Fundamentos de Telecomunicações 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Telecomunicações |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objectivo desta unidade curricular que os alunos adquiram adequados conhecimentos técnicos dos aspectos fundamentais das comunicações analógicas e digitais e ao mesmo tempo desenvolvam as suas próprias aptidões pessoais e profissionais. Nesse sentido as aulas, de três tipos (teóricas, teórico-práticas e práticas), estão estruturadas segundo duas vertentes:
1) Aquisição de conhecimentos técnicos
Nas aulas teóricas os alunos são expostos a conceitos que lhes permitirão adquirir formação básica no domínio da transmissão de informação em canais de comunicação, nomeadamente ganharem familiaridade com modulações analógicas e digitais, com transmissão digital em banda-base e com os efeitos do ruído na comunicação, permitindo-lhes assim conceber as soluções de comunicação mais adequadas e antecipar problemas como a interferência intersimbólica, a atenuação, a distorção ou a probabilidade de erro elevada. Esta familiaridade pretendida é catalisada nas aulas teórico-práticas (através da resolução de exercícios de aplicação) e nas aulas práticas de laboratório (onde, numa abordagem “hands-on”, os alunos terão ocasião de eles próprios aplicarem e usarem o que entretanto aprenderam).
As competências técnicas adquiridas complementam-se com a vertente seguinte:
2) Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais
A resolução de problemas nas aulas teórico-práticas e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem obvia e claramente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” e “experimentação e descoberta do conhecimento”, aptidões prescritas para esta unidade curricular.
Programa
1 – Comunicações analógicas: sinais e sistemas, modulação AM, modulação FM, ruído e processos aleatórios.
2 - Comunicações digitais: conversão A/D, comunicação em banda-base e introdução às modulações digitais (ASK, BFSK, BPSK e QPSK).
Bibliografia Obrigatória
Haykin, Simon;
Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1
Sílvio A. Abrantes; Apontamentos de Telecomunicações 2, 2004 (Disponível online nos "Conteúdos" da disciplina)
Bibliografia Complementar
Schwartz, Mischa;
Information transmission, modulation, and noise. ISBN: 0-07-055782-9
Carlson, A. Bruce;
Communication systems. ISBN: 0071121757
Taub, Herbert;
Principles of communication systems. ISBN: 0-07-100313-4
Couch, Leon W.;
Digital and analog communication systems. ISBN: 0-13-08123-4
Sklar, Bernard;
Digital Communications. ISBN: 0-13-084788-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina estrutura-se em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas de laboratório.
Nas aulas teóricas são apresentados e debatidos os conceitos e técnicas fundamentais.
Nas aulas teórico-práticas dá-se concretização à matéria exposta resolvendo problemas ilustrativos de aplicação. Aos alunos será distribuído um conjunto de problemas para resolução fora das aulas.
Nas aulas de laboratório (I220, edifício I Nascente) são realizados trabalhos de simulação em ambiente Matlab/Simulink e trabalhos em hardware.
Software
Matlab/Simulink
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de comunicações
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
117,00 |
|
|
Testes |
Exame |
3,00 |
|
|
Preparação para aulas de laboratório |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento das aulas |
Estudo autónomo |
80 |
|
Preparação para testes |
Estudo autónomo |
25 |
|
|
Total: |
105,00 |
|
Obtenção de frequência
Não ultrapassar o número limite de faltas previsto nas normas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0,65x(T1+T2)/2 + 0,35xAD
CF: classificação final
T1 e T2: classificação obtida nos testes
AD: classificação da avaliação distribuída (média dos n-1 melhores trabalhos, em que n é o número de trabalhos)
NOTA 1: todas as classificações presumem a escala [0, 20]
NOTA 2: A Avaliação Distribuída é realizada nas aulas práticas (laboratório) e tem como base o desempenho do aluno na realização dos trabalhos e dos respectivos relatórios.
NOTA 3: A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.
NOTA 4: Para ter aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 35% na média dos dois testes (7,0 valores em 20).
Cada teste escrito terá a duração de 1.30 h e incidirá sobre questões de natureza teórica e teórico-prática. É permitida a utilização de uma calculadora científica básica e de um formulário fornecido juntamente com o enunciado. Não é permitida a consulta de apontamentos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Através de exame (oral ou escrito). A nota de frequência (trabalhos práticos) não conta para avaliação.
Nesta "Avaliação Especial" está incluída a "Época de Conclusão de Curso".
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida através da realização dos dois testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida. Serão usados os pesos indicados no "Cálculo da Classificação Final".
Observações
Estão dispensados de frequência os alunos militares, os trabalhadores-estudantes e os que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior.