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Sistemas de Informação

Código: EIC0040     Sigla: SINF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas de Informação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~jjpf/SINF/
Página e-learning: http://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 99 Plano de estudos a partir de 2009/10 4 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Preparar os estudantes para compreender o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia e negócio das organizações.

No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de utilizar e desenvolver aplicações que integrem com ERP. Os sistemas de informação empresariais usados na unidade curricular serão: SAP, SAGE X3, Microsoft Dynamics NAV e Primavera.

Programa

1. Estudo de Caso: Case Sudy - Ross, Jeanne W., United Parcel Services: Delivering Packages and E-Commerce Solutions (August 2001). MIT Sloan Working Paper No. 4356-01. Available at SSRN: http://ssrn.com/abstract=305714 or doi:10.2139/ssrn.305714
Qual o papel das TICS no modelo de negócio da UPS?

2. Sistemas de Informação: Organização e Estratégia
Bibliografia: Cap 1, 2 e 3 do MIS e Cap 1 do ERP&B - "Two Scenarios"

3. Estudo de Caso:
"The POSSEN MADE‐TO‐FIT FASHION Case Study" Autor: João José Pinto Ferreira
http://paginas.fe.up.pt/~jjpf/ValueNetworks/
Bibliografia: Allee. Value Network Analysis and value conversion of tangible and intangible assets. Journal of Intellectual Capital (2008) vol. 9 (1) pp. 5-24; Perrey et al. Value propositions: a new conceptualisation for integration. Journal of Enterprise Information Management (2004) vol. 17 (2) pp. 142-163

4. Aplicações Empresariais
Bibliografia: Cap 2, 3, 4 e 5 do ERP&B e Cap 9 do MIS

5. ERP Success Factors
Bibliografia: Jaideep Motwani, Ram Subramanian, Pradeep Gopalakrishna: Critical factors for successful ERP implementation: exploratory findings from four case studies. Computers in Industry 56 (2005) 529-544

Bibliografia Obrigatória

Ken Laudon Jane Laudon; Management Information Systems: Managing the Ditigal Firm, 11/E, Global Edition, Pearson Higher Education, 2010. ISBN: 978-0-13-609368-8
Gary A. Langenwalter; Enterprise Resources Planning and Beyond, Integrating Your Entire Organization, CRC Press 2000, 2000. ISBN: eBook ISBN: 978-1-4200-4906-0 (eBook na FEUP: http://www.crcnetbase.com/doi/book/10.1201/9781420049060)

Bibliografia Complementar

Laudon, Kenneth C.; Management information systems. ISBN: 0-13-153841-1 (Ver: “Management information systems: managing the digital firm”, Student CD-ROM 10th Edition, Multimedia CD-Rom ISBN: 0132234270)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Aprendizagem baseada em projecto de grupo com ERP (TP)
2. Análise dos assuntos abordados nos livros base da disciplina (T)

Software

ERP: SAP, X3, Navision e/ou Primavera

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Classificação mínima de 50% no somatório das várias componentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação é distribuída pelas seguintes 5 componentes:

1. Seminários: COMPTA/SAP (22-set); SAGE (13-out); Primavera + Navision (24-nov); Grupo @work - Business Intelligence & Recursos Humanos (15-dez)

5% : Presença nos seminários (1 de tolerância)

2. Trabalho Prático Realizado em Grupo (Apresentações dia 4 de Janeiro)

40% : Apresentação e Discussão dos trabalhos realizados nas aulas práticas (SAP e SAGE) (20 slides) - 15 mins, na última aula prática de cada turma. Cada grupo deverá ser constituído por 2 elementos.

3. Mini-Testes

15% : Mini-teste teórico 1 (max 1h) (10-nov)
15% : Mini-teste teórico 2 (max 1h) (15-dez)

4. Visita de Estudo

10% : Relatório da visita de estudo (Dia da visita de estudo a combinar. Relatório entregue uma semana depois do dia da visita. O relatório individual não deve ter mais do que 2 páginas A4 [Times New Roman 12]).

5. Os Questionários são realizados nos últimos 10 mins da respectiva aula teórica (início às 10h15)

5% : Questionário SAP (6-out)
5% : Questionário POSSEN Case Study (13-out)
5% : Questionário SAGE (24-nov)

100% : Total

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes deverão fazer um exame e um relatório com a síntese do trabalho realizado com os ERPs. O trabalho deverá ser realizado usando o SAGE R3 e o SAP usando os guiões das aulas práticas.
Classificacao final = exame (35%) + relatório (65%)

Melhoria de classificação

Será possível melhorar as classificações obtidas nos 2 mini-testes individuais através de uma prova que engloba os conceitos abordados nos mesmos, a realizar na época de recurso do primeiro semestre.
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