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Laboratório de Engenharia de Software

Código: EIC0035     Sigla: LESO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia de Software

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~aaguiar/leso/
Unidade Responsável: Secção de Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEIC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 7 7 -
MIEIC 108 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 7 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aplicação dos conhecimentos anteriormente adquiridos pelos alunos em disciplinas nas áreas de Engenharia de Software, Bases de Dados, Interfaces Gráficas, Sistemas Operativos, Linguagens de Programação e Inteligência Artificial.
Aplicação dum processo de Engenharia de Software ao desenvolvimento completo de uma aplicação abrangendo a especificação de requisitos, desenho de software, implementação, integração, teste e documentação.
Dotar os participantes com conhecimentos e experiência prática sobre as práticas de desenvolvimento ágil de software: planeamento de iterações, testes unitários, refactoring, pattern-based design, autoria colectiva de código, programação em pares, integração contínua.
Utilização de ferramentas de desenvolvimento de software adequadas à metodologia em uso e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida.
Utilização de APIs de grande escala contendo pacotes de classes, introduzir a computação baseada em componentes e problemas relacionados com a integração aplicacional.
Análise das variantes mais conhecidas de processos ágeis.
Apreensão dos conhecimentos primordialmente através da sua aplicação prática num caso de estudo real a desenvolver ao longo do semestre.
Os participantes aprenderão a trabalhar em equipa, a integrar outros intervenientes do projecto em decisões de desenho e planeamento, e a delegar, negociar e rever estas decisões em grupo.

Programa

Levantamento de requisitos, desenho, implementação, integração, teste, documentação e apresentação de uma aplicação.
Desenvolvimento de aplicações multi-camada baseadas em componentes de software.
Aplicação de processos de desenvolvimento de software, incluindo metodologias de planeamento de projecto.
Aprofundamento de conhecimentos e aplicação da linguagem de modelação orientada por objectos UML - "Unified Modeling Language".

Introdução às Metodologias Ágeis: valores e principios fundamentais.

Utilização das principais práticas das metodologias ágeis: : “Planning Game”, “Small Releases”, “Acceptance tests”, “Unit-tests”, “Test-first programming”, “Simple Design”, “Refactoring”, “Design patterns”.
Exemplos de Metodologias Ágeis: XP, Scrum, FDD.
Utilização de ferramentas e de ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs).
Utilização de APIs de larga escala.
Utilização de ferramentas de modelação.
Utilização de ferramentas de teste.
Utilização de ferramentas de controlo de versões e configurações.
Utilização de ferramentas de documentação de software colaborativas.

Bibliografia Obrigatória

Silva, Alberto Manuel Rodrigues da; UML, metodologias e ferramentas CASE. ISBN: 972-8426-36-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas para a exposição dos processos de desenvolvimento de software e das ferramentas e tecnologias usadas.
As aulas de laboratório serão usadas para o acompanhamento e desenvolvimento do projecto, através do uso dos sistemas, linguagens e ferramentas escolhidos para a implementação da aplicação.
O projecto é organizado nas seguintes fases:
I - Fase de levantamento e especificação inicial de requisitos, de 17/9 a 12/10 (4 semanas de aulas), resultando na entrega dos seguintes artefactos:
-- "Relatório de Especificação de Requisitos";
-- "Protótipo da Interface com o Utilizador";
-- "Plano de Testes de Aceitação", com a definição dos testes de aceitação;
II - Fase de projecto de alto nível (ou projecto de arquitectura), de 15/10 a 2/11 (3 semanas de aulas), resultando na entrega dos seguintes artefactos:
-- "Relatório de Projecto de Alto Nível";
-- "Protótipo Vertical", implementando uma parte da aplicação para validar a arquitectura.
III - Fase de projecto detalhado, implementação, testes integração e documentação, de 5/11 a 20/12 (7 semanas de aulas), resultando na entrega dos seguintes artefactos:
-- código fonte e executável do produto integrado;
-- código de testes unitários;
-- "Pacote de Instalação do Produto" (integrado), com o respectivo código executável;
-- "Pacote de Manutenção do Produto" (integrado), com o respectivo código fonte;
-- "Relatório de Testes de Aceitação", com os resultados da execução dos testes de aceitação;
-- "Manual do Utilizador";
-- "Documentação Técnica da Implementação";
-- versões actualizadas da documentação produzida nas fases anteriores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Levantamento e especificação de requisitos (componente extra-aulas) Trabalho escrito 15,00 2007-10-12
Projecto de alto nível (componente extra-aulas) Trabalho escrito 15,00 2007-11-02
Apresentação e discussão do projecto Trabalho escrito 10,00 2008-01-04
Projecto detalhado, implementação, teste, integração e documentação (compnente extra-aulas) Trabalho escrito 30,00 2007-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Trabalho individual Estudo autónomo 50
Total: 50,00

Obtenção de frequência

É exigida uma nota mínima de 40% a qualquer dos 6 itens de avaliação discriminados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação é baseada nos seguintes items:
- resultados da fase I - peso 15%;
- resultados da fase II - peso 15%;
- resultados das fases III - peso 45%, dos quais 10% estão reservados para os aspectos de integração com outros módulos ou produtos;
- avaliação contínua do sítio web - 5%;
- avaliação contínua do desempenho invididual - 10%
-2 questões teóricas para desenvolvimento individual, até 1 página A4, e avaliação qualitativa “Satisfaz/Não satisfaz” - 10%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos de regimes especiais (incluindo trabalhadores-estudantes e militares) são abrangidos pelos mesmos métodos de avaliação.

Melhoria de classificação

Melhorias de classificação envolverão um trabalho adicional, contendo todas as parcelas atrás referidas, e uma prova oral adicional; melhorias de classificação pedidas no ano lectivo seguinte envolverão a realização de todos os trabalhos previstos para os alunos desse ano lectivo.
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