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Fundamentos de Telecomunicações 1

Código: EEC0022     Sigla: FTEL1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2008/2009-y-p_cad_codigo=EEC0022-y-p_periodo=1S
Unidade Responsável: Telecomunicações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 93 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 9 98 240
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 3 - 9 98 240
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 3 - 9 98 240
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 3 - 9 98 240
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 3 - 9 98 240

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta unidade curricular que os alunos adquiram adequados conhecimentos técnicos dos aspectos fundamentais das comunicações analógicas e digitais e ao mesmo tempo desenvolvam as suas próprias aptidões pessoais e profissionais. Nesse sentido as aulas, de três tipos (teóricas, teórico-práticas e práticas), estão estruturadas segundo duas vertentes:
1) Aquisição de conhecimentos técnicos
Nas aulas teóricas os alunos são expostos a conceitos que lhes permitirão adquirir formação básica no domínio da transmissão de informação em canais de comunicação, nomeadamente ganharem familiaridade com modulações analógicas e digitais, com transmissão digital em banda-base e com os efeitos do ruído na comunicação, permitindo-lhes assim conceber as soluções de comunicação mais adequadas e antecipar problemas como a interferência intersimbólica, a atenuação, a distorção ou a probabilidade de erro elevada. Esta familiaridade pretendida é catalisada nas aulas teórico-práticas (através da resolução de exercícios de aplicação) e nas aulas práticas de laboratório (onde, numa abordagem “hands-on”, os alunos terão ocasião de eles próprios aplicarem e usarem o que entretanto aprenderam).
As competências técnicas adquiridas complementam-se com a vertente seguinte:
2) Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais
A resolução de problemas nas aulas teórico-práticas e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem obvia e claramente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” e “experimentação e descoberta do conhecimento”, aptidões prescritas para esta unidade curricular.

Programa

1 – Comunicações analógicas: sinais e sistemas, modulação AM, modulação FM, ruído e processos aleatórios.
2 - Comunicações digitais: conversão A/D, comunicação em banda-base e introdução às modulações digitais (ASK, BFSK, BPSK e QPSK).

Bibliografia Obrigatória

Haykin, Simon; Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1
Sílvio A. Abrantes; Apontamentos de Telecomunicações 2, 2004 (Disponível online nos "Conteúdos" da disciplina)

Bibliografia Complementar

Schwartz, Mischa; Information transmission, modulation, and noise. ISBN: 0-07-055782-9
Carlson, A. Bruce; Communication systems. ISBN: 0071121757
Taub, Herbert; Principles of communication systems. ISBN: 0-07-100313-4
Couch, Leon W.; Digital and analog communication systems. ISBN: 0-13-08123-4
Sklar, Bernard; Digital Communications. ISBN: 0-13-084788-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina estrutura-se em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas de laboratório.
Nas aulas teóricas são apresentados e debatidos os conceitos e técnicas fundamentais.
Nas aulas teórico-práticas dá-se concretização à matéria exposta resolvendo problemas ilustrativos de aplicação. Aos alunos será distribuído um conjunto de problemas para resolução fora das aulas.
Nas aulas de laboratório (I220, edifício I Nascente) são realizados trabalhos de simulação em ambiente Matlab/Simulink e trabalhos em hardware.

Software

Matlab/Simulink

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de comunicações

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 117,00
Testes Exame 3,00
Preparação para aulas de laboratório Trabalho escrito 15,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento das aulas Estudo autónomo 80
Preparação para testes Estudo autónomo 25
Total: 105,00

Obtenção de frequência

Não ultrapassar o número limite de faltas previsto nas normas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,65x(T1+T2)/2 + 0,35xAD

CF: classificação final
T1 e T2: classificação obtida nos testes
AD: classificação da avaliação distribuída (média dos n-1 melhores trabalhos, em que n é o número de trabalhos)

NOTA 1: todas as classificações presumem a escala [0, 20]
NOTA 2: A Avaliação Distribuída é realizada nas aulas práticas (laboratório) e tem como base o desempenho do aluno na realização dos trabalhos e dos respectivos relatórios.
NOTA 3: A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.
NOTA 4: Para ter aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 35% na média dos dois testes (7,0 valores em 20).

Cada teste escrito terá a duração de 1.30 h e incidirá sobre questões de natureza teórica e teórico-prática. É permitida a utilização de uma calculadora científica básica e de um formulário fornecido juntamente com o enunciado. Não é permitida a consulta de apontamentos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Através de exame (oral ou escrito). A nota de frequência (trabalhos práticos) não conta para avaliação.
Nesta "Avaliação Especial" está incluída a "Época de Conclusão de Curso".

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através da realização dos dois testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida. Serão usados os pesos indicados no "Cálculo da Classificação Final".

Observações

Estão dispensados de frequência os alunos militares, os trabalhadores-estudantes e os que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior.
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