Gestão de Operações
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Métodos Quantitativos e Gestão |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se nesta disciplina proporcionar uma visão integrada, essencialmente qualitativa, da gestão das operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias geralmente utilizadas. Assim, pretende-se atingir os seguintes objectivos:
- Descrever e explicar os diferentes tipos de organização industrial e de serviços;
- Enumerar e explicar as principais abordagens, métodos e ferramentas no âmbito da gestão de operações (engenharia de produto, processo, produção e logística intra e inter empresarial;
- Definir e especificar requisitos no contexto dos SI e no âmbito da gestão de operações;
- Avaliar e aplicar as soluções e ferramentas informáticas de suporte no âmbito da GO.
Programa
- importância estratégica da gestão de operações; Actividades e âmbito da gestão de operações: empresas industrias e de serviços;
- concepção e desenvolvimento de produto;
- caracterização e organização dos processos e fluxos de produção;
- gestão da qualidade: fundamentos, referenciais e ferramentas;
- principais actividades e metodologias no planeamento, execução e controlo das actividades de produção; Gestão de materiais e MRP.
- Produção em fluxo; Just-in-Time;
- métodos e ferramentas aplicáveis no âmbito da gestão de operações;
- Fundamentos de logística interna e externa;
- Suporte tecnológico à gestão de operações.
Bibliografia Obrigatória
Chase, Richard B.;
Operations management for competitive advantage with global cases. ISBN: 0-07-111552-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Introdução de conceitos por métodos expositivos em aula presencial, acompanhada da referência a exemplos práticos de aplicação, e da resolução de exercícios teórico-práticos exemplificativos dos conceitos apresentados;
2. Estudo de casos práticos reais no âmbito da GO;
3. Realização de trabalho em grupo;
4. Realização de trabalhos regulares individuais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
Trabalhos individuais |
Trabalho escrito |
26,00 |
|
|
Trabalhos grupo |
Trabalho escrito |
60,00 |
|
|
Realização Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
26 |
|
Preparação para o Exame da disciplina |
Estudo autónomo |
9 |
|
|
Total: |
35,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência das aulas da disciplina (normas gerais de avaliação) e obtenção de um mínimo de 40% nas componentes de avaliação individual e de trabalho em grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das seguintes componentes:
- participação do aluno nas aulas: 10%
- trabalhos individuais: 15%
-trabalho de grupo: 40% (20% cada trabalho)
- prova escrita final (35%);
Provas e trabalhos especiais
- Realização de trabalhos individuais ao longo do semestre;
-Realização de dois trabalhos em grupo (2 elementos):
a) análise crítica de um artigos de revista internacional (ou estudo de caso);
b) desenvolvimento de uma solução tecnológica (p.e. baseada em tecnologia excel) que permita apoiar as actividades de produção de uma organização.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com estatuto especial podem optar por frequentar a disciplina como se fossem alunos ordinários, submetendo-se às normas da avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se a:
- um exame escrito que contribuirá com 30% da classificação final;
- um exame oral que contribuirá com os restantes 20% para a classificação final.
- apresentação e discussão de trabalho prático individual (50%)
Melhoria de classificação
-Apenas a componente escrita pode ser objecto de melhoria;
Observações
A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de frequência à disciplina e um mínimo de 40% na prova escrita.