Sistemas de Apoio à Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Serão estudadas a filosofia geral, a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas que permitam aos alunos projectar e implementar SADs.
Os alunos deverão ser capazes de compreender a complexidade e os aspectos qualitativos dos processos de tomada de decisão, e de utilizar técnicas de estruturação de problemas e de abordagens multi-critério.
Deverão ainda familiarizar-se com modelos e aplicações de Optimização Combinatória, e de técnicas heurísticas genéricas para resolver problemas de interesse prático, em particular no âmbito da gestão de operações.
Serão apresentados e discutidos exemplos de SADs, dando-se especial relevo aos aspectos relacionados com as Interfaces com os Utilizadores e os Sistemas de Simulação Visual Interactiva.
Programa
1.
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): estrutura geral e componentes. Métodos quantitativos para tomada de decisões. Metodologia da Investigação Operacional. Modelos. Aspectos qualitativos na tomada de decisões. Estruturação de problemas de decisão.
2.
Tópicos da Teoria da Decisão e de Análise Multi-Critério. Situações de incerteza e risco. Estruturação de alternativas e critérios de decisão. Árvores de decisão. Problemas de decisão com critérios múltiplos. Analytic Hierarchy Process (AHP). Análise de sensibilidade e análise 'what-if'.
3.
Metodologias para estruturação de problemas. Análise SWOT. Mapas cognitivos e Mapas Mentais. “Strategic Options Development and Analysis”. “Soft Systems Methodology”. “Strategic Choice Approach”.
4.
Gestão de operações e problemas de Optimização Combinatória: modelos e aplicações. Meta-heurísticas: algoritmos de pesquisa local, "simulated annealing", pesquisa tabu. Algoritmos Genéticos. Integração destes algoritmos em SADs.
5.
Modelos de simulação: estrutura geral e âmbito de aplicação. Simulação visual interactiva. Aplicações.
6.
Metodologias para a concepção de SADs e ferramentas para a sua implementação. Modularidade e prototipagem. Aspectos organizacionais no projecto de um SAD. Especificação e desenvolvimento de um SAD: exemplos.
7.
Apresentação e discussão de casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
J Pinho de Sousa; J Soeiro Ferreira; Apontamentos da disciplina
Turban, Efraim;
Decision support systems and intelligent systems. ISBN: 0-13-781675-8
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
Reeves, Colin R. 340;
Modern heuristic techniques for combinatorial problems. ISBN: 0-07-709239-2
Rosenhead, Jonathan 340;
Rational analysis for a problematic world revisited. ISBN: 0-471-49523-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina está organizada numa sessão semanal de 3 horas, com exposição dos temas programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos problemas ilustrativos.
Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior discussão. Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão essencialmente realizados fora das aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
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Exame escrito |
Exame |
3,00 |
|
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T1 - Trabalho 1 |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2008-10-19 |
T2 - Trabalho 2 |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2008-12-08 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação exame final |
Estudo autónomo |
18 |
|
Estudo |
Estudo autónomo |
78 |
|
|
Total: |
96,00 |
|
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação - artigo 4º.
Fórmula de cálculo da classificação final
EF (exame final, sem consulta) - 0 a 20 valores (mínimo 8)
T1 (referente aos pontos 1, 2, 3 e 6 do programa) - 0 a 20 valores (mínimo 8)
T2 (referente ao ponto 4 do programa) - 0 a 20 valores (mínimo 8)
AC (avaliação contínua, incluindo a realização de alguns exercícios) - 0 a 20 valores
Classificação final (antes de arredondamento):
0.50 EF + 0.20 T1 + 0.20 T2 + 0.10 AC
Provas e trabalhos especiais
EF - Exame final (com consulta)
T1 - Trabalho prático referente aos pontos 1, 2, 3 e 6 do programa
T2 - Trabalho prático referente ao ponto 4 do programa
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação idêntica ao caso normal.
Todos os alunos (incluindo TE, DA, ...) deverão entregar os trabalhos nas datas estabelecidas.
Melhoria de classificação
Apenas exame.
Os alunos não poderão repetir as componentes T1 e T2 da avaliação.