Computação Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Interacção e Multimédia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica.
É dada importância à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria. A abordagem das matérias segue uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D.
A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados numa tecnologia de grande utilização, o OpenGL. Para a componente 2D, recorre-se a um sistema de desevolvimento com programação gráfica em Java (Eclipse).
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender a interligação dos vários módulos de um sistema gráfico 3D;
- desenhar e implementar pequenas aplicações orientadas para os 3D;
- desenhar e implementar aplicações com interface gráfica, nas suas várias vertentes;
- dominar a programação por eventos.
Programa
Panorâmica da Computação Gráfica e suas aplicações.
Síntese de Imagem de cenas 3D: iluminação local e iluminação global; cálculo de visibilidade.
Representação de cor em Computação Gráfica. Transformações geométricas 2D/3D.
Modelação: malhas poligonais 3D, curvas, superfícies e sólidos.
Interacção; conceitos para o desenvolvimento de interfaces gráficas.
Computação Gráfica 2D: algoritmos de rasterização, transformações geométricas 2D e visualização 2D.
Bibliografia Obrigatória
Foley, James D. 070;
Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Bibliografia Complementar
Hearn, Donald;
Computer graphics. ISBN: 0-13-578634-7
Observações Bibliográficas
Outros elementos de consulta serão disponibilizados oportunamente pelos docentes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas: Discussão e desenvolvimento de exercícios, testados em computador, ao nível de cada grupo, com possíveis desenvolvimentos extra-escolares. Utilização de OpenGL e de um sistema de desenvolvimento de software em C para verificação de alguns tópicos teóricos 3D, assim como de um sistema de desenvolvimento em Java (Eclipse) para as questões 2D.
Software
C/C++, OpenGL, Java
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
3,00 |
|
|
Minitestes |
Exame |
2,00 |
|
|
Trabalho Prático extra aulas |
Teste |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo (Teoria + Manuais) |
Estudo autónomo |
42 |
|
Preparação para Exame |
Estudo autónomo |
30 |
|
|
Total: |
72,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas e obter um mínimo de 40% na classificação da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final = 30%.AvDis + 70%.AvEx
AvDis: Avaliação Distribuída (mini-testes)
AvEx: Nota do exame
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final.
NOTA: os mini-testes são sem consulta; o exame final é com consulta.
Provas e trabalhos especiais
Os minitestes ocorrerão nas seguintes datas:
MT1: 7 de Abril de 2010, 14:30, nas salas B120, B111, B109, B110
MT2: 17 de Maio de 2010, 14:00, em salas a definir
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar os mini testes correspondentes à avaliação distribuída. A classificação final poderá, em caso de haver vantagem, ser atribuída pela classificação obtida no exame, com peso de 100%.
Melhoria de classificação
A classificação distribuída não é contabilizada para efeitos de melhoria de classificação, bastando para este efeito a sujeição a novo exame dentro das normas da FEUP.
Observações
Pré-requisito: conhecimentos essenciais de programação (preferivelmente em C e Java) e de Algoritmos e Estruturas de Dados.
Embora a lingua "regular" de ensino seja o Português, pode optar-se pelo Inglês no caso de a disciplina ser frequentada por alunos estrangeiros.
O material de apoio à unidade curricular e os resultados das avaliações são publicados no moodle da FEUP.