Física
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
a) Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica e da Termodinâmica, com ênfase nos aspectos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos ;
b) Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias sempre com motivação física;
c) Desenvolver a capacidade de aplicar a matemática a problemas do mundo real da física e da engenharia;
d) Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance dos resultados obtidos e fazendo referência, sempre que possível, a tópicos de interesse actual
CDIO: 1.1, 1.2, 2.2, 2.4, 3.1
Os alunos que tiverem aproveitamento à unidade curricular de Física do MIEEC deverão ser capazes de:
Explicar conceitos e fenómenos físicos básicos de 2 áreas distintas da Física: Mecãnica Clássica e Termodinâmica, usando o vocabulário apropriado.
Usar as leis que regem os fenómenos básicos dessas 2 áreas para calcular grandezas físicas relevantes.
Mostrar como os conceitos referidos explicam fenómenos observados no dia-a-dia, e como se aplicam a problemas da engenharia.
Trabalhar em grupo, na resolução de problemas .
Programa
I – MECÂNICA CLÁSSICA
1. – Apresentação. Introdução à Física. Unidades, grandezas físicas e sistemas de medida
2. – Movimento rectilíneo
3. – Vectores
4. - O movimento em duas e três dimensões
5. - As leis de Newton do movimento
6. - Equilíbrio e elasticidade
7. – Aplicações das leis de Newton
8. - Trabalho e energia cinética
9. - Energia potencial e conservação da energia
10. - Sistemas de partículas e conservação da quantidade de movimento
11. - Rotação de corpos rígidos
12. - Dinâmica do movimento de rotação
II – TERMODINÂMICA
13. – Temperatura, propriedades térmicas e processos térmicos
14. – Calor e 1ª lei da Termodinâmica
15. – Teoria Cinética dos Gases
16. – Segunda lei da Termodinâmica;
Bibliografia Obrigatória
Tipler, Paul A.;
Physics for scientists and engineers. ISBN: 0-87901-432-6
Paul A Tipler, Gene Mosca; Física, LTC, 2006. ISBN: 8521614624
Bibliografia Complementar
F. J. Keller, W. E. Gettys, M. J. Skove; Física - Volume 1, Makron Books, 1999. ISBN: 834605424
Nussenzveig, Herch Moysés;
Curso de física básica. ISBN: 85-212-0046-3 (vol.1)
H. Moysés ussenzveig; Curso de Física Básica 2 : Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor, Eitora Edgard Blucher, 1997
Raymond A. Serway, John W. Jewett, jr.; Princípios de Física 1 : Mecânica Clássica, Thomson, 2004. ISBN: 8522103828
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
-As aulas TEÓRICAS são aulas expositivas onde se apresenta a matéria a leccionar e se discute e resolvem problemas ilustrativos dessa mesma matéria.
-As aulas TEÓRICO-PRÁTICAS são compostas por duas partes :
1ª parte da aula : o docente da turma faz a exposição e promove a discussão da resolução de problemas ilustrativos da matéria leccionada nas aulas teóricas;
2ª parte da aula : resolução pelos alunos de problemas ilustrativos da matéria leccionada nas aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
71,50 |
|
|
Exame final |
Exame |
2,50 |
|
2009-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo para além das aulas |
Estudo autónomo |
126,75 |
2009-07-31 |
|
Total: |
126,75 |
|
Obtenção de frequência
OBTENÇÃO DE FREQUÊNCIA:
- Não tem frequência à disciplina o aluno que obtenha na avaliação distribuída uma classificação inferior a
4,0 (em 9,0 valores).
- Independentemente da classificação obtida na componente distribuída, não será admitido a exame final da disciplina qualquer aluno que :
- não esteja dispensado de frequência à disciplina;
- tenha excedido o número limite de faltas às aulas teórico-práticas (25 % do número de aulas previstas).
NOTA : Por uma questão de normalização, considera-se como doze (12) o número de aulas teórico-práticas, o que faz com que o número máximo de faltas permitidas seja de três (3).
IMPORTANTE : NÃO OBTÉM APROVAÇÃO À DISCIPLINA O ALUNO QUE, INDEPENDENTEMENTE DA CLASSIFICAÇÃO CONSEGUIDA NA AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA, TIRE NO EXAME FINAL UMA CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 6 VALORES (6/20).
- Estão dispensados da frequência das aulas teórico-práticas os alunos que no ano lectivo anterior de 2007/2008 obtiveram frequência à disciplina. Contudo, poderão optar por frequentar a disciplina e submeter-se à componente distribuída de avaliação em 2008/2009. Esta opção, que é vivamente recomendada, é irreversível.
- Os alunos que durante o ano lectivo de 2008/2009 têm estatuto de trabalhador estudante ou militar estão dispensados de frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação. A avaliação desta disciplina para esses alunos será feita apenas por exame final escrito. A classificação obtida neste exame será a atribuída ao aluno. Contudo, estes alunos poderão optar por frequentar a disciplina e submeter-se à componente distribuída de avaliação em 2008/2009. Esta opção é irreversível.
NOTA :
Alunos que obtiveram frequência no ano de 2007/2008 :
- Podem ficar dispensados da frequência do corrente ano lectivo, se assim o entenderem. NESTE CASO, NÃO DEVEM INSCREVER-SE NAS TURMAS TEÓRICO-PRÁTICAS.
- Podem ainda optar, irreversivelmente, por participar na avaliação distribuída no presente ano lectivo, de 2008/2009, de acordo com as regras indicadas anteriormente para ‘Novos alunos’.
Alunos TE, TI, Militares, …
- Podem realizar apenas o exame final para 20 valores, uma vez que estão dispensados de frequentar a disciplina. NESTE CASO, NÃO DEVEM INSCREVER-SE NAS TURMAS TEÓRICO-PRÁTICAS.
- Podem ainda optar, irreversivelmente, por participar na avaliação distribuída no presente ano lectivo, de 2008/2009, de acordo com as regras indicadas anteriormente para “Novos alunos”.
Fórmula de cálculo da classificação final
1 - NOVOS ALUNOS :
CF = EF + AD
CF (0 - 20 valores) – Classificação Final
EF (0 - 11 valores) – Exame Final
AD (0 – 9 valores) – Avaliação Distribuída : resolução, individual, de 3 Questionários de escolha múltipla (Q) e de 3 Problemas conhecidos (PC)
NOTA :
- O Exame Final tem um valor correspondente a 55,0% da classificação final (no máximo 11,0 valores), enquanto que a Avaliação Distribuída contribui com os restantes 45,0%, (no máximo 9,0 valores);
- NÃO OBTÉM APROVAÇÃO À DISCIPLINA O ALUNO QUE, INDEPENDENTEMENTE DA CLASSIFICAÇÃO CONSEGUIDA NA AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA, TIRE NO EXAME FINAL UMA CLASSIFICAÇÃO INFERIOR A 6 VALORES (6/20).
- em três aulas teórico-práticas do semestre, resolução individual de um questionário com escolha múltipla e de um problema conhecido . A esta componente é atribuída uma classificação máxima de 9,0 valores (2,0 valores por Questionário+ 1,0 valor por Problema conhecido).
2 – ALUNOS QUE OPTEM PELA FREQUÊNCIA DE 2007/2008 :
CF = EF+AD08
CF – Classificação Final (0-20 valores)
EF – Exame Final (0-11 valores)
AD08 - Avaliação distribuida realizadas no ano lectivo de 2007/2008 (0-9 valores)
- EXPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA :
- Questionário de escolha múltipla (Q) :
- em três das aulas teórico-prática do semestre, os alunos resolverão, individualmente, um questionário de escolha múltipla, com uma duração de cerca de 40-50 minutos, e um problema conhecido, retirado de uma das folhas de problemas das aulas TP até então leccionadas, com uma duração aproximada de 20-30 minutos.
- No exame final (EF):
i) não será permitida a utilização de máquinas de calcular.
ii) Poderá ser utilizado um FORMULÁRIO que será fornecido atempadamente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Podem realizar apenas o exame final para 20 valores, uma vez que estão dispensados de frequentar a disciplina. NESTE CASO, NÃO DEVEM INSCREVER-SE NAS TURMAS TEÓRICO-PRÁTICAS.
- Podem ainda optar, irreversivelmente, por participar na avaliação distribuída no presente ano lectivo, de 2008/2009, de acordo com as regras indicadas anteriormente para “Novos alunos”.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação é feita no exame de Recurso, mantendo-se a contribuição da classificação obtida na componente distribuída da avaliação.
Observações
-Estima-se que os alunos dediquem ao estudo da disciplina de Física um período de tempo de 8 horas semanais.
- O atendimento aos alunos é realizado mediante combinação directa entre os alunos interessados e os docentes