nos objectivos desta unidade curricular.
- Um trabalho final (TF) com a duração de 3 semanas, que avaliará as competências avançadas adquiridas pelos alunos.
O somatório destas classificações deverá ser de 8,00 em 20 para a obtenção de frequência.
Todas as classificações serão dadas na escala 0-20
Provas e trabalhos especiais
Dois testes destinados a avaliar as competências básicas, a realizar fora do horário lectivo habitual, com 90 minutos cada, marcados provisoriamente para 22 de Outubro e 19 de Novembro.
Um projecto laboratorial destinado a avaliar as competências avançadas, a realizar em grupo nas semanas de 1, 8 e 15 de Dezembro. A avaliação deste projecto será realizada na semana de 15 de Dezembro, mediante a apresentação oral e demonstração do projecto. No início da apresentação será sorteado o membro do grupo que fará a apresentação, sem prejuízo de durante a apresentação o(s) outro(s) membro(s) do grupo serem igualmente chamados a expor. A falta de um dos membros do grupo a esta sessão de apresentação, caso não cabalmente justificada, implica uma penalização na classificação.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação poderá ser feita através de prova escrita que abrangerá a totalidade dos assuntos leccionados na unidade curricular.
Observações
Horários de atendimento para esclarecimento de dúvidas ou apoio ao estudo:
- JMF: quinta e sexta-feira das 10:00 às 12:30
- RLC: quarta-feira das 14:30 às 17:30
- PLM: quinta-feira das 14:30 às 17:30