Sistemas de Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas de Informação |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Preparar os estudantes para compreender o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia e negócio das organizações.
No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de utilizar e desenvolver aplicações que integrem com ERP. Os sistemas de informação empresariais usados na unidade curricular serão: SAP, SAGE X3, Microsoft Dynamics NAV e Primavera.
Programa
1. Estudo de Caso: Case Sudy - Ross, Jeanne W., United Parcel Services: Delivering Packages and E-Commerce Solutions (August 2001). MIT Sloan Working Paper No. 4356-01. Available at SSRN: http://ssrn.com/abstract=305714 or doi:10.2139/ssrn.305714
Qual o papel das TICS no modelo de negócio da UPS?
2. Sistemas de Informação: Organização e Estratégia
Bibliografia: Cap 1, 2 e 3 do MIS e Cap 1 do ERP&B - "Two Scenarios"
3. Estudo de Caso:
"The POSSEN MADE‐TO‐FIT FASHION Case Study" Autor: João José Pinto Ferreira
http://paginas.fe.up.pt/~jjpf/ValueNetworks/
Bibliografia: Allee. Value Network Analysis and value conversion of tangible and intangible assets. Journal of Intellectual Capital (2008) vol. 9 (1) pp. 5-24; Perrey et al. Value propositions: a new conceptualisation for integration. Journal of Enterprise Information Management (2004) vol. 17 (2) pp. 142-163
4. Aplicações Empresariais
Bibliografia: Cap 2, 3, 4 e 5 do ERP&B e Cap 9 do MIS
5. ERP Success Factors
Bibliografia: Jaideep Motwani, Ram Subramanian, Pradeep Gopalakrishna: Critical factors for successful ERP implementation: exploratory findings from four case studies. Computers in Industry 56 (2005) 529-544
Bibliografia Obrigatória
Ken Laudon Jane Laudon; Management Information Systems: Managing the Ditigal Firm, 11/E, Global Edition, Pearson Higher Education, 2010. ISBN: 978-0-13-609368-8
Gary A. Langenwalter; Enterprise Resources Planning and Beyond, Integrating Your Entire Organization, CRC Press 2000, 2000. ISBN: eBook ISBN: 978-1-4200-4906-0 (eBook na FEUP: http://www.crcnetbase.com/doi/book/10.1201/9781420049060)
Bibliografia Complementar
Laudon, Kenneth C.;
Management information systems. ISBN: 0-13-153841-1 (Ver: “Management information systems: managing the digital firm”, Student CD-ROM 10th Edition, Multimedia CD-Rom ISBN: 0132234270)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Aprendizagem baseada em projecto de grupo com ERP (TP)
2. Análise dos assuntos abordados nos livros base da disciplina (T)
Software
ERP: SAP, X3, Navision e/ou Primavera
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Classificação mínima de 50% no somatório das várias componentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação é distribuída pelas seguintes 5 componentes:
1. Seminários: COMPTA/SAP (22-set); SAGE (13-out); Primavera + Navision (24-nov); Grupo @work - Business Intelligence & Recursos Humanos (15-dez)
5% : Presença nos seminários (1 de tolerância)
2. Trabalho Prático Realizado em Grupo (Apresentações dia 4 de Janeiro)
40% : Apresentação e Discussão dos trabalhos realizados nas aulas práticas (SAP e SAGE) (20 slides) - 15 mins, na última aula prática de cada turma. Cada grupo deverá ser constituído por 2 elementos.
3. Mini-Testes
15% : Mini-teste teórico 1 (max 1h) (10-nov)
15% : Mini-teste teórico 2 (max 1h) (15-dez)
4. Visita de Estudo
10% : Relatório da visita de estudo (Dia da visita de estudo a combinar. Relatório entregue uma semana depois do dia da visita. O relatório individual não deve ter mais do que 2 páginas A4 [Times New Roman 12]).
5. Os Questionários são realizados nos últimos 10 mins da respectiva aula teórica (início às 10h15)
5% : Questionário SAP (6-out)
5% : Questionário POSSEN Case Study (13-out)
5% : Questionário SAGE (24-nov)
100% : Total
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes deverão fazer um exame e um relatório com a síntese do trabalho realizado com os ERPs. O trabalho deverá ser realizado usando o SAGE R3 e o SAP usando os guiões das aulas práticas.
Classificacao final = exame (35%) + relatório (65%)
Melhoria de classificação
Será possível melhorar as classificações obtidas nos 2 mini-testes individuais através de uma prova que engloba os conceitos abordados nos mesmos, a realizar na época de recurso do primeiro semestre.