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Laboratório de Computadores

Código: EIC0020     Sigla: LCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitectura de Computadores

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~jcard/ensino/LabC
Unidade Responsável: Secção de Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 2 - 6 70 162
MIEIC 110 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 70 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer e utilizar a interface de hardware dos periféricos mais habituais de um PC,
Ganhar capacidade de desenvolver software de baixo nível e de software embebido para a plataforma PC,
Ganhar familiaridade com algumas ferramentas de desenvolvimento de software

Programa

Programação combinada em C e Assembly nos processadores x86 da Intel
Organização da memória em execução e o mecanismo de chamada, passagem de parâmetros, armazenamento local, retorno de valores de subrotinas
Criação e utilização de bibliotecas de rotinas e ligação de código objecto
Periféricos de entrada/saída e seus modos de funcionamento
Estudo de alguns dos periféricos típicos de um PC, como o teclado, o rato, a placa gráfica, o relógio de tempo real, o temporizador, o porto série e o porto paralelo.
Mapeamento directo no espaço de endereçamento de memória
Registos de controlo de entrada/saída
Interrupções nos processadores da intel, o controlador de interrupções do PC, escrita de rotinas de interrupção em Assembly e em C,
Acesso a periféricos no modo polled e por interrupção
Introdução à utilização de ferramentas de desenvolvimento de software: gcc, make, gdb, prof, diff, patch, CVS e SVN.

Bibliografia Complementar

Daniel W. Lewis; Fundamentals of Embedded Software: Where C and Assembly Meet, 1002. ISBN: 0-13-061589-7
Muhammad Ali Mazidi; 80X86 IBM PC and Compatible Computers: Assembly Language, Design, and Interfacing Volumes I & II, Prentice Hall, 2003. ISBN: 0-13-061775-X

Observações Bibliográficas

A bibliografia indicada é-o apenas a título indicativo, não cobrindo todos os assuntos abordados nas aulas, e contendo por outro lado muito material adicional que não será utilizado. Considera-se que a documentação fornecida no decorrer da disciplina é suficiente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Leccionação expositiva dos conceitos e de alguns detalhes necessários à realização dos trabalhos.
Elaboração de 8 trabalhos práticos sobre vários componentes de hardware do PC, usando linguagem C, Assembly e interrupções, e de um projecto final proposto pelos alunos e que integre de modo harmonioso alguns desses componentes.

Software

Assemblador NASM
Ambiente de desenvolvimento DJGPP
MS-DOS ou Windows-95/98/ME

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 62,00
Trabalho final de integração Trabalho escrito 48,00 2008-06-06
Oito trabalhos, um por aula e por cada componente de hardware Trabalho escrito 48,00 2008-05-02
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a elaboração, participação e apresentação do Projecto final de integração e não exceder o limite de 4 faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

0,05 * (Nota_Aula_1 + ... + Nota_Aula_11) + 0,35 * Projecto + 0,10 * ApreciaçãoGlobal
Onde Nota_Aula_i é a nota atribuída ao cumprimento dos objectivos definidos para a aula i, e onde i varia de 1 a 11.

Provas e trabalhos especiais

Em casos limite ou de dúvida pode ser efectuada no fim do semestre uma pequena prova prática individual que decidirá a a nota final ou aprovação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica à dos alunos normais.

Melhoria de classificação

Elaboração de um conjunto de trabalhos práticos a apresentar no ano lectivo seguinte.

Observações

Requisitos recomendados: Aprovação nas disciplinas de Programação e de Microprocessadores e Computadores Pessoais.
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