Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC5182

Projecto em Construções Civis

Código: EC5182     Sigla: PCC

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Instituição Responsável: Faculdade de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 29 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 7 7 -
MIEC 34 Plano de estudos de transição para 2006/07 5 - 7 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver aptidões técnico-profissionais colocando os alunos perante uma hipotética situação de exercício real da profissão de projectista na área da construção de edifícios.

Programa

Existem 8 propostas de abordagem distintas:
1 - PROJECTO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS (Resp.: Prof. Hipólito de Sousa. Nº máx. al.: 8) Objectivos: Conceber, dimensionar e detalhar uma diferente solução tipo de fachada, referindo-se como exemplo parede dupla revestida com isolamento térmico na caixa de ar, idem em tijolo à vista, parede simples com elementos de isolamento repartido, fachada ventilada com revestimento a placagem de pedra, etc. Criar-se-ão tantas situações quantos os alunos até ao número máximo de alunos referido. Para essas diferentes soluções tipo será necessário desenvolver pormenorizadamente e de forma suportada a zona corrente e um conjunto de zonas singulares como arranque junto ao pavimento térreo, zona da laje, platibanda, beiral, fixação de caixilharia, ocultação nocturna interior, ocultação nocturna exterior, etc. Todos os alunos terão que detalhar as mesmas soluções para os diferentes sistemas.
2 - GESTÃO DE PROJECTOS (Resp.: Profª. Irene C. Fernandes. Nº máx. al.: 8) Para um projecto de grande dimensão serão efectuados trabalhos (grupos de)que incidem fundamentalmente sobre os seguintes aspectos:
a) Concepção;b) Medições;c) Estimativa orçamental; d) Estratégia de execução da obra;
e) Programa de trabalhos;f) Organização do estaleiro;
g) Caderno de encargos.
Trabalho em grupo de 2 a 3 alunos.
3 - PROJECTO PARCIAL DE UM EDIFÍCIO (Resp.: Prof. João Porto. Nº máx. de al.: 16) Os temas são livremente escolhidos pelos alunos (sem prejuízo de eventuais sugestões do professor), dentre as partes, especialidades ou sistemas do edifício (por ex.: cobertura, paredes, pavimentos, janelas, comportamento térmico ou acústico, segurança contra incêndio, redes de água ou de esgotos, etc.). Trabalho individual ou em grupo (até 4 alunos).
O relatório integrará:
a) Memória descritiva e justificativa; b) Peças desenhadas; c) Mapa de trabalhos e quantidades;d) Estimativa orçamental; e) Caderno de encargos.
4 - PROJECTO DE ESTRUTURAS DE UM EDIFÍCIO (Resp.: Prof. Jorge C. Fernandes. Nº máx. de al.: 12)
Relativamente a um edifício corrente de habitação:
a) Escolha do tipo de estrutura; b) Pré-dimensionamento dos principais elementos estruturais; c) Modelização da estrutura com vista ao cálculo automático; d) Caracterização e definição das principais acções; e) Cálculo da estrutura;
f) Elaboração das peças desenhadas do proj. estrutural. Trabalho em grupo de 2 alunos.
5 - PROJECTO DE REABILITAÇÃO DE UM EDIFÍCIO (Resp.: Profª. Helena Corvacho. Nº máx de al.: 10)
A – Relatório de diagnóstico (em grupo): Caracterização breve do edifício em estudo; Diagnóstico das patologias construtivas existentes (Manifestações patológicas observadas; Identificação de possíveis causas); Definição de uma estratégia e metodologia para os trabalhos de reabilitação;
B – Projecto de reabilitação de uma parte do edifício (a apresentar individualmente, por cada um dos alunos).
Trabalho em grupo de 2 a 3 alunos.
6 - PROJECTO DE CONDICIONAMENTO ACÚSTICO DE EDIFÍCIOS (Resp.: Prof. R. Calejo. Nº máx. de al.: 12)
Projecto de condicionamento acústico de um edifício misto de habitação e comércio em fase de licenciamento municipal. Fases do programa:
a) Conceitos sobre elaboração de projectos; b) Conceitos básicos de AE(em coordenação com a disciplina de AEA); c) Legislação aplicável e outros termos de referência para elaboração de proj. (o mesmo que em b);d) Estudo do proj. com identificação de zonas tipo de intervenção; e) Estudo “de campo” com caracterização ruidosa exterior e identificação de ocupação sensível na envolvente; f) Desenvolvimento de soluções construtivas e integração na solução arquitectónica; g) Dimensionamento e Especificação de soluções tipo;
h) Condições Técnicas;i) Peças desenhadas; j) Memória Descritiva e Justificativa; k) Estimativa orçamental ; l) Revisão de proj. e elaboração de processo de licenciamento. - ver ainda observações mais temas.

Bibliografia Obrigatória

Guia Técnico de Reabilitação Habitacional, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Depois de uma exposição de metodologias por parte dos docentes, o projecto será realizado com alguma autonomia, funcionando o professor como orientador. Cada trabalho é objecto de uma apresentação à turma e debatido por esta.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Nota final maior ou igual a 9,5 valores em 20,0.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final resulta da classificação atribuída ao projecto e à sua apresentação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de um projecto a combinar com um dos docentes, em época especial.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação passa pela realização de um projecto complementar ou pelo aprofundamento e melhoria do projecto original.

Observações

7- PROJECTO DE REABILITAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE MADEIRA DE UM EDIFÍCIO ANTIGO (Resp.: Prof. José Amorim Faria. Nº máx de al.: 8)
Realização de um projecto de reabilitação das coberturas e soalhos de um edifício antigo ou de uma estrutura existente em madeira com anomalias incluindo:Caracterização breve do edifício ou estrutura em estudo; Inspecção, Diagnóstico das anomalias e identificação das possíveis causas; Definição da metodologia de intervenção; projecto incluindo cálculos, memórias, desenhos, especificações técnicas e medições
Trabalho em grupo de 2 alunos.
8 - PROJECTO EM CONSTRUÇÕES CIVIS - (Resp.: Prof. Jorge Moreira da Costa) Temas:
1. Desenvolver o modelo conceptual e o Manual de Procedimentos para validação das informações introduzidas pelas empresas na plataforma de
benchmarking icBench.
2. Partindo de um Mapa de Acabamentos real destinado à construção de um edifício habitacional, elaborar uma matriz de comparação de alternativas a materiais e equipamentos que permita avaliar as gamas de custos vs. desempenhos possíveis de especificar e a sua influência no custo da obra.
3. Com base num Projecto de Arquitectura a fornecer, elaborar os Anteprojectos de Estrutura para uma moradia unifamiliar de 2 pisos, em (i) estrutura reticulada tradicional e (ii) alvenaria resistente, comparando os custos correspondentes.
Trabalho em grupo de 2 alunos


...............................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 9 horas


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 08:50:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias