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Computação Gráfica

Código: EIC0019     Sigla: CGRA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Interacção e Multimédia

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~aas/pub/Aulas/CG/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 139 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica.
É dada importância à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria. A abordagem das matérias segue uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D.
A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados numa tecnologia de grande utilização, o OpenGL. Para a componente 2D, recorre-se a um sistema de desevolvimento com programação gráfica em Java (Eclipse).

Programa

Panorâmica da Computação Gráfica e suas aplicações.
Síntese de Imagem de cenas 3D: iluminação local e iluminação global; cálculo de visibilidade.
Representação de cor em Computação Gráfica. Transformações geométricas 2D/3D.
Modelação: malhas poligonais 3D, curvas, superfícies e sólidos.
Interacção; conceitos para o desenvolvimento de interfaces gráficas.
Computação Gráfica 2D: algoritmos de rasterização, transformações geométricas 2D e visualização 2D.

Bibliografia Obrigatória

Foley, James D. 070; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5

Bibliografia Complementar

Hearn, Donald; Computer graphics. ISBN: 0-13-578634-7

Observações Bibliográficas

Outros elementos de consulta serão disponibilizados oportunamente pelos docentes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas: Discussão e desenvolvimento de exercícios, testados em computador, ao nível de cada grupo, com possíveis desenvolvimentos extra-escolares. Utilização de OpenGL e de um sistema de desenvolvimento de software em C para verificação de alguns tópicos teóricos 3D, assim como de um sistema de desenvolvimento em Java (Eclipse) para as questões 2D.

Software

C/C++, OpenGL, Java

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Exame Final Exame 3,00
Minitestes Exame 2,00
Trabalho Prático extra aulas Teste 30,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo (Teoria + Manuais) Estudo autónomo 42
Preparação para Exame Estudo autónomo 30
Total: 72,00

Obtenção de frequência

Não exceder o número limite de faltas e obter um mínimo de 40% na classificação da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = 30%.AvDis + 70%.AvEx
AvDis: Avaliação Distribuída (mini-testes)
AvEx: Nota do exame

Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final.

NOTA: os mini-testes são sem consulta; o exame final é com consulta.

Provas e trabalhos especiais

N.A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar os mini testes correspondentes à avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação obtida na componente distribuída pode ser realizada na edição da disciplina do ano lectivo seguinte.

Observações

Pré-requisito: conhecimentos essenciais de programação (preferivelmente em C e Java) e de Algoritmos e Estruturas de Dados.

Embora a lingua "regular" de ensino seja o Português, pode optar-se pelo Inglês no caso de a disciplina ser frequentada por alunos estrangeiros (o que é o caso da ocorrência 2008/09).

O material de apoio à unidade curricular e os resultados das avaliações são publicados no moodle da FEUP.
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