Computação Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Interacção e Multimédia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
ENQUADRAMENTO:
A computação Gráfica tem vindo a afirmar-se e é hoje um componente muito importante em toda a envolvente de interação pessoa-computador. No entanto, a sua aplicabilidade vai muito além, tendo hoje em dia uma posição de relevo em indústrias importantes como sejam a cinematográfica e a dos jogos. Também na tecnologia e na ciência desempenha um papel insubstituível permitindo a visualização de fenómenos, muitas vezes ligada a simulação e a técnicas de realidade virtual.
Nesta unidade curricular, efetua-se uma abordagem às matérias de Computação Gráfica segundo uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D. A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados numa tecnologia de grande utilização, o OpenGL.
OBJETIVOS ESPECÌFICOS:
- Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica.
- Reforçar os conhecimentos teóricos com a sua aplicação prática, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria.
PRE-REQUISITOS:
- Programação (preferivelmente em C/C++)
- Algoritmos e Estruturas de Dados.
- Operações algébricas de utilização comum.
- Matemática.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
- Componente científica: 50%
- Componente tecnológica: 50%
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
- compreender a interligação dos vários módulos de um sistema gráfico 3D;
- desenhar e implementar pequenas aplicações orientadas para os 3D;
- desenhar e implementar aplicações com interface gráfica, nas suas várias vertentes;
- dominar a programação por eventos.
Programa
Panorâmica da Computação Gráfica e suas aplicações.
Síntese de Imagem de cenas 3D: iluminação local e iluminação global; cálculo de visibilidade.
Representação de cor em Computação Gráfica. Transformações geométricas 2D/3D.
Modelação: malhas poligonais 3D, curvas, superfícies e sólidos.
Interacção; conceitos para o desenvolvimento de interfaces gráficas.
Computação Gráfica 2D: algoritmos de rasterização, transformações geométricas 2D e visualização 2D.
Bibliografia Obrigatória
Foley, James D. 070;
Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Bibliografia Complementar
Hearn, Donald;
Computer graphics. ISBN: 0-13-578634-7
Observações Bibliográficas
Outros elementos de consulta serão disponibilizados oportunamente pelos docentes/Other bibliographic issues may be available.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas: Discussão e desenvolvimento de exercícios, testados em computador, ao nível de cada grupo, com possíveis desenvolvimentos extra-escolares. Utilização de OpenGL e de um sistema de desenvolvimento de software em C/C++ para verificação de alguns tópicos teóricos 3D, assim como para as questões 2D. Realização de um pequeno projeto.
Software
C/C++, OpenGL, Java
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,00 |
|
|
Mini Testes |
Exame |
2,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
3,00 |
|
|
Trabalho prático extra-aulas |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Teórico e de Manuais |
Estudo autónomo |
42 |
|
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
30 |
|
|
Total: |
72,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas e obter um mínimo de 40% na classificação da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
Legenda:
CF: Classificação Final
AvEx: Classificaçao de Exame
AvDis: Avaliação Distribuída
CF = 70% AvEx + 30% AvDis
AvDis = 60% Minitestes + 40% Trabalho/Projeto
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final.
NOTA: os mini-testes são sem consulta; o exame final é com consulta.
Provas e trabalhos especiais
Os minitestes ocorrerão nas seguintes datas:
MT1: 21 de março de 2012, horário da aula teórica, salas B227, B232C
MT2: 16 de maio de 2012, horário da aula teórica, salas B227, B232C
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar os mini testes correspondentes à avaliação distribuída, sendo o trabalho/projeto obrigatório. A classificação final poderá, em caso de haver vantagem, ser atribuída como em melhoria de classificação.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, a classificação distribuída resume-se a 12% correspondentes ao trabalho/projeto, dispensando-se a classificação dos minitestes (exame com peso 88%).
Observações
Embora a lingua "regular" de ensino seja o Português, pode optar-se pelo Inglês no caso de a disciplina ser frequentada por alunos estrangeiros.
O material de apoio à unidade curricular e os resultados das avaliações são publicados no moodle da FEUP.