Probabilidades e Estatística
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Garantir que os aluno adquirem uma base sólida de conhecimentos básicos de Probabilidades e Estatística que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisão em situações de incerteza, presente em muitas áreas no domínio da Engenharia. Pretende-se também que os alunos adquiram uma capacidade de comunicação rigorosa quando abordam temas que envolvam conceitos de Probabilidades e Estatística. Outro objectivo da disciplina, prende-se com o desenvolvimento de uma atitude crítica na análise de problemas de Engenharia e na capacidade de aplicação dos conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos. A apreensão adequada dos conceitos fundamentais que se pretende garantir, deverá também possibilitar e facilitar aos alunos uma aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no seu percurso de formação académica e/ou profissional.
Programa
1) Probabilidades
Probabilidade condicionada e independência; Teorema de Bayes.
2) Variáveis Aleatórias
Variáveis aleatórias unidimensionais e multidimensionais; Funções de variável aleatória; Distribuições mais importantes (discretas e contínuas).
3) Amostragem
Amostras e distribuições amostrais.
4) Estimação pontual
Estimadores e estimativas; Propriedades desejáveis dos estimadores pontuais; Métodos de estimação (Método dos mínimos quadrados).
5) Estimação por intervalo
Conceito de intervalo de confiança; Especificação de intervalos de confiança; Dimendionamento de amostras.
6) Teste de hipóteses
Introdução; Procedimento de um teste de hipóteses; Valor de prova; Potência do teste; Relação entre intervalos de confiança e teste de hipóteses; Testes de dispersão e de localização.
7) Introdução aos processos estocásticos
Noção de processo estocástico discreto; Média e correlação dum processo estocástico discreto; Processos estocásticos estacionários; Processos estocásticos ergódicos; Ruído branco; Modelo de Wiener.
Bibliografia Obrigatória
Guimarães, Rui Manuel Campos;
Estatística. ISBN: 978-84-481-5589-6
Meyer, Paul L.;
Probabilidade. ISBN: 85-216-0294-4
Isabel Ferreira; Probabilidades e Estatística, 2007 (texto de apoio)
Bibliografia Complementar
Papoulis, Athanasios;
Probability, random variables, and stochastic processes. ISBN: 0-07-100870-5
Wackerly, Dennis D.;
Mathematical statistics with applications. ISBN: 0-534-37741-6
Pedrosa, António Carvalho;
Introdução computacional à probabilidade e estatística. ISBN: 972-0-06056-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas - Exposição dos temas programáticos ilustrada por exemplos que permitem clarificar os conceitos e resultados apresentados.
Aulas teórico-práticas - Resolução de exercícios, propostos e resolvidos pelo docente, estimulando-se a participação activa dos alunos com sugestões diversas de resolução desses mesmos exercícios e crítica dos resultados obtidos.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Teoria das probabilidades
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Trabalho de Casa |
Trabalho escrito |
20,50 |
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Ficha de Avaliação 1 |
Exame |
0,50 |
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Ficha de Avaliação 2 |
Exame |
0,50 |
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Ficha de Avaliação 3 |
Exame |
0,50 |
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Ficha de Avaliação 4 |
Exame |
0,50 |
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Ficha de Avaliação 5 |
Exame |
0,50 |
|
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Exame final |
Exame |
3,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo individual |
Estudo autónomo |
65 |
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Preparação para exame final |
Estudo autónomo |
15 |
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Total: |
80,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtém frequência todo o aluno regularmente inscrito que não ultrapasse o máximo permitido de faltas às aulas teórico-práticas- 3 (três) (Normas Gerais de Avaliação, Art 4º, Nº 1) e obtenha nota mínima de 50% na componente distribuída da avaliação.
Estão dispensados de frequência os alunos nas condições previstas no número 3 do Art 4º das Normas Gerais de Avaliação, nomeadamente os alunos militares e trabalhadores-estudantes. Estão ainda dispensados de frequência os alunos que tenham obtido frequência à cadeira no ano lectivo de 2007/2008, considerando-se como nota de frequência a nota obtida nas fichas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0,3 * AD + 0,7 * EF
onde:
- CF é a classificação final (de 0 a 20 valores)
- EF a classificação do exame final (de 0 e 20 valores).
- AD a classificação de frequência (de 0 e 20 valores)
Para obter aprocação na disciplina o aluno terá de obter pelos 30% na classificação do exame final (7 valores em 20).
A avaliação distribuída consistirá na resolução de 5 fichas de avaliação em datas pré-definidas, sendo consideradas apenas as 4 fichas com melhor classificação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos dispensados de frequência que optem por não se submeter à avaliação distribuída de 2008/2009 ou não queiram usar a nota de frequência de 2007/2008 estão admitidos a exame sendo a classificação final a nota do exame. Esta opção deverá necessariamente ser comunicada aos regentes da disciplina até 30/09/2008.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final será efectuada mediante a realização de novo exame final nas duas épocas seguintes e poderá incluir prova adicional respeitante à componente distribuída.