Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIC0067

Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação

Código: EIC0067     Sigla: PESI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas de Informação

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 21 Plano de estudos a partir de 2009/10 5 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivos

Dotar os alunos com competências para planear sistemas e tecnologias de informação numa organização segundo uma perspectiva estratégica.


Resultados de aprendizagem

estratégia e sistemas de informação

• identificar os desafios colocados pelos sistemas de informação e soluções de gestão associadas
• demonstrar como os sistemas de informação podem apoiar diferentes formas de estratégia
• enunciar e avaliar as questões estratégicas a serem consideradas no desenvolvimento de sistemas de informação
• demonstrar como os sistemas de informação ajudam as empresas a usar sinergias, competências chave, e estratégias baseadas em rede para conseguir vantagens competitivas
• avaliar os desafios colocados pelos sistemas de informação estratégicos associados a soluções inovadoras de gestão
• descrever uma perspectiva histórica dos SI nas organizações usando o modelo de Nolan
• descrever factores críticos de sucesso nos SIS e consequências da falta de estratégia de SI/TI
• descrever a envolvente estratégica dos SI/TI usando o modelo de Earl
• descrever e aplicar o modelo do ciclo de desenvolvimento estratégico de SI
• descrever e aplicar o modelo para o desenvolvimento estratégico de SI

análise estratégica para SI

• definir estratégia do negócio, estratégia de SI, estratégia de TI, alinhamento estratégico
• distinguir planeamento de SI e planeamento estratégico de SI
• saber como avaliar o impacto estratégico dos sistemas de informação nas organizações
• enunciar as principais abordagens ao planeamento estratégico e a sua aplicação em PESI
• enunciar razões para o fosso existente entre a teoria e a prática em PESI

estratégias de gestão de informação e conhecimento

• explicar os conceitos de gestão da informação, gestão do conhecimento, colaboração, partilha de informação e conhecimento
• identificar os tipos de cultura informacional e descrever a sua influência na definição de estratégias de informação e conhecimento nas organizações
• explicar a relação estreita entre colaboração e gestão da informação nas organizações actuais
• explicar a emergência das redes colaborativas de organizações como estratégia de negócio suportada por SI
• analisar uma situação organizacional e especificar uma estratégia de colaboração e gestão de informação


Programa

M1: Introdução aos SI estratégicos e ao planeamento estratégico

Sistemas de informação (SI), sistemas de tecnologias de informação (TI), sistemas de actividades humanas (SAH), planeamento dos sistemas de informação (PSI), planeamento estratégico dos sistemas de informação (PESI).
Perspectiva histórica da evolução dos SI. Estádios de evolução das TI/SI (Nolan 1979). As diferentes fases na evolução dos SI: "Data Processing Era"; "Management Information Systems Era"; "Strategic Information Systems Era".
Ciclo de Desenvolvimento estratégico e a envolvente estratégica de SI/TI. Modelo para o Planeamento Estratégico de SI/TI.

M2: Análise estratégica de SI/TI

Ciclo de Desenvolvimento Estratégico.
Estratégia do Negócio:
Técnicas e Ferramentas para a Análise Estratégica: Análise SWOT, Análise do Meio Ambiente Externo, Análise do Meio Ambiente Macro, Modelo das 5 Forças de Porter (Competitive Forces), Factores Críticos de Sucesso, Análise do Meio Ambiente Interno, Análise dos Recursos, Capacidades e Competências Centrais, Cadeia de Valor, Opções Estratégicas, Carteira do Negócio, Balanced Scorecard.

Modelo do Negócio:
Conceito de Modelo do Negócio e Tipologias dos Modelos do Negócio.

Arquitectura da Informação:
Planeamento de SI. As "Framework" de Zachman e Ward. Processos de Negócio, Modelação de Processos de Negócio; BSP (Business Systems Planning).
Modelação conceptual como instrumento de planeamento do negócio e de sistemas de informação.

Sistema de Informação:
Carteira de Aplicações de MacFarlan. Avaliação dos investimentos e estabelecimento de prioridades nas várias aplicações da carteira.

M3: Estratégias de gestão de informação e conhecimento

A informação como activo. Cultura informacional.
Implementação de sistemas empresariais de gestão da informação e conhecimento. Gestão de activos de informação. Políticas e aspectos de implementação. Gestão de recursos de conhecimento.
Metodologias, ferramentas e técnicas para a gestão da informação e conhecimento nas organizações. Gestão do conhecimento como processo tecnológico vs. processo social. Ferramentas para captura e partilha do conhecimento.
Planeamento e análise de requisitos de sistemas de gestão de informação e conhecimento. Redes sociais. Teoria actor- network. Implementação de sistemas de gestão de informação: gestão de conteúdos; escrita colaborativa; outras tecnologias colaborativas.


Bibliografia Obrigatória

Ward, John; Strategic planning for information systems. ISBN: 0-471-96183-3
Anita Cassidy; A practical guide to information systems strategic planning, CRC Press, 2006
David Boddy, Albert Boonstra, Graham Kennedy; Managing information systems. ISBN: 978-0-273-71681-5

Bibliografia Complementar

Claudio Ciborra; The Labyrinths of Information: Challenging the Wisdom of Systems, Oxford University Press, 2002
Luís Amaral, João Varajão; Planeamento de Sistemas de Informação, Lidel, Edições Técnicas, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aprendizagem orientada ao projecto - os estudantes realizam um projecto em grupo ao longo do semestre, sendo as aulas teóricas planeadas de acordo com as necessidades da realização desse projecto.

Debates na aula decorrentes da análise de artigos científicos sobre PESI. Os grupos são os responsáveis por dinamizar os debates.

Os estudantes devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 36,00
projecto do semestre (PS) Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 66,00 2010-12-17
análise de artigos individual Trabalho escrito 10,00
análise de artigos e dinamização de debate (grupo) Trabalho escrito 8,00
ensaio individual Trabalho escrito 24,00 2011-01-10
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
preparação das aulas Estudo autónomo 18
Total: 18,00

Obtenção de frequência

Realização de um projecto de grupo (semestre)
Análise de artigos (individual e grupo).
Ensaio individual.

Nota mínima de 40% em qualquer das componentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

50% - PS - Projecto do semestre (grupo)
10% - AG - Análise de artigo e dinamização de debate na aula (grupo)
10% - AI - Análise de artigos (individual)
30% - EI - Ensaio (individual)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os TEs deverão realizar todos os trabalhos definidos.

Melhoria de classificação

É possível melhorar o ensaio individual (EI).

As componentes de projecto (PS) e análise de artigos (AG e AI) podem ser melhoradas na próxima ocorrência da Unidade Curricular.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 10:33:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias