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Laboratório de Bases de Dados

Código: EIC0030     Sigla: LBDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas de Informação

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~jlopes/teach/2007-08/LBDA/
Unidade Responsável: Secção de Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 7 7 -
MIEIC 92 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 7 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se dotar os alunos da capacidade de projectar e desenvolver Sistemas de Informação acessíveis através da Web e suportados por Sistemas de Gestão de Bases de Dados Objecto-relacionais. Os alunos deverão ser capazes de projectar, implementar e documentar o Sistema de Informação e ser capazes de utilizar linguagens baseadas em Álgebra Relacional, para interrogar o respectivo repositório de dados, e linguagens de scripting para construir dinamicamente a interface com o utilizador e a Lógica de Negócio.

Programa

1. Fases no projecto de uma base de dados.
2. Análise de requisitos em Casos de Utilização.
3. Obtenção do Esquema Conceptual usando UML.
4. Obtenção do Esquema Lógico Relacional.
5. Validação do Esquema Relacional com base nas dependências funcionais.
6. Afinação da Esquema Relacional e desnormalização.
7. Obtenção do Esquema Físico e estabelecimento de índices.
8. Construção de interrogações em SQL.
9. Estabelecimento de regras de integridade adicionais e gatilhos.
10. Identificação de transacções.
11. Utilização da linguagem PhP e bibliotecas associadas.
12. Construção de formulários Web usando JavaScript, CSS, XHTML.
13. Usabilidade e acessibilidade em interfaces Web.

Bibliografia Obrigatória

R. Ramakrishnan, J. Gehrke; Database Management Systems, McGRAW-Hill International Editions, 2002. ISBN: 0-07-246563-8 (3rd Edition)

Bibliografia Complementar

Alberto Rodrigues da Silva, Carlos Videira; UML — Metodologias e Ferramentas CASE, Centro Atlântico Editora, 2005. ISBN: 989-615-009-5
Nielsen, Jakob; Designing web usability. ISBN: 1-56205-810-X
Jeffrey D. Ullman, Jennifer Widom; A First Course in Database Systems, Prentice-Hall, 2001. ISBN: 0-13-035300-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas para apresentação de casos de estudo e para a sua discussão. As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento laboratorial, em grupo, do projecto.

Software

PHP
PostgreSQL

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Gestão de bases de dados
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Relatório de Especificação da Informação (REI) Trabalho escrito 18,00 2008-03-10
Relatório de Especificação da Base de Dados (REBD) Trabalho escrito 27,00 2008-04-07
Relatório de Arquitectura e Protótipo Vertical (RA&P) Trabalho escrito 36,00 2008-04-28
Produto e Apresentação (P&A) Trabalho escrito 36,00 2008-06-02
Desempenho individual (DI) Trabalho escrito 0,00 2008-06-02
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% a qualquer uma das componentes da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será calculada usando a fórmula: Nota = 10% REI + 20% REBD + 20% RA&P + 40% P&A + 10% DI
A classificação a qualquer componente de avaliação pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo.

Provas e trabalhos especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação do trabalho, realizado em grupo, é igual para todos os alunos independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de classificação

A classificação poderá ser melhorada na ocorrência seguinte da disciplina.
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