Gestão das Organizações e da Prevenção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2007/2008 - 1T
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Identificar as principais características e contingências associadas à gestão das organizações;
• Conhecer os papéis de um gestor e situá-los face aos desafios actuais e às práticas da gestão;
• Desenvolver competências no âmbito do trabalho em equipa;
• Definir os principais modelos organizativos da Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho;
• Dar a conhecer o enquadramento normativo dos Sist. de Gestão da Seg. e Saúde do Trabalho.
Programa
• A gestão e o papel do gestor. Conceito de gestão. As funções e os papéis do gestor, As capacidades do gestor;
• Teorias das organizações: Modelo clássico e Taylorismo; Perspectiva Comportamental, Teoria dos sistemas, Teoria contingências;
• Processo de gestão: Planeamento, Organização, Liderança e Controlo,
• Planeamento: Definição da Missão e objectivos; Gestão por objectivos, Gestão estratégica,
• Estruturas organizacionais: Factores de influência no desenho de estruturas organizacionais. Tipos de estruturas organizacionais,
• Motivação: A natureza da motivação, Teorias da Motivação, A pirâmide de Maslow e os Factores higiénicos de Herzberg; Teorias cognitivas da motivação;
• Liderança: Capacidades do líder. Papéis do líder. Estilos de liderança. Teorias da liderança.
• Gestão de equipas: Tipos de grupos. Funcionamento dos grupos; Características dos grupos de trabalho, Fases de desenvolvimento dos grupos; Gestão de conflitos,
• Controlo: O controlo e a seu papel na gestão das organizações, Desenvolvimento de Sistemas de controlo de gestão,
• Gestão da mudança: A natureza da gestão da mudança, O processo da gestão da mudança. Elementos chave da gestão da mudança nas organizações,
• Organização das actividades de segurança, higiene e saúde do trabalho;
• Sistemas de gestão da segurança, higiene e saúde do trabalho;
• Auditorias de segurança;
• Legislação e normalização aplicáveis.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
75% de presenças nas aulas
90% para obtenção do CAP