Fundamentos da Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Fundamentos da Programação |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No final da disciplina, o aluno deverá ter capacidade para resolver situações de programação de média complexidade, criando as necessárias abstracções, tanto ao nível dos procedimentos como dos dados, utilizando como ferramenta de desenvolvimento a linguagem Scheme, caracterizada por uma sintaxe simples.
Programa
Abstracção procedimental: elementos de programação em Scheme, procedimentos e processos, recursividade e iteração, ordem de crescimento dos processos, procedimentos definidos localmente.
Abstracção de dados: selectores e construtores, barreiras de abstracção, listas, exemplo de uma abstracção (conjuntos).
Abstracções com dados mutáveis: construtores, selectores, modificadores, listas mutáveis, filas de espera, tabelas, vectores e ficheiros de texto.
Bibliografia Obrigatória
F. Nunes Ferreira, Ademar Aguiar, António Coelho; Scheme na descoberta da programação, FEUPedições (formato e-book)
Bibliografia Complementar
Springer, George;
Scheme and the Art of Programming. ISBN: 0-262-19288-8
Abelson, Harold;
Structure and interpretation of computer programs. ISBN: 0-262-01077-1 (disponível em http://mitpress.mit.edu/sicp/full-text/book/book.html)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Procura-se um envolvimento participado e contínuo dos alunos no estudo e discussão dos temas da disciplina e em trabalhos de programação. Estes trabalhos, a contar para a avaliação, deverão ser normalmente realizados em computador, num período aproximadamente mensal.
O aluno será incentivado a procurar ideias para resolver os problemas, pô-las em movimento, com implementações elegantes, legíveis e, tanto quanto possível, eficientes, em tempo (de cálculo) e em espaço (de memória), tendo como ferramenta de desenvolvimento a linguagem Scheme.
• Aulas Teóricas: exposição dos temas programáticos e discussão de exemplos utilizando computador e projector de vídeo.
• Aulas Teórico-Práticas: Apresentação, discussão e desenvolvimento de exercícios de programação em Scheme.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
85,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não exceder o limite de faltas estabelecido pelas Normas de Avaliação (25% do número de aulas teórico-práticas previstas) e obter uma classificação mínima de 30% no conjunto das componentes AD e PP1,PP2 e PP3.
Fórmula de cálculo da classificação final
As várias componentes de avaliação decorrerão nas aulas teórico-práticas:
• AD - Apreciação do desempenho dos alunos face aos exercícios propostos à turma.
• PP1, PP2, PP3 - Realização de provas práticas em computador (em 3 quartas-feiras, pelas 15:00)
• PE - Realização de uma prova escrita com consulta.
Classificação = PP1 * 0.10 + PP2 * 0.15 + PP 3 * 0.25 + AD * 0.10 + PE * 0.40
Observações:
1- É condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 30% na componente PE.
2- Se, por decisão do docente, não ocorrer alguma das componentes de avaliação, a cotação correspondente será atribuída às outras avaliações, proporcionalmente ao respectivo peso.
3- Se a classificação obtida for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.
Provas e trabalhos especiais
Não previst
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Consta de uma prova prática em computador (PP) e de uma prova escrita (PE) com consulta.
Classificação = PP * 0.50 + PE * 0.50
Observações:
1- PP e PE serão realizadas em conjunto com os alunos do regime normal e é condição de aprovação a obtenção de uma classificação mínima de 30% em cada uma das provas.
2- PP será a última prova prática da série realizada pelos alunos do regime normal.
3- Se, por decisão do docente, não ocorrer alguma das componentes de avaliação, a cotação correspondente será atribuída à outra avaliação.
5- Se a classificação obtida for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.
Melhoria de classificação
Consta apenas de uma prova escrita (PE) com consulta, numa escala de 0 a 20 valores.
Observação:
Se a classificação obtida for igual ou superior a 16 valores, o aluno poderá ser submetido a uma prova oral, por iniciativa da equipa docente. Neste caso, a classificação final será a média aritmética das classificações obtidas na prova escrita e na prova oral.
Observações
Não são exigidos pré-requisitos.