Computação Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Interacção e Multimédia |
Ocorrência: 2006/2007 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica.
É dada importância à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria. A abordagem das matérias segue uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D.
A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados numa tecnologia de grande utilização, o OpenGL. Para a componente 2D, recorre-se a um sistema de desevolvimento com programação gráfica em Java (Eclipse).
Programa
Panorâmica da Computação Gráfica e suas aplicações.
Síntese de Imagem de cenas 3D: iluminação local e iluminação global; cálculo de visibilidade.
Representação de cor em Computação Gráfica. Transformações geométricas 2D/3D.
Modelação: malhas poligonais 3D, curvas, superfícies e sólidos.
Interacção; conceitos para o desenvolvimento de interfaces gráficas.
Computação Gráfica 2D: algoritmos de rasterização, transformações geométricas 2D e visualização 2D.
Bibliografia Obrigatória
Foley, James D. 070;
Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Bibliografia Complementar
Hearn, Donald;
Computer graphics. ISBN: 0-13-578634-7
Observações Bibliográficas
Outros elementos de consulta serão disponibilizados oportunamente pelos docentes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas: Discussão e desenvolvimento de exercícios, testados em computador, ao nível de cada grupo, com possíveis desenvolvimentos extra-escolares. Utilização de OpenGL e de um sistema de desenvolvimento de software em C para verificação de alguns tópicos teóricos 3D, assim como de um sistema de desenvolvimento em Java (Eclipse) para as questões 2D.
Software
C/C++, OpenGL, Java
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Miniteste 1 |
Exame |
0,50 |
|
|
Miniteste 2 |
Exame |
0,50 |
|
|
Complemento às aulas Práticas |
Teste |
35,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
2,50 |
|
|
Acompanhamento da matéria |
Exame |
35,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo para minitestes |
Estudo autónomo |
8 |
|
Estudo para exame final |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
28,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas e obter um mínimo de 40% na classificação da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final = 30%.AvDis + 70%.AvEx
AvDis: Avaliação Distribuída (mini-testes)
AvEx: Nota do exame
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 40% em qualquer das duas componentes de avaliação, distribuída e exame final.
Provas e trabalhos especiais
N.A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com inscrição TE e equivalentes devem, de preferência, realizar os mini testes correspondentes à avaliação distribuída.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação obtida na componente distribuída pode ser realizada na edição da disciplina do ano lectivo seguinte.
Observações
Pré-requisito: conhecimentos essenciais de programação (preferivelmente em C e Java) e de Algoritmos e Estruturas de Dados.
Nota à lingua de ensino: embora a lingua "regular" seja o Português, pode optar-se pelo Inglês no caso de a disciplina ser frequentada por alunos estrangeiros.