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Regimes Transitórios do SEE

Código: EEC0106     Sigla: RTSEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~fmb/RTSEE
Unidade Responsável: Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 91 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 4 - 6 63 162
Plano de estudos oficial 4 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1- Aquisição e demonstração de conhecimento avançado dos fenómenos transitórios e do comportamento dinâmico de equipamentos e sistemas eléctricos.
2- Aquisição e demonstração de conhecimento das metodologias para a resolução dos principais problemas associados aos fenómenos transitórios em sistemas eléctricos.
3- Aquisição e demonstração de conhecimento dos métodos de resolução adequados dos problemas postos pelos fenómenos transitórios em SEE.
(Competências CDIO- Conceiving — Designing — Implementing — Operating-1.3,2.1,2.3,3.3 e 4.3)

Programa

Estabilidade de um sistema eléctrico. Princípios de estabilidade dinâmica. Sistemas com máquinas síncronas. Métodos numéricos de resolução das equações do movimento. Análise da estabilidade de um Sistema Eléctrico com n máquinas. Controlo de frequência e tensão. Controlo em tempo real. Análise de estabilidade de tensão. Sobretensões de manobra. Tensão transitória de restabelecimento. Análise de situações específicas

Bibliografia Obrigatória

Kundur, Prabha; Power system stability and control. ISBN: 0-07-035958-X
F. Maciel Barbosa; Regimes Transitórios em Sistemas Eléctricos, FEUP
Arrillaga, J.; Computer Analysis of Power Systems. ISBN: 0-471-92760-0
Sauer, W. Peter; Power system dynamics and stability. ISBN: 0-13-678830-0
Greenwood, Allan; Electrical Transients in Power Systems. ISBN: 0-471-62058-0
Saadat, Hadi; Power system analysis. ISBN: 0-07-116758-7
F. Maciel Barbosa; Estabilidade em Sistemas Eléctricos de Energia, FEUP, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são ministradas com apoio de slides, existindo publicados apontamentos que cobrem a globalidade da disciplina.
Nas aulas práticas são resolvidos e discutidos alguns problemas que foram previamente entregues aos alunos. É realizado o estudo da estabilidade de uma rede de pequena dimensão com recurso a meios informáticos. Será realizada uma visita ao Laboratório de Aparelhagem para observação de fenómenos transitórios em osciloscópios digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Realização do trabalho e elaboração do relatório Trabalho escrito 42,00 2010-12-01
Exame Exame 3,00
Estudo individual Exame 51,00 2011-02-11
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo orientado Estudo autónomo 10 2010-12-17
Total: 10,00

Obtenção de frequência

Cumprimento das regras de assiduidade em vigor.
Conclusão do trabalho de avaliação distribuida.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será constituída por duas componentes:
1) Realização de um trabalho (TP) sobre um problema de estabilidade, para ser resolvido utilizando o MatLab, Visual Basic ou Excel, do qual deverá ser entregue relatório e programa em formato digital, até ao dia 1 de Dezembro (4 valores).
2) Exame final (EF) com uma parte teórica (12 valores ) e uma parte prática (4 valores).
Exame Final EF - 16 valores
Trabalho de avaliação distribuída TP - 4 valores.
Mínimo de 40% em cada avaliação parcial (exame e trabalhos)
A componente EF permite avaliar as competências CDIO - 1.3,2.1, 2.3,3.3 e 4.3
A componente TP permite avaliar as competências CDIO - 2.3 e 4.3

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Igual às dos alunos "normais". Estas situações não dispensam a realização do trabalho computacional. O trabalho tem que ser realizado no mesmo prazo que para os alunos "normais".

Melhoria de classificação

Exame final (teórica e prática). A classificação da componente de avaliação distribuida é válida para todas as épocas de exame do ano lectivo.

Observações

Os alunos com frequência de anos anteriores e que tenham realizado o trabalho computacional, podem solicitar ao regente que esse trabalho lhes seja considerado.
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