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Álgebra

Código: EEC0004     Sigla: ALGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências Fundamentais e da Electrotecnia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 333 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 1 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 1 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta unidade curricular (UC) fornecer conceitos fundamentais de Álgebra Linear, que são de importância vital para a formação dos alunos no mestrado integrado de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

O desenvolvimento dos conteúdos é centrado na noção de espaço vectorial e no estudo de sistemas de equações lineares.

Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de manipulação algébrica e raciocínio independente e analítico e a capacidade de aplicação de conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos.

Programa

1. Introdução .
2. Números Complexos
3. Matrizes
4. Sistemas de equações lineares
5. Determinantes
6. Espaços Vectoriais
7. Ortogonalidade e Projecções
8. Transformações Lineares
9. Valores Próprios e vectores próprios
10. Aplicações

Bibliografia Obrigatória

Notas a disponibilizar pelos docentes durante o Semestre (ver página da web)
Ana Paula Santana, João Filipe Queiró; INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA LINEAR de , Gradiva, 2010. ISBN: 978-989-616-372-3
Gilbert Strang; Introduction to Linear Algebra, 4th Edition, Wellesley-Cambridge Press , 2009. ISBN: ISBN-10: 0980232716, ISBN-13: 978-0980232714

Bibliografia Complementar

Gregório Luís e C. Silva Ribeiro; Álgebra Linear, McGraw-Hill.
Magalhães, Luís T.; Algebra linear como introdução à matemática aplicada
Jim Hefferon; Linear Algebra, 2008 (PDF disponivel gratuitamente em http://joshua.smcvt.edu/pub/hefferon/book/book.pdf)
Strang, Gilbert; Linear Algebra and its Applications. ISBN: 0-12-673660-X
Noble, Ben; Álgebra linear aplicada. ISBN: 85-7054-022-1
Noble, Ben; Applied linear algebra. ISBN: 0-13-041260-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas são apresentados conceitos e resultados importantes associados, dando ênfase às interpretações geométricas e às aplicações práticas dos mesmos. No intuito de clarificar as definições e teoremas apresentados são dadas demonstrações sempre que estas possam ajudar a atingir tal objectivo e são resolvidos exercícios ilustrativos de aplicações.

As aulas teórico-práticas destinam-se a orientar convenientemente o estudo da UC através da resolução de exercícios de aplicação da matéria leccionada e a acompanhar os alunos na resolução de exercícios propostos e ao esclarecimento de dúvidas.
Os docentes da disciplina marcam também horário para o atendimento dos alunos fora das aulas acima referidas.

Software

Matlab 6

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 58,00
Exame Final Exame 3,00 2011-02-11
Minitestes Exame 2,00 2011-02-11
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Individual durante o periodo Lectivo Estudo autónomo 58 2011-01-28
Estudo individual de preparação para exame Estudo autónomo 41 2011-02-11
Total: 99,00

Obtenção de frequência

Obtém frequência a esta UC no presente ano lectivo todo o aluno:
- regularmente inscrito na UC e numa turma TP
- que não exceda o número limite de faltas às aulas teórico-práticas (25%), e
- que obtenha classificação média dos 2 melhores minitestes igual ou superior a 30%.

Serão admitidos a exame os alunos que tenham obtido frequência neste ano ou no ano passado, bem como aqueles cujo estatuto especial permita a dispensa de frequência.
A possibilidade de admissão a exame de alunos com frequência em ano anterior ao ano passado e outros casos será analisada em cada caso pelos docentes.

A admissão a exame ou a existência de frequência em ano anterior não implica a obtenção de frequência este ano.



Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF), de 0 a 20 valores, envolve duas componentes:
EF = classificação do exame final (de 0 a 20 valores)
AD = classificação obtida na avaliação distribuída (de 0 a 20 valores)

Para calcular a classificação final teremos de atender ao enquadramento do aluno numa das 2 situações seguidamente especificadas:

Situação 1 - alunos inscritos pela primeira vez e alunos a repetir a disciplina oficialmente inscritos numa turma TP.
A componente distribuída consite num conjunto de 3 provas, minitestes, a realizar em datas pré-definidas e e no período das aulas teorico-práticas. A classificação da avaliação distribuída será a média das classificações obtidas nos 2 minitestes com melhor classificação.

Neste caso a classificação final da disciplina é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

CF= 0,3 * AD + 0,7 * EF

onde:
CF = classificação final (de 0 a 20 valores)
EF = classificação do exame final (de 0 a 20 valores)
AD = classificação obtida na avaliação distribuída (de 0 a 20 valores)

Situação 2 - - alunos com frequência do ano anterior e que pretendam utilizar a sua nota de frequência. Estes alunos realizam apenas o exame final da disciplina.
Estes alunos NÂO devem inscrever-se nas turmas teórico-práticas.
Neste caso a classificação final da disciplina é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

CF= 0,3 * NF + 0,7 * EF

onde:
CF = classificação final (de 0 a 20 valores)
EF = classificação do exame final (de 0 a 20 valores)
NF = nota de frequência do ano lectivo anterior (de 0 a 20 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos com estatutos especiais ou que tenham frequência do ano lectivo anterior:
Estes alunos estão dispensados de frequência e da obrigatoriedade da componente distribuída. A avaliação desta disciplina para esses alunos poderá ser feita apenas pelo exame final escrito, que contribuirá para 100% da nota final.
No entanto, se tais alunos optarem por realizar a avaliação distribuída do corrente ano serão avaliados através desta e do exame final, na mesma proporção de 30% e 70% correspondente aos alunos englobados na Situação 1 anteriormente especificada.

Esta última opção (realização da avaliação distribuída do corrente ano) terá que ser necessariamente comunicada aos regentes da UC até antes do 1o miniteste.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação é feita por exame escrito final, sendo a classificação igual a 100% da classificação desse exame.

Observações

Horário de atendimento de alunos (efectuar marcação prévia por e-mail):

Fernando Fontes (faf@fe.up.pt):
.....3a.feira, 12h00 - 13h00 ou 5a feira 11h30 -- 13h00.

Nuno T. Almeida
.....

Paula Rocha Malonek
.....

Sérgio Cunha (sergio@fe.up.pt):
.....

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