Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia de Software |
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver as capacidades mínimas e adquir os conhecimentos fundamentais necessários para autonomamente iniciarem desenvolvimento ágil de software, nos seus vários papeis: engenharia de processo, desenvolvedor, gestor.
Aprender o essencial sobre métodos ágeis, a sua filosofia, os valores, a sua necessidade e aplicabilidade, e os desafios e oportunidades que suscitam nas pessoas e organizações que desenvolvem software.
Dotar os participantes com conhecimentos e experiência prática sobre as práticas de desenvolvimento ágil de software:
planeamento de iterações, testes unitários, refactoring, pattern-based design, autoria colectiva de código, programação em pares, integração contínua
Dar a conhecer algumas das variantes mais conhecidas de processos ágeis.
Apreensão dos conhecimentos primordialmente através da sua aplicação prática num caso de estudo real a desenvolver ao longo do semestre.
Os participantes aprenderão a trabalhar em equipa, a integrar outros intervenientes do projecto em decisões de desenho e planeamento, e a delegar, negociar e rever estas decisões em grupo.
Utilização de ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) que suportem e incentivem o desenvolvimento ágil de software: Eclipse, VisualStudio, etc.
Programa
Introdução às Metodologias Ágeis
-A necessidade de métodos ágeis para desenvolvimento de software.
Software ágil: valores e principios fundamentais.
Principais Práticas das Metodologias Ágeis
-Visão geral sobre as principais práticas usadas nas metodologias ágeis.
Exemplos de Metodologias Ágeis
-Revisão sobre as mais populares metodologias ágeis: XP, Scrum, FDD.
Trabalho em Equipa
-“Coaching”
-“Technical Environment”
-“On-site customer”
Planeamento
-“Planning Game”
-“Small Releases”
Testes
-“Acceptance tests”
-“Unit-tests”
-“Test-first programming”
Desenho
-“Simple Design”
-“Refactoring”
-“Design patterns”
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são utilizadas tanto para a exposição formal dos principais conhecimentos da disciplina como para o desenvolvimento ágil de um projecto real (3-4 equipas) ao longo do semestre. Por forma a focar a
atenção dos alunos nos tópicos principais, serão propostas pequenas questões sobre os tópicos em estudo para desenvolvimento fora de aulas.
As questões, os exercícios e o projecto conjuntamente incentivarão os alunos a complementar os conhecimentos transmitidos com outros conhecimentos resultantes de pesquisas individuais efectuadas sobre os conteúdos da disciplina.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Nota mínima de 40% em cada uma das componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = (Questões x 20%) + (Teste x 35%) + (Projecto x 35%) + (Avaliação individual x 10%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Condições idênticas às dos restantes alunos.
Melhoria de classificação
A classificação final pode ser melhorada através de exame de melhoria.