Sistemas de Apoio à Decisão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Serão estudadas a filosofia geral, a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas que permitam aos alunos projectar e implementar SADs.
Os alunos deverão ser capazes de compreender a complexidade e os aspectos qualitativos dos processos de tomada de decisão, e de utilizar técnicas de estruturação de problemas e de abordagens multi-critério.
Deverão ainda familiarizar-se com modelos e aplicações de Optimização Combinatória, e de técnicas heurísticas genéricas para resolver problemas de interesse prático, em particular no âmbito da gestão de operações.
Serão apresentados e discutidos exemplos de SADs, dando-se especial relevo aos aspectos relacionados com as Interfaces com os Utilizadores e os Sistemas de Simulação Visual Interactiva.
Programa
1.
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): estrutura geral e componentes. Métodos quantitativos para tomada de decisões. Metodologia da Investigação Operacional. Modelos. Aspectos qualitativos na tomada de decisões. Estruturação de problemas de decisão.
2.
Tópicos da Teoria da Decisão e de Análise Multi-Critério. Situações de incerteza e risco. Estruturação de alternativas e critérios de decisão. Árvores de decisão. Problemas de decisão com critérios múltiplos. Analytic Hierarchy Process (AHP). Análise de sensibilidade e análise 'what-if'.
3.
Metodologias para estruturação de problemas. Análise SWOT. Mapas cognitivos e Mapas Mentais. “Strategic Options Development and Analysis”. “Soft Systems Methodology”. “Strategic Choice Approach”.
4.
Gestão de operações e problemas de Optimização Combinatória: modelos e aplicações. Meta-heurísticas: algoritmos de pesquisa local, "simulated annealing", pesquisa tabu. Algoritmos Genéticos. Integração destes algoritmos em SADs.
5.
Modelos de simulação: estrutura geral e âmbito de aplicação. Simulação visual interactiva. Aplicações.
6.
Metodologias para a concepção de SADs e ferramentas para a sua implementação. Modularidade e prototipagem. Aspectos organizacionais no projecto de um SAD. Especificação e desenvolvimento de um SAD: exemplos.
7.
Apresentação e discussão de casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
Turban, Efraim;
Decision support systems and intelligent systems. ISBN: 0-13-781675-8
Hillier, Frederick S.;
Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6
Reeves, Colin R. 340;
Modern heuristic techniques for combinatorial problems. ISBN: 0-07-709239-2
Rosenhead, Jonathan 340;
Rational analysis for a problematic world revisited. ISBN: 0-471-49523-9
J Pinho de Sousa; J Soeiro Ferreira; Apontamentos da disciplina
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina está organizada numa sessão semanal de 3 horas, com exposição dos temas programáticos, apresentação e discussão de casos, e resolução de pequenos problemas ilustrativos.
Algumas sessões serão ocupadas com apresentações feitas pelos alunos e posterior discussão. Os relatórios a apresentar (como parte da avaliação) serão essencialmente realizados fora das aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
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Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
T1 - Trabalho 1 |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2007-11-09 |
T2 - Trabalho 2 |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2007-12-07 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para o exame final |
Estudo autónomo |
24 |
|
Estudo individual |
Estudo autónomo |
42 |
|
|
Total: |
66,00 |
|
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação - artigo 4º.
Fórmula de cálculo da classificação final
EF (exame final, sem consulta) - 0 a 20 valores (mínimo 8)
T1 (referente ao ponto 3 do programa) - 0 a 20 valores (mínimo 8)
T2 (referente ao ponto 4 do programa) - 0 a 20 valores (mínimo 8)
AC (avaliação contínua, incluindo a realização de alguns exercícios) - 0 a 20 valores
Classificação final (antes de arredondamento):
0.45 EF + 0.25 T1 + 0.20 T2 + 0.10 AC
Provas e trabalhos especiais
EF - Exame final (com consulta)
T1 - Trabalho prático referente ao ponto 3 do programa
T2 - Trabalho prático referente ao ponto 4 do programa
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação idêntica ao caso normal.
Melhoria de classificação
Apenas exame.
Os alunos não poderão repetir as componentes T1 e T2 da avaliação.