Redes de Computadores
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas Operativos e Redes |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa da disciplina e a organização das aulas (teóricas e laboratoriais) têm como objectivo permitir aos alunos o desenvolvimento, de forma articulada, de um conjunto de aptidões de carácter técnico, pessoais e profissionais, inter-pessoais, e de concepção, projecto e implementação de sistemas. Estes vários aspectos estão mapeados, de forma equilibrada, no processo de avaliação.
Descrevem-se a seguir de forma detalhada os principais objectivos a atingir, organizados por tipo de aptidão a desenvolver.
1. Aquisição de conhecimentos técnicos
A componente teórica da disciplina tem como principal objectivo que os alunos adquiram formação básica no domínio das Redes de Comunicação de Dados, que inclui os princípios e conceitos arquitectónicos essenciais, as tecnologias e soluções mais usadas e as principais normas em vigor em LANs (Local Area Networks) e WANs (Wide Area Networks).
Estes conhecimentos constituem a base para a aquisição de outras competências referidas nos pontos seguintes.
2. Aplicação de conhecimentos (concepção, projecto e implementação de sistemas)
A componente laboratorial (experimental) da disciplina consiste na realização de dois trabalhos laboratoriais e tem como objectivo principal a aplicação prática e a análise crítica dos conhecimentos teóricos, através da concepção, desenvolvimento e teste de dois módulos de comunicação: um protocolo de ligação de dados para comunicação entre dois computadores através duma ligação série e um protocolo de aplicação usando sockets em ambiente TCP/IP.
A realização destes trabalhos permite igualmente o desenvolvimento de outras aptidões pessoais, profissionais e inter-pessoais.
3. Desenvolvimento de aptidões pessoais e profissionais
A componente teórica da disciplina inclui a abordagem de problemas numa perspectiva sistémica, evidenciando a interacção entre os componentes que constituem um sistema de comunicação ou uma rede complexa.
Para além disso, é igualmente orientada para o desenvolvimento da capacidade de análise e resolução de problemas, essencialmente focados na avaliação de desempenho de redes, com base em modelos analíticos, tendo como objectivo a identificação de parâmetros críticos de desempenho e critérios para o respectivo dimensionamento.
A componente laboratorial da disciplina permite desenvolver a capacidade de experimentação, aplicação e verificação de conhecimentos, bem como a sua integração a nível de sistema.
4. Desenvolvimento de aptidões inter-pessoais (trabalho em grupo e comunicação)
Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupo e desenvolvem-se ao longo de várias semanas, o que requer capacidade de planeamento e coordenação de tarefas por parte dos elementos de cada grupo (ou mesmo entre grupos, no caso do primeiro trabalho).
Para além disso, os trabalhos laboratoriais são objecto duma apresentação e demonstração por parte de cada grupo, complementados com a respectiva documentação através dum relatório técnico. Todos estes componentes são considerados na avaliação e classificação dos trabalhos.
Programa
Introdução às redes de comunicação de dados - conceitos e princípios básicos. Técnicas de transmissão e comunicação de dados. Controlo da ligação de dados: mecanismos de controlo de erros (ARQ) e de fluxo; protocolos orientados ao carácter e ao bit (exemplos). Redes de comunicação de dados: tecnologias de comutação (circuitos e pacotes); comutação de pacotes (datagramas e circuitos virtuais); serviços de rede (sem conexão e com conexão). Arquitecturas de redes: modelo OSI; arquitectura TCP/IP. LANs: topologias; protocolos de acesso; standards; análise de desempenho. A Internet: arquitectura; protocolos; endereçamento e encaminhamento; aplicações. Redes e serviços públicos de comunicação de dados - evolução e exemplos: X.25, Frame Relay, ATM, MPLS.
Bibliografia Obrigatória
Stallings, William;
Data and Computer Communications. ISBN: 0-13-243310-9
Tanenbaum, Andrew S. 1944-;
Computer Networks. ISBN: 0-13-038488-7
Leon-Garcia, Alberto;
Communication networks. ISBN: 0-07-119848-2
Peterson, Larry L.;
Computer Networks. ISBN: 978-0-12-374013-7
Bibliografia Complementar
Stevens, W. Richard;
TCP/IP illustrated. ISBN: 0-201-63346-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são dedicadas à exposição da matéria do curso, incluindo resolução de problemas para ilustração e discussão de casos. Nas aulas teórico-práticas serão realizados dois trabalhos laboratoriais, consistindo no desenvolvimento de um protocolo de ligação de dados e de um protocolo de aplicação sobre TCP/IP, respectivamente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
Primeiro Trabalho Laboratorial (demonstração e relatório) |
Trabalho laboratorial |
24,00 |
|
2010-04-23 |
Segundo Trabalho Laboratorial (demonstração e relatório) |
Trabalho laboratorial |
24,00 |
|
2010-06-09 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para exame - estudo, resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas (ao longo do semestre) |
Estudo autónomo |
60 |
2010-06-18 |
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência e admissão a exame é requerida uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos dois trabalhos laboratoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final obtém-se a partir das classificaçãoes das duas componentes de avaliação afectadas dos respectivos pesos:
- os dois trabalhos a realizar nas aulas práticas laboratoriais têm o mesmo peso, sendo o peso global 40%;
- o exame tem um peso de 60%; inclui uma parte sem consulta, de índole teórica (peso: 1/3) e uma parte com consulta, consistindo na resolução de problemas de aplicação da matéria teórica (peso: 2/3).
A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de frequência na componente laboratorial e uma classificação mínima de 7 valores no exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estes alunos podem optar pela realização dos trabalhos laboratoriais, em condições idênticas às dos restantes alunos, ou por um trabalho individual realizado fora do período normal das aulas, de acordo com objectivos específicos propostos em cada caso.
Melhoria de classificação
A classificação da componente laboratorial não está sujeita a melhoria no ano lectivo em curso e é utilizada no cálculo da classificação final, quer no exame normal quer no de recurso. Apenas a componente relativa ao exame está sujeita a melhoria, de acordo com as normas gerais de avaliação.
Observações
Os alunos devem ter conhecimentos básicos de Telecomunicações e experiência de programação em C.
O esclarecimento de dúvidas ou a marcação de sessões para o efeito pode ser feito por email (contacto: jruela@fe.up.pt).