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Física II

Código: EIC0014     Sigla: FISI2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://def.fe.up.pt/eic0014
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 197 Plano de estudos a partir de 2009/10 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Para serem aprovados nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

Analisar circuitos eléctricos simples e explicar o seu funcionamento.
Reconhecer fenómenos electromagnéticos na sua experiência quotidiana.
Explicar o funcionamento de aparelhos eléctricos usando princípios físicos.
Avaliar diferentes dispositivos eléctricos que realizem funções semelhantes (exemplo: ecrãns de CRT, plasma, LCD, OLED, etc) identificando as vantagens e desvantagens de cada um.

Programa

Electrostática. Estrutura atómica, cargas e forças eléctricas.

Circuitos eléctricos. Corrente eléctrica, potencial, resistência, capacidade, fontes de força electromotriz, corrente contínua e alternada.

Campos eléctrico e magnético. Movimento de cargas dentro do campo magnético, fluxos eléctrico e magnético, interacção entre a corrente eléctrica e o campo magnético, indução electromagnética, ondas electromagnéticas.

Introdução à electrónica. Semicondutores, díodos, transístores e amplificadores. Sinais e sistemas.

Bibliografia Obrigatória

Jaime E. Villate; Física 2. Electricidade e Magnetismo, edição do autor, 2010. ISBN: 978-972-99396-2-4 (Disponível em http://www.ingqondo.org/livros/)

Bibliografia Complementar

Villate, Jaime E.; Electromagnetismo. ISBN: 972-773-010-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta é uma disciplina prática, com um método de ensino activo e com recurso a equipamento de laboratório e ferramentas informáticas de e-learning, algebra computacional e simulações.

As aulas teórico-práticas decorrem no estúdio de física do DEF (sala B233). Em cada aula os estudantes trabalham em grupo num dos terminais da sala, com acesso à Web e ao material disponibilizado que inclui algum material de laboratório ou simulações, apontamentos, perguntas de escolha múltipla e problemas. Os estudantes deverão resolver em grupo as perguntas de escolha múltipla e alguns dos problemas. Os restantes problemas, no respectivo capítulo, constituem trabalho para casa.

Nas aulas teóricas serão realizadas demonstrações experimentais e serão dados esclarecimentos sobre o material do livro de texto, tentando, dentro do possível, não repetir as mesmas explicações dadas no livro.

O apoio à disciplina, incluindo publicação de apontamentos, material a usar nas aulas teórico-práticas, correcções/resoluções dos trabalhos da avaliação distribuída, lançamento de classificações das componentes da avaliação distribuída e contacto com os docentes, através de fóruns, será feito através do servidor de e-learning do DEF na área referente à disciplina (http://fisica.fe.up.pt/eic0014) que é de acesso público, excepto a secção de avaliação que será restrita aos alunos inscritos.

Durante as aulas teórico-práticas serão realizados 6 mini-testes de vinte minutos, sem datas marcadas. Alguns desses mini-testes estarão compostos por 8 perguntas de escolha múltipla e outros por um problema curto. As perguntas e os problemas propostos nos mini-testes serão semelhantes às perguntas e problemas no fim dos capítulos. Em cada aula teórico-prática o estudante deverá estar preparado para ser avaliado, no fim da aula, sobre a matéria dessa aula e da aula anterior.

O exame final estará composto por uma primeira parte com 2 problemas, e uma segunda parte com 15 perguntas de escolha múltipla.

Nos mini-testes e nos exames é permitida a consulta de um formulário e o uso de calculadora ou aplicação informática para realização de cálculos. Poderá ser usado o formulário disponibilizado na página da disciplina ou um formulário feito pelo próprio estudante, sem exceder uma folha A4.

Nos mini-testes e nos exames é permitida a consulta de um formulário e o uso de calculadora ou aplicação informática para realização de cálculos.

Software

Moodle
Maxima

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Ciências Físicas > Física > Electrónica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Participação nas actividades da plataforma de e-learning Trabalho escrito 26,00
Exame final Exame 4,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo fora das aulas Estudo autónomo 56
Preparação do exame Estudo autónomo 20
Total: 76,00

Obtenção de frequência

A Classificação de Frequência será a média aritmética das melhores 5 notas obtidas nos 6 mini-testes e num trabalho para fazer em casa. As notas dos mini-testes terão uma casa decimal, mas a nota de frequência será arredondada para um inteiro entre 0 e 20.

Obtém frequência todo o estudante regularmente inscrito que:
1- Não ultrapasse o máximo permitido de faltas às aulas teórico-práticas (25%) (Normas Gerais de Avaliação, Art 4º, Nº 1);
2- Tenha obtido uma Classificação de Frequência igual ou superior a 6 valores.

Estão dispensados de frequência os estudantes nas condições previstas no número 3 do Art 4º das Normas Gerais de Avaliação, nomeadamente os esutdantes militares, trabalhadores-estudantes ou que tenham obtido frequência à unidade curricular no ano lectivo anterior (os estudantes com estatuto de Dirigente Associativo não estão dispensados de frequência).

Os estudantes que não estejam dispensados de frequência e que não tenham obtido frequẽncia não poderão fazer o exame final nem o exame de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Sendo F a classificação de frequência e E a nota do exame, a nota final calcula-se com a fórmula seguinte:

0.4 * F + 0.6 * E

A nota do exame terá uma casa decimal, mas a nota final obtida com a equação anterior será arredondada para um inteiro (9.5 arredonda-se para 10, mas 9.4999 arredonda-se para 9).

Os estudantes que não tenham uma classificação de frequência, mas que se encontrem em alguma das situações que permitem que sejam admitidos ao exame, terão uma nota final igual à nota do exame (arredondada para um inteiro).

Provas e trabalhos especiais

Um trabalho para fazer em casa, que terá o mesmo peso do que um dos 6 mini-testes. Como não são tidas em conta as duas notas mais baixas a considerar de entre o trabalho e os mini-testes, a realização deste trabalho é opcional.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames das épocas especiais (finalização de curso e estudantes portadores de Estatutos Especiais) terão o mesmo formato dos exames da época normal. Os estudantes com estatuto de Militar ou Estudante-Trabalhador que não tenham, uma classificação de frequência não precisam de fazer nenhuma prova adicional.

Melhoria de classificação

Nota: a informação nesta secção é relevante unicamente para os estudantes que já tenham aprovado a unidade curricular. A melhoria de qualquer parte da avaliação (nota do exame ou nota de frequência) só pode ser feita por alunos que já tenham aprovado esta unidade curricular e que se inscrevam para melhoria dentro dos prazos previstos.
A melhoria da nota obtida no exame é feita com o exame de recurso ou com outro exame do mesmo formato nas épocas especiais para melhoria de nota.
A melhoria da nota de frequência é feita com a nota obtida na componente de perguntas de escolha múltipla desse mesmo exame.

Observações

Aconselha-se, para conveniente acompanhamento da matéria, um tempo de trabalho fora das aulas de, no mínimo, 3 horas por semana. Espera-se que todos os estudantes inscritos, independentemente de estar ou não a frequentar as aulas, estudem cada semana, em casa, o capítulo correspondente a essa semana; em cada aula teórico-prática o estudante deveria estar já familiarizado com os apontamentos dessa aula para que a aula seja uma oportunidad de consolidação de conhecimentos.

Aconselha-se a consulta regular da página da disciplina no servidor de e-learning, onde serão colocados todos os elementos de estudo.
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