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Interacção Pessoa-Computador

Código: EIC0057     Sigla: IPCO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Interacção e Multimédia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 9 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 1 - 6 56 162
MIEIC 26 Plano de estudos a partir de 2009/10 5 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.

2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.

3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.

Programa

1. Projecto de Concepção da Interacção.
2. Compreender e Conceitualizar a Interacção.
3. Compreender os Utilizadores.
4. Compreender como as interfaces afectam os utilizadores.
5. Interfaces e Interacção
6. O Processo de concepção da Interacção.
7. Identificar Necessidades de Definir Requisitos e construção de protótipos.
8. Introdução à Avaliação de Usabilidade.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
[Preece et al 2007] Jenny Preece, Yvonne Rogers, Helen Sharp: Interaction Design, John Wiley & Sons; ISBN: 978-0-470-01866-8; 2nd edition (2007).

[Norman 1999] Donald A. Norman: The Invisible Computer; MIT Press; ISBN: 0262640414; Reprint edition (August 20, 1999).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[Nielsen 1999] Jakob Nielsen: Designing Web Usability; New Riders Publishing; ISBN: 156205810X; 1st edition (December 1999); www.useit.com.

[Harmelen 2001] Mark Van Harmelen (Editor): Object Modeling and User Interface Design; Addison-Wesley Pub Co; ISBN: 0201657899; 1st edition (April 13, 2001).

[Shneiderman 1998] Ben Shneiderman: Designing the User Interface: Strategies for Effective
Human-Computer Interaction (3rd Edition), Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Longman, Inc. 1998, xiv+639 pp.; ISBN: 0-201-69497-2.

[Raskin 2000] Jef Raskin: The Humane Interface: New Directions for Designing Interactive Systems; Boston: Addison-Wesley, 2000, xix+233; ISBN: 0-201-37937-6.

[Roberts et al 1998] Dave Roberts, Dick Berry, Scott Isensee, John Mullaly: Designing for the User with OVID: Bridging User Interface Design and Software Engineering, Indianapolis: Macmillan Technical Publishing, 1998, xvii+189 pp.; ISBN: 1-57870-101-5.

[Tufte 1993] Edward Rolf Tufte: The Visual Display of Quantitative Information, Cheshire, Connecticut, USA: Graphics Press, 13th Printing 1993, 197 pp.; sem ISBN.

[Tufte 1992] Edward Rolf Tufte: Envisioning Information, Cheshire, Connecticut, USA: Graphics Press, 3rd Printing with revisions, 1992, 126 pp.; sem ISBN.

[Tufte 1997] Edward Rolf Tufte: Visual Explanations, Cheshire, Connecticut, USA: Graphics Press, 1997, 158 pp.; ISBN: 0-9613921-2-6.

[Norman 1988 ] Donald A. Norman: The Design of Everyday Things, Doubleday, 1988, 261 pp.; ISBN: 0-385-26774-6

Bibliografia Obrigatória

Preece, Sharp, Rogers; Interaction design, Wiley, 2007. ISBN: 978-0-470-01866-8

Bibliografia Complementar

Norman, Donald A.; The design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação desta disciplina baseia-se nos seguintes componentes de actividades complementares de ensino pelos docentes e de aprendizagem pelos estudantes:

A1. NOÇÕES TEÓRICAS
A exposição de noções teóricas feita nas aulas Teóricas e Teórico-Práticas deverá ser apreendida pelos estudantes através de actividades de estudo e conceitualização.

A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS
A exposição de casos e respectivas resoluções realizadas nas aulas Teóricas e Teórico-Práticas deverá ser objecto de estudo, conceitualização e experimentação com novos problemas por parte dos alunos.

A3. PROJECTO DE IPC
O projecto de análise de um sistema interactivo e especificação da sua evolução, a realizar por grupos de alunos, será alvo de acompanhamento por parte dos docentes da disciplina durante as aulas Teórico-Práticas ou em sessões especiais programadas para o efeito.

A4. SEMINÁRIOS CONVIDADOS
Os seminários realizados por profissionais de IPC convidados, ou o contacto com a realidade de empresas, poderá traduzir-se na elaboração de um relatório por parte dos alunos. Este relatório deverá servir de apoio para responder a eventuais questões que venham a ser colocadas no exame da disciplina.

COMPONENTES DE AVALIAÇÃO
A avaliação baseia-se nos seguintes 2 componentes (P1 e P2):

P1. Projecto de grupo – avaliação distribuída (50%).

Cada grupo de alunos vai identificar um projecto de um sistema a estudar do ponto de vista da interacção com os utilizadores. O trabalho deverá envolver um estudo prévio do sistema e de sistemas concorrentes, contactos com eventuais utilizadores e projectistas ou autores seleccionados, a realização de entrevistas e inquéritos aos utilizadores, incluindo a realização de uma sessão de avaliação baseada num guião previamente produzido, a análise das entrevistas e inquéritos, especificação de casos de uso essenciais, e projecto e teste de um protótipo desenvolvido. Trata-se de efectuar um ciclo de desenvolvimento de acordo com o modelo apresentado nas aulas.

P1.1 – Proposta do projecto de grupo (10%)
Relatório com a proposta de trabalho de grupo (1 página) e apresentação aos colegas e docente (máximo 10 minutos).

P1.2 – Relatório do Projecto (30%).
Relatório final com a descrição do trabalho realizado pelo grupo (máximo 20 páginas).

P1.3 – Apresentação do Projecto (10%).
Apresentação aos colegas e docente do trabalho realizado pelo grupo (máximo 10 minutos).

Os componentes do projecto devem ser entregues em papel no secretariado do curso até às datas acordadas (até às 17h00). Por cada dia de atraso na entrega das componentes P1.1 e P1.2 a penalização é de 1 valor em 20 nas respectivas classificações.
Nota mínima na componente P1 para ter aprovação à disciplina: 10 valores em 20.

P2. Prova escrita individual – avaliação com exame final (50%).
Nota mínima para ter aprovação à disciplina: 8 valores (ou seja, não é possível obter classificação positiva final na disciplina com uma classificação muito boa no projecto de grupo e muito fraca no exame final.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Apresentação geral do projecto Trabalho escrito 35,00 2009-10-21
Apresentação final do projecto Trabalho escrito 45,00 2009-12-09
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento de aulas e preparação para o exame Estudo autónomo 43
Total: 43,00

Obtenção de frequência

É necessário obter classificação positiva na componente P1 para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação da FEUP 2002”, Art. 4º, nº 1 e Art. 5º, nº 16). Apenas os estudante que tenham obtido frequência se podem apresentar a exame normal ou de recurso.

Toda a avaliação terá em conta a apresentação, correcção e qualidade do português utilizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ver descrição anterior.

Provas e trabalhos especiais

Ver descrição anterior.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial de trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição, podem optar pela forma e regras de avaliação indicadas anteriormente, ou substituir a componente P1 por um trabalho equivalente individual ou em grupo com um calendário de realização e avaliação previamente acordado com o docente da disciplina.

Melhoria de classificação

A componente de avaliação distribuída P1 pode ser melhorada mediante inscrição na disciplina no ano seguinte.
A componente de avaliação P2, exame normal, pode ser melhorada no exame de recurso.

Observações

Todo o contacto geral com os discentes será efectuado com base em mensagens de correio electrónico, em particular com base nos endereços que constam do SIFEUP e recorrendo ao correio electrónico dinâmico.

Algumas aulas sobre temas específicos poderão ser dadas por especialistas convidados ou por outros docentes.
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