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Centrais e Subestações

Código: EEC0108     Sigla: CSUB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6 6 63 160
MIEEC 76 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 5º ano 4 - 6 63 160
Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 4 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 3º ano 4 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 5º ano 4 - 6 63 160
Plano para alunos que em 2006 estiveram no 4º ano 4 - 6 63 160
Plano para bachareis que em 06 estiveram no 4º ano 4 - 6 63 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Explicar os processos e sistemas de conversão e transformação de energia (centrais convencionais e subestações) e compreender os regimes de exploração do sistema produtor.
Domínio das bases de cálculo e projecto dos elementos e sub-sistemas principais de centrais e subestações.
Domínio das técnicas de avaliação da fiabilidade e da qualidade de serviço em centrais e subestações, bem como da análise de fiabilidade associada a equipamentos de reserva.

Programa

Fontes de energia naturais, centrais eléctricas convencionais (térmicas e hídricas).
Esquemas eléctricos, protecções, terras, etc.
Subestações: constituição genérica e esquemas eléctricos. Postos de transformação.
Dimensionamento de barramentos segundo a Norma IEC 865-1-2
Indicadores de Qualidade de Serviço no sistema produtor.
Fiabilidade de centrais e subestações e dos seus serviços auxiliares. Conceitos e técnicas gerais. Componentes reparáveis e não reparáveis. Índices de fiabilidade básicos. Processos de Markov e técnicas de frequência e duração. Análise custo-benefício relativa a equipamentos de reserva. Métodos de redução do sistema e da detecção dos modos de avaria. Método dos cortes mínimos. Consideração de avarias activas, encravamentos, componentes em stand-by (método dos cortes mínimos).

Bibliografia Obrigatória

J. Luís Pereira da Silva; Método dos Cortes Mínimos -Edição Revista, 2005 (Extraída de "Fiabilidade em Sistemas Eléctricos de Energia" . M. Ferreira de Oliveira, J. Borges Gouveia, J. Pereira da Silva, 1980)
F. Maciel Barbosa; Introdução à Fiabilidade de Sistemas Eléctricos de Energia, 1983
Billinton, Roy; Reliabilitaty evaluation of power systems. ISBN: 0-306-45259-6
Billinton, Roy; Reliability evaluation of engineering systems. ISBN: 0-273-08484-4
Centrales Eléctricas, Ediciones CEAC
Estaciones de transformación y distribution. Protección de sistemas eléctricos, Ediciones CEAC

Bibliografia Complementar

ABB; Switchgear Manual, ABB Calor Emag Schaltanlagen AG, 1995. ISBN: 3-464-48234-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição, com apoio de transparências. Aulas teórico-práticas para discussão de casos de estudo, resolução de problemas e acompanhamento dos trabalhos da avaliação distribuída.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 50,00
Exame Exame 2,50
Trabalhos e elaboração de relatórios Trabalho escrito 40,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Orientado Estudo autónomo 10,5
Estudo individual Estudo autónomo 57
Total: 67,50

Obtenção de frequência

Cumprimento das regras de assiduidade em vigor.
Conclusão dos trabalhos da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 14 valores; Trabalhos de avaliação distribuída - (3+3) valores.
Mínimo de 40% em cada parcial (exame e trabalhos)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estas situações não dispensam a realização dos trabalhos da disciplina. Estes têm que ser realizados no mesmo prazo que for fixado para os alunos ordinários. A forma de avaliação é portanto a mesma para todos os alunos.

Melhoria de classificação

Exame.
(A nota dos trabalhos valerá para todo o ano lectivo e estes não poderão ser substituídos por outro tipo de provas)
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