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Introdução às Bases de Dados

Código: EIC0007     Sigla: IBDA

Ocorrência: 2006/2007 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 5 5 -
MIEIC 156 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 -
Plano de estudos de transição para 2006/07 1 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de identificação de factores críticos de sucesso e de modelação de actividades e processos de negócio.

2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação conceptual de informação, em particular de classes de objectos.

3. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação da interacção com os utilizadores, em particular interacção gráfica.

4. Preparar os alunos para utilizarem uma metodologia de projecto de engenharia informática.

5. Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou SGBDr, para prototipificação de Sistemas de Informação, que por sua vez requer:

6. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação relacional.

Programa

1. PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
Introdução aos processos de análise e modelação de sistemas e organizações; Introdução ao projecto de construção de um SI.

2. MODELAÇÃO DA INTERFACE COM O UTILIZADOR:
Introdução ao processo de modelação da interacção com utilizadores; Introdução ao modelo OAI, às formas de especificação e às ferramentas de prototipificação; Recomendações, princípios e regras para concepção de interfaces; Principais modelos de interacção: menus, formulários, caixas de diálogo e manipulação directa; Problemas sobre modelação da interacção com utilizadores.

3. MODELAÇÃO CONCEPTUAL DE CLASSES: O Processo de Modelação Estática de Classes; Classes de Objectos, Atributos e Métodos; Ligações, Associações e Agregações Simples; Generalização e Herança Simples; Mapeamento entre o Modelo de Classes e o Modelo Relacional.

4. PROJECTO DE BASES DE DADOS:
Introdução aos SGBD - Sistemas de Gestão Bases de Dados; Sistemas Relacionais e Linguagem SQL; Normalização Funcional de Dados para Concepção de BDr; Outros Modelos de SGBD.

5. CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS FINAIS.

Bibliografia Obrigatória

Blaha, Michael; Object-oriented modeling and design for database applications. ISBN: 0-13-123829-9
Date, C. J.; An introduction to database systems. ISBN: 0-201-68419-5

Bibliografia Complementar

Boehm, Barry W.; Software engineering economics. ISBN: 0-13-822122-7
Shneiderman, Ben; Designing the user interface. ISBN: 0-321-26978-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação desta disciplina baseia-se nos seguintes 5 componentes de actividades complementares de ensino pelos docentes e de aprendizagem pelos alunos:

A1. NOÇÕES TEÓRICAS
A exposição de noções teóricas feita nas aulas Teóricas e Teórico-Práticas deverá ser apreendida pelos alunos através de actividades de estudo e conceptualização.

A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS
A exposição de casos e respectivas resoluções realizadas nas aulas Teóricas e Teórico-Práticas deverá ser objecto de estudo, conceptualização e experimentação com novos problemas por parte dos alunos.

A3. FERRAMENTA SGBD
A apresentação da ferramenta informática (Microsoft Access 2003) feita nas aulas Teórico Práticas deverá conduzir à exploração e experimentação da referida ferramenta de uma forma autónoma pelos alunos.

A4. PROTÓTIPO DE SI:
O projecto de desenvolvimento de um protótipo de SI, realizado por grupos de alunos, será alvo de acompanhamento por parte dos docentes da disciplina durante as aulas Teórico Práticas.


Software

Microsoft Visio 2003
Microsoft Access 2003

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É necessário obter as classificação mínimas indicadas para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação”, Conselho Pedagógico da FEUP).

As provas escritas serão sem consulta, sendo fornecidas as principais fórmulas eventualmente necessárias. A avaliação terá também em conta a apresentação, correcção e qualidade do português utilizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base nas classificações obtidas nos minitestes (com peso de 60%) e no trabalho de grupo (com peso de 40%).

P1 Minitestes
P1.1 Miniteste Access: 10%
P1.2 Miniteste 1: 10%
P1.3 Miniteste 2: 20%
P1.4 Miniteste 3: 20%

P2 Trabalho de grupo
P2.1 Relatório: 10%
P2.2 Trabalho: 25%
P2.3 Apresentação do trabalho: 5%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial (trabalhador-estudante, militar, dirigente associativo, militar ou atleta de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação indicadas anteriormente, ou substituir as componentes P1.1, P2.2 e P2.3 por uma prova prática individual em computador, a realizar em data a marcar com o docente, envolvendo a construção do protótipo especificado em documento entregue previamente como componente de avaliação P2.1 (P2.1=2 valores – 10%). Esta prova terá a duração aproximada de 5 horas (P1+P3.2+P3.3=8 valores – 40%). Além disso, em vez das provas P1.2 , P1.3 e P1.4 devem submeter-se a uma prova escrita final P3 (a realizar em data a marcar) cuja componente teórica será valorizada em 4 valores e a componente prática em 6 valores (P3.1+P3.2=10 valores – 50%).

Melhoria de classificação

Os alunos que pretendam obter melhoria da classificação poderão fazê-lo no ano lectivo seguinte repetindo apenas as componentes de avaliação cuja classificação pretendem melhorar.

Observações

A disciplina tem o apoio de um curso on-line no moodle (http://moodle.fe.up.pt), sendo necessário estar inscrito para ter accesso aos conteúdos do curso.
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