Análise de Sistemas e Gestão de Projetos
Áreas Científicas |
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Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo desta disciplina é proporcionar a todos os alunos uma oportunidade de projecto e desenvolvimento e integração de um sistema complexo que utilize diferentes tecnologias, até agora estudadas de forma isolada ao longo do curso.
A frequência desta unidade curricular confere aos alunos competências para:
• utilizar metodologias de especificação e desenvolvimento de sistemas a partir da análise de requisitos para o sistema;
• avaliar a oferta de produtos existentes para idêntica função e introduzir elementos inovadores que permitam diferenciação;
• planear e desenvolver tarefas, avaliar soluções alternativas, definir soluções para a integração de sistemas procurando uma solução inovadora, adequada e capaz de satisfazer as especificações do sistema;
• Utilizar princípios e conceitos de Engineering Systems;
• Enumerar, explicar e aplicar as principais técnicas de modelização e de análise de sistemas;
• Explicar e aplicar o processo de 'Systems Engineering';
• Explicar e aplicar os princípios, conceitos e técnicas no âmbito da Gestão de Projectos;
• Organizar o trabalho em equipas de projecto de média dimensão.
Programa
Análise de Sistemas e Gestão de Projectos: Enquadramento e Problemática.
Engenharia de Sistemas (Systems Engineering)
• Sistemas e o seu ciclo vida.
• O Processo de Engenharia de Sistemas.
• O papel da Engenharia de Sistemas na Empresa.
• Standards.
• Ferramentas de Engenharia de Sistemas.
Gestão de Projecto
• Projectos e ciclo de vida (fases do projecto): arranque, planeamento (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto); monitorização e controlo (medição do progresso do projecto, replaneamento); fecho.
• Áreas de conhecimento: gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação , gestão do risco, gestão do aprovisionamento.
• Standards.
• Ferramentas de Gestão de Projecto
Equipas de Projecto
• Equipa, cultura organizacional, política organizacional, comunicação pessoal, reuniões, logbooks, ferramentas.
Casos de Estudo (projecto em equipa)
• Desenvolvimento e exploração de projectos multidisciplinares
• Realizados em equipas de média dimensão.
Bibliografia Obrigatória
IEEE Standard for Application and Management of the Systems Engineering Process, IEEE Standards, 1998 (disponível através do site da Biblioteca)
IEEE Guide Adoption of PMI Standard A Guide to the Project Management Body of Knowledge, IEEE Standards, 2003 (disponível através do site da Biblioteca)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição do enquadramento estratégico e problemática objecto da disciplina, acompanhado pela apresentação e discussão de casos de estudo.
Exposição pontual de tópicos específicos sempre que for considerado necessário para a prossecução dos projectos.
Realização de projectos concretos, organizando-se, para o efeito, os alunos em equipas.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de sistemas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos.
Fórmula de cálculo da classificação final
60% - Avaliação da Equipa: execução e defesa de um projecto envolvendo os conceitos e métodos objecto da UC.
40% - Avaliação individual: participação nas aulas, participação no trabalho de equipa e realização de testes escritos intermédios.
O aluno deve obter aprovação nas duas componentes de avaliação (obrigatoriedade de obtenção de avaliação >50% nas componentes equipa e individual).
Provas e trabalhos especiais
- Estão previstas a realização de dois mini-testes intermédios (datas definidas no plano de aulas da Unidade Curricular);
- Avaliações de revisão técnica do trabalho (estão previstas três revisões);
- Apresentação final do trabalho realizado e preparação de documentação relativa ao projecto desenvolvido.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idênticas às dos alunos ordinários.
Melhoria de classificação
Realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.
Observações
IMPORTANTE: O aluno deve obter aprovação nas duas componentes de avaliação (obrigatoriedade de obtenção de avaliação >50% nas componentes equipa e individual).